Instituição Financeira: o que é e qual sua importância?

Conheça os mais diversos tipos de instituição financeira e escolha qual a melhor para o seu futuro!

Saber o que é uma instituição financeira, é extremamente relevante para aquelas pessoas que estão começando a dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos. 

O universo dos investimentos, das aplicações, das ações está ao alcance de mais pessoas. Muitas vezes, é preciso que haja uma intermediação entre o cliente, ou seja, você, com o mercado. Uma instituição financeira pode fazê-la, facilitando o seu processo. 

Por isso, é comum encontrarmos instituições que buscam chamar a atenção e brilhar os olhos dos clientes, com melhor rentabilidade e benefícios. 

No entanto, muitas pessoas acreditam que toda instituição financeira é um banco comercial, quando na realidade, não é bem assim. Um banco comercial é apenas um dos tipos de instituição financeira presente no mercado de investimentos. 

Hoje, nós iremos te apresentar mais sobre essas instituições, além de te mostrar os diversos tipos de instituições que existem aqui no Brasil, assim, você conseguirá compreender qual a melhor para o seu futuro como investidor. 

Vamos lá?  

O que é uma instituição financeira?

Uma instituição financeira é, em suma, uma intermediária. Ela é a responsável por mediar a compra e venda de valores mobiliários, além de captar recursos e conceder crédito para a sociedade. 

Prioritariamente, elas contribuem altamente com o desenvolvimento da economia do país ao captar recursos de agentes superavitários e, dessa forma, emprestá-los para agentes deficitários. 

Ainda com dúvidas?

Vamos para um exemplo: 

Imagine que um empresário deseja criar um grande centro cultural na sua cidade. Esse centro trará empregos para as mais diversas áreas profissionais: artística, de serviços gerais, arquitetura, engenharia e entre outras. 

Como o acesso a muitas das atrações do centro serão pagas e dentro dele terão lojas alimentícias e de artesanato, o progresso econômico da cidade será estimulado. 

No entanto, mesmo com tantas coisas boas, o investimento necessário para colocar o centro cultural em prática é muito alto e o empresário não tem todo o valor em mãos, por isso, ele entra em contato com uma instituição financeira.

Com a instituição, ele pode captar recursos, ou seja, o crédito para colocar seu projeto para rodar. Mas o que a instituição ganha com isso? Simples: receber os juros da dívida. 

O que caracteriza uma instituição financeira?

Ela faz o intermédio entre o cliente e o mercado financeiro, oferecendo os mais diversos serviços para ele.

Instituição financeira monetária e não-monetária

Talvez você ainda não saiba, mas as instituições financeiras são dividas entre instituições financeiras monetárias e não monetárias. 

Entenda as diferenças: 

  • Monetