10 estratégias de opções para lucrar mais e diminuir riscos

Ter estratégias de opções bem fundamentadas é primordial para você obter lucros satisfatórios.

Isso porque, boas estratégias possibilitam que você saiba qual é a melhor hora para entrar em cada operação, com base na movimentação no mercado.

E a boa notícia é que existem alguns modelos de investimento em opções eficazes, que podem ser aplicados por qualquer investidor.

Eles podem funcionar tanto como um seguro de carteira quanto como uma diversificação de investimentos, por exemplo.

Ficou interessado? Então continue lendo e confira a nossa lista com 10 estratégias de opções para você aplicar em suas operações.

10 estratégias de opções

Antes de apresentarmos as estratégias, vamos explicar o significado de algumas letras e códigos que você verá ao longo do texto.

  • C e P: opções de compra e de venda, respectivamente;
  • S: ativo-objeto, como a ação preferencial da Petrobras (PETR4), por exemplo, que tem opções muito líquidas;
  • C1 e C2: ações de compra onde o preço de exercício K1 é maior que o preço de exercício K2 (para estratégias que tenham duas opções do mesmo tipo, com diferentes preços de exercícios);
  • Sinais positivo (+) e negativo (-): posições compradas e vendidas, respectivamente.

Para simplificar, apresentaremos somente estratégias que possuam opções com o mesmo vencimento e sejam de compra. Isso porque elas têm maior liquidez em comparação às opções de venda.

Além disso, vale destacar que qualquer estratégia com um tipo de opção pode ser replicada de forma exata com outro tipo

Vamos lá?

1. Venda coberta [+S -C]

A primeira estratégia da nossa lista consiste em uma posição comprada no ativo, e na mesma posição vendida em opção de compra com o valor de exercício relativamente elevado para o prazo estabelecido.

Ela é interessante principalmente para investidores que possuem uma determinada ação, e não têm a intenção de vendê-la no curto prazo.

Isso porque, ao lançar (vender) a opção, o investidor garante o prêmio e, consequentemente, rentabiliza sua carteira de investimento.

O pior cenário para a estratégia seria o preço do ativo subir além do valor de exercício acrescido ao prêmio recebido pela opção vendida.

Entretanto, ainda assim, o investidor teria garantido um bom retorno com a alta da ação e o prêmio recebido pela opção lançada.

>>> Leia o artigo Venda coberta de opções: como fazer e estratégias [Call e Put] e saiba mais sobre essa estratégia.

2. Straddle [+P +C]

Conhecida como straddle, essa carteira se refere à compra de uma opção de compra e outra de venda — as duas com o mesmo valor de exercício.

Nessa estratégia, o investidor aposta na forte subida ou na forte descida do ativo-objeto.

Em resumo, quanto mais longe o ativo-objeto estiver do valor de exercício das opções, mais alto será o ganho no vencimento.

Obviamente, caso o vencimento do ativo-objeto encerrar perto a K, a estratégia acumulará prejuízos que podem atingir a quantia total investida.

Vale ressaltar que requer um investimento inicial, porém o potencial de ganho é maior.

3. Hedge [+S +P]

Essa é uma das estratégias de opções que protege a carteira, pois garante um limite mínimo de preço no vencimento da opção, igual ao seu valor de exercício.

Mas, é claro, não existe almoço grátis, e essa proteção possui um custo: é necessário pagar o prêmio da put.

Quanto mais alto for o nível de proteção, mais caro será o valor de exercício e, consequentemente, maior será o preço do seguro.

4. Estratégia de renda fixa [+S +P -C]

Gerada a partir da relação de put-call-parity, essa carteira representa uma estratégia de renda fixa, com valor atualmente conhecido.

Isto é, no vencimento das opções, o valor sempre será o mesmo da quantia de exercício.

Se o preço do ativo S for menor que o preço do ativo K, o investidor vai exercer a posição comprada na put, além de garantir o mesmo valor total de K.

Entretanto, caso o preço do ativo S for maior que o preço do ativo K, o investidor será exercido e terá a obrigação a entregar o sobrepreço do ativo em relação a K. 

Essa é uma das estratégias de opções que favorece, em algumas situações, uma taxa de juros superior ao CDI.

