ETF: o que é, como funciona e qual tipo de índice negociar

O ETF é uma ótima opção para quem deseja ter uma carteira de investimentos diversificada, pois pode ser de renda fixa ou variável

Saber o que é ETF pode ajudar você a escolher um investimento com bom potencial de retorno. Essa é a proposta desse fundo de investimento que, embora tenha o nome complicado, é de fácil entendimento. 

O ETF funciona de modo semelhante aos fundos de ações, o que difere é que este tipo de aplicação é realizado diretamente na B3, bolsa  oficial do Brasil, por meio de um home broker, sistema que permite a negociação de ações e outros ativos financeiros por meio da internet.

Ficou curioso? Ao longo deste artigo vamos explicar como funciona ETF e se vale a pena para o seu perfil de investidor. 

O que é um ETF?

Em tradução livre, ETF (Exchange Traded Funds) significa Fundos Negociados em Bolsa, ou seja, um fundo de investimento que aplica seus recursos em várias ações negociadas na bolsa de valores.

A diferença entre investir em uma ação específica de uma companhia e em um ETF é o modelo de administração.

Para ficar mais claro, vamos supor que você comprou ações da Petrobras e deseja negociá-las. Você então tem o direito de administrar o investimento como preferir, acompanhando sozinho o resultado e escolhendo os melhores momentos para vendê-las.

Com o ETF a situação é um pouco diferente, uma vez que você segue o desempenho das ações por meio de um índice de referência (como o Ibovespa, por exemplo), mas não pode escolher o futuro delas, pois nesse modelo a responsabilidade fica por conta de um gestor especializado.

Para investir no fundo, cada pessoa adquire uma cota de participação cujo valor varia conforme o produto. Ou seja,o investidor paga por essa cota de um fundo administrado por um gestor. 

Então, como funciona um ETF?

Um índice é composto por ações de diversas empresas e refletem o desempenho do mercado. O índice Bovespa, por exemplo, é uma carteira composta por ações negociadas no Brasil, servindo como um parâmetro do mercado.

Assim, quando o índice se valoriza, o mercado financeiro aquece; por outro lado, quando o índice tem uma desvalorização, o mercado não sai como o esperado.

Nesse sentido, existem alguns tipos de índices comportamentais. O IDIV (Índice Dividendos BM&F Bovespa)), por exemplo, concentra ações com histórico invejável de pagamento de dividendos. O IMOB (Índice Imobiliário) é outro modelo, porém, focado em ações negociadas no setor imobiliário.

Vale ressaltar que os ETFs surgiram para facilitar o investimento desse conjunto de ações. Digamos que você queira investir em empresas de índice Bovespa. Neste caso, é possível entrar no site e adquirir as dezenas de papéis que compõem o índice, no entanto, essa aplicação gera trabalho e pode ter custo elevado.

Logo, os ETFS simplificam essa operação devido ao contato com um gestor especializado. Este, por sinal, irá adquirir as ações que fazem parte do índice e negociará as cotas de fundo. Caso o investidor deseje aplicar em todas as ações do Ibovespa, então ele comprará as cotas de um ETF composto pelas mesmas empresas do índice.

Isso representa mais tranquilidade e agilidade na hora de investir em um índice. 

Como investir em ETF? 

Se você acha que o ETF combina com seus objetivos, deve abrir conta em uma corretora de valores. Na sequência, você irá acessar o home broker, pesquisar pelo ETF desejado e escolher a quantidade de cotas. Por fim, coloque o seu valor de compra. 

Na XP Investimentos, por exemplo, você tem a vantagem de criar uma conta, pois nosso passo a passo é fácil, além de que a nossa plataforma permite que você aproveite as oportunidades em poucos minutos.

Curiosidades

  • Durante a compra, o fundo será colocado sob custódia assim que o preço for atingido;
  • As ETF’s são negociadas de 10 em 10 cotas;
  • Em algumas corretoras, o custo cobrado é o de emolumentos e a taxa de liquidação

Quais são os tipos de ETFs?

A negociação em fundos de índice pode ser de renda fixa e renda variável. Veja a diferença:

ETFs de renda variável

Conhecidos como ETFs de ações, são compostos por ações que representam um índice reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários.

