O que é gamificação e como aplicar em Gestão de Pessoas

A gamificação é o processo de transformar tarefas rotineiras em algo mais dinâmico. Confira aqui as aplicabilidades

Pontos, desafios, recompensas e troféus. A gamificação, do inglês gamification, é mais simples do que se pensa, por isso vamos te explicar tudo sobre o assunto.

A prática é definida como o uso de elementos de jogos em situações diárias, e a gamificação se torna cada vez mais popular, sendo usada em muitas áreas diferentes, como educação, saúde, empresas e governo.

Tecnicamente, ela serve para aumentar o engajamento, motivação e colaboração entre as pessoas, e, se você deseja conhecer mais sobre esse processo, continue essa leitura e aprenda como esse elemento pode ser aplicado a gestão de pessoas, educação, marketing, saúde e mais.

O que é gamificação?

A gamificação nada mais é do que o uso de elementos de jogos em ambientes não-lúdicos para aumentar a motivação e o engajamento. Em outras palavras, a gamificação é o processo de transformar tarefas rotineiras em algo mais dinâmico.

Ela é uma estratégia que pode ser aplicada nos mais diversos âmbitos, com o objetivo de tornar atividades mais estimulantes.

A gamificação envolve um sistema com pontuação, conquistas e recompensas. Para aplicá-la em um determinado contexto, você deve considerar os objetivos desejados e o público-alvo, além disso, é importante também estabelecer as regras e os mecanismos que serão utilizados, para garantir que o jogo seja justo e atrativo.

Outro ponto: é necessário criar um ambiente propício para a gamificação, considerando os recursos disponíveis e as limitações existentes. Fique de olho nisso!

Principais elementos da gamificação

Como dito anteriormente, para criar um ambiente de gamificação é preciso estar atento aos elementos que devem estar presentes. Conheça os tópicos e os detalhes de cada um logo abaixo:

  • Elementos dinâmicos;
  • Elementos mecânicos;
  • Componentes.

Elementos dinâmicos

Os elementos dinâmicos funcionam como uma estrutura de um sistema e contempla as características básicas do jogo.

Os principais são: emoções, narrativa, progressão, relacionamento com equipe ou adversários e restrições.

Elementos mecânicos

Os elementos mecânicos referem-se às orientações e restrições para os participantes. Aliás, nem todos os indicadores precisam estar presente no jogo, viu?

São eles: aquisição de recursos, avaliação ou feedback sobre o desempenho, cooperação e competição, desafios individuais ou coletivos, sistema de recompensas, turnos e vitória.

Componentes

Em relação aos componentes, eles são as aplicações mais específicas dentro da gamificação. Confira:

  • Avatar/personagem;
  • Gráfico social;
  • Missão;
  • Níveis;
  • Pontos;
  • Conquistas;
  • Bens virtuais;
  • Ranking e outros.

Como implantar a gamificação?

A gamificação pode ser implantada de diversas maneiras, desde a criação de um ambiente lúdico no local de trabalho, até a utilização de plataformas online especializadas no ensino fundamental até o superior.

Para começar, é importante identificar os objetivos a serem alcançados com a prática e quais mecanismos serão utilizados para isso.

Uma das maneiras de gamificar um ambiente de trabalho é criar um quadro de pontuação, onde os colaboradores ganham pontos por realizarem tarefas ou atingirem metas. Por exemplo, os pontos podem ser trocados por recompensas, como vale-compras ou dias de folga.

Outra ideia é criar um jogo interno, onde os colaboradores possam formar equipes e competem entre si para cumprir determinadas atividades.

Existem também plataformas online especializadas em gamificação, como o Gamify. Essas plataformas oferecem métricas e ferramentas para acompanhar o progresso dos colaboradores e motivá-los a atingir os objetivos estabelecidos.

Como funciona a gamificação na gestão de pessoas

A gamificação na gestão de pessoas ou no setor de Recursos Humanos de uma empresa é muito importante, pois incentiva o aprendizado contínuo pelos colaboradores.

Além disso, aumenta o engajamento, motivação e reconhecimento em relação ao trabalho que se realiza. O funcionário se sente mais motivado e com isso, aumenta a produtividade.

<Leia depois: o que é e como aplicar Treinamento e Desenvolvimento />

Benefícios da gamificação na gestão de pessoas

A prática pode trazer diversos benefícios para uma empresa, como aumento da produtividade, da criatividade e da colaboração entre os funcionários. Ademais, a gamificação pode ajudar a reduzir o absenteísmo e aumentar a motivação dos empregados.

Outras vantagens são:

  • Fortalece a cultura organizacional;
  • Reduz o estresse na equipe;
  • Melhora a comunicação interna;
  • Aumenta a colaboração entre os pares e times;
  • Otimiza os processos.

<Conheça: 10 soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho />

Outros tipos de gamificação

Além da aplicação nas corporações, a ferramenta pode ser utilizada em outras áreas, como educação, marketing, saúde e outras.

Gamificação na educação

A gamificação na educação traz muitas vantagens para o professor e o aluno. O estudante acaba desenvolvendo seu lado criativo, a autonomia e a colaboração. Além de aprimorar habilidades socioemocionais e a capacidade de resolver problemas.

A prática traz maior participação dos alunos em sala de aula, e permite ainda melhorar as capacidades cognitivas como memória e concentração. Isso é importante, afinal, é comprovado que as atividades lúdicas trazem melhoria no desempenho escolar.

Em resumo, não se trata de fazer com que as aulas ou atividades sejam substituídas por jogos, mas sim de uma metodologia que transforma a dinâmica do aprendizado. É muito mais prazeroso aprender brincando, não é mesmo?

Gamificação no marketing

A gamificação no marketing é uma estratégia que envolve a criação de experiências lúdicas e interativas para engajar o público-alvo ou a persona. Ela pode ser usada para aumentar o interesse em um produto ou serviço, fidelizar clientes e aumentar a participação em campanhas de marketing ou nas redes sociais.

Por exemplo, quando uma marca realiza uma contagem regressiva para o lançamento de determinado produto/serviço, ela está gamificando. Quando uma instituição dá recompensas para os 100 primeiros compradores ou fornece um cartão fidelidade, também é uma recompensa pela participação efetiva.

Há também outras propostas, como: rankings, desafios dinâmicos, enquetes, encontre algo na sequência de dicas e enfim.

Gamificação na saúde

Aqui o foco é na saúde dos usuários. Exemplos de gamificação na saúde podem incluir a criação de um aplicativo que permita aos pacientes monitorar seus progressos em relação aos objetivos de condicionamento físico ou um programa que recompense os pacientes por tomar os remédios diariamente.

O objetivo da gamificação na saúde é aumentar a adesão aos programas de saúde, melhorar os resultados dos pacientes e reduzir os custos do cuidado de saúde.

Em geral, a prática pode ajudar as pessoas a se sentirem mais satisfeitas com o que estão fazendo e aumentar o seu senso de realização.

Quer aprofundar seus conhecimentos? Participe do Bootcamp Analista de Inovação. Um conteúdo completo para você aprender a atuar como analista de projeto nas organizações, cobrindo os pilares tecnologia, user experience e cultura ágil.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

Continue Aprendendo

spot_img