5. Estratégia de baixa [-C1 +C2]

A estratégia de baixa é aquela que lucra com a queda do valor do ativo-objeto até a data de vencimento.

Como a opção vendida é mais cara que a comprada, você recebe uma quantia inicial que corresponde à diferença dos prêmios na hora que a carteira foi montada.

Caso o ativo-objeto esteja valendo K1 ou menos no vencimento, as opções não terão valor e, consequentemente, você não terá que pagar nada.

Com isso, todo o montante que você recebeu no início será seu lucro com essa estratégia. No entanto, se o ativo-objeto estiver valendo mais ou o mesmo K2, você terá um grande prejuízo.

6. Box de quatro pontas [+C1 – P1 +P2 -C2]

A carteira Box de quatro pontas é mais uma alternativa de estratégia prefixada com opções. Seu valor no vencimento sempre será igual à diferença de K2 e K1.

Em algumas situações, essa estratégia favorece uma taxa de juros superior ao CDI, e diversos grandes fundos se beneficiam disso para terem um desempenho acima do CDI com riscos quase inexistentes.

7. Borboleta [+C1 -2C2 +C3]

A carteira borboleta aposta que, no vencimento das opções, o ativo-objeto estará girando em torno de K2.

Isto é, essa estratégia espera um retorno financeiro tanto maior no vencimento quanto mais próximo que o valor do ativo-objeto estiver de K2.

Nesse caso, se o ativo-objeto subir (acima de K3) ou descer (abaixo de K1) no vencimento, todo o valor investido na montagem da carteira será perdido, representando uma perda total.

8. Estratégia de alta [+C1 -C2]

A estratégia de alta que aposta na subida do preço do ativo-objeto.

Para isso, é preciso comprar uma opção de compra com valor de exercício mais baixo (K1) e vender a opção de compra por um valor de exercício mais alto (K2).

Logo, é necessário investir dinheiro, visto que a opção comprada custa mais do que a opção vendida.

No vencimento, é necessário torcer para que o valor do ativo-objeto seja igual ou maior que a K2, assim, você recebe a diferença entre K2 e K1, que resulta em uma quantia significativamente maior do que o capital investido inicialmente. 

Se os preços do ativo-objeto acabar entre os dois valores de exercício, você receberá a diferença entre essa quantia e K1.

O cenário mais prejudicial para essa estratégia seria o valor do ativo-objeto ser encerrado abaixo de K1.

Isso porque, nesse caso o capital investido de início seria 100% perdido, visto que as duas opções não teriam valor algum.

9. Strangle [+ P1 + C2]

A strangle, assim como a stranddle, é uma das estratégias de opções que se refere à compra de uma opção de compra e outra de venda — as duas com o mesmo valor de exercício.

A diferença entre elas é que, na strangle, o valor do exercício da opção de compra é superior ao valor do exercício da opção de venda.

Ela requer um investimento menor no momento da montagem, pois compra uma put com menor preço de exercício e/ou uma call com maior preço de exercício.

Porém, mais uma vez, não existe almoço grátis. Em contrapartida, os lucros são mais escassos, ficando no máximo abaixo de K1 ou acima de K2.

Vale ressaltar que, caso o ativo-objeto feche no vencimento entre esses dois valores de exercício, a estratégia culminará em perda total da quantia investida para a compra das opções.

10. Estratégia de curto prazo [-C1 +2C2 -C3]

A última estratégia da nossa lista é de curto prazo. Nela, o investidor aposta que o ativo-objeto estará acima de K3 ou abaixou de K1 no vencimento das opções.

Trata-se de uma estratégia interessante para eventos binários de curto prazo, como por eleições disputadas por duas vertentes distintas, com grandes chances de sucesso.

Embora exista incerteza sobre o ativo-objeto cair ou subir, é certo que o preço será grandemente impactado por esse evento. 

Agora que você já conhece 10 estratégias de opções para aumentar os lucros e diminuir os riscos, é hora de compreender mais sobre esse mercado.

O curso Como começar a lucrar com Opções, da escola da XP Inc., é uma ótima alternativa para iniciar sua jornada neste mercado.

Portanto, aproveite essa oportunidade. Clique no banner e garanta sua vaga agora mesmo!

Campanha de um curso online sobre "In The Money: Como começar a lucrar com Opções" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img