BOVA11

Um dos mais conhecidos ETFs brasileiros, o BOVA11 acompanha o Ibovespa, principal índice da Bolsa, representando 80% do volume negociado.

ETFs de renda fixa

Esses são ETFs de rentabilidade de índices de renda fixa compostas por títulos públicos ou privados. 

mulher investindo em etf
Para investir em ETF, você precisa seguir o desempenho das ações por meio de um índice de referência.

Quais são as características de um ETF?

Os ETFs têm diversos benefícios que atraem novos investidores a cada dia. Vejamos quais são:

Diversificação

O ETF é uma ótima opção para quem deseja ter uma carteira de investimentos diversificada. Por não ser uma aplicação comum, é possível adicionar à carteira vários tipos de aplicações. 

Baixo custo

Investir em ETF é vantajoso porque as taxas são menores comparadas a um investimento em ações individualmente. Logo, você pode escolher o ETF de sua preferência, investindo em um grupo de ativos uma única vez.

Transparência

Embora seja administrado por um gestor, todas as informações são apresentadas ao investidor, permitindo o acompanhamento e análise de cada rendimento.

Liquidez

Devido às negociações ocorridas nos pregões da B3, os ETFs facilitam a compra e venda de cotas. A liquidez, neste caso, é bastante favorável. Para fundos de renda variável, o prazo é de dois dias a partir da negociação, já em renda fixa, é de apenas um dia.

Praticidade

O ETF permite investir em um grupo de ativos de uma só vez em vez de escolher cada ação separadamente. 

Qual é o custo do investimento em ETFs?

Investir em ETF não significa que você precise ter muito dinheiro em caixa, pelo contrário, pois hoje é possível negociar apenas uma cota, o que antes o limite inicial era de 10.

No entanto, é importante ficar atento às taxas de ETFs. Elas são três, confira:

  • Taxa de administração: varia de acordo com a corretora e o índice de referência. O lado positivo é que ela costumar ter um custo inferior comparado aos fundos tradicionais;
  • Taxa de corretagem: depende da corretora. Algumas não cobram a operação, enquanto outras exigem o pagamento referente à intermediação das negociações;
  • Taxa de emolumentos: taxas cobradas pela B3 e pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia quando uma operação é realizada.

ETF paga dividendos?

Semelhantes às ações e aos contratos futuros, o ETF é um investimento de renda variável, portanto, não é possível saber quanto receberá no final da aplicação, mas alguns fundos de índice pagam dividendos, ou seja, são compostos por ações de empresas que compartilham parte dos lucros da companhia com os acionistas.

No entanto, o valor dos dividendos não é entregue para o investidor, e sim, ao gestor do fundo que usará o rendimento para comprar mais ações.

Portanto, não espere que a distribuição dos dividendos entrem na sua conta. O lucro só será revertido para você a partir dos ganhos das ações de ETF compradas pelo gestor.

Esse detalhe deve ser levado em conta no momento em que você escolher o tipo de investimento, partindo do pressuposto de saber como funciona o mercado, as características, a dinâmica e os tipos de ganhos. Assim, você ficará mais consciente sobre o quão seu dinheiro está rendendo e o que você espera do investimento.

Enfim, vale a pena investir em ETF?

Após saber o que é ETF, é possível perceber que esse é um investimento prático e seguro, seja por investir em um grupo de ativos, como contar com um gestor especializado. 

Mas, como citamos, é fundamental conhecer minimamente o mercado financeiro, pois se as ações do ETF estão em baixa, refletirá na rentabilidade do índice. Além disso, fatores externos como inflação, volatilidade do dólar e juros, influenciam no desempenho do fundo.

Em contrapartida, vale a pena investir em ETF quando o índice valoriza e suas ações têm bom desempenho.

Por essa razão, é fundamental analisar a hora certa para investir no índice ou em ações separadas. Logo, essa análise é bem construída com conhecimento do mercado de investimentos. 

Por isso, como o ETF funciona com as ações negociadas na Bolsa de Valores, indicamos o curso feito especialmente para este segmento. 

Em “Introdução ao Universo Trading“, você terá os primeiros passos para negociar ações e aprender a selecionar os papéis adequados de acordo com o seu perfil de investidor. 

São cinco horas de estudos onde você irá conhecer o essencial sobre o mercado de capitais e começar a investir em renda variável com qualidade.

Continue Aprendendo

spot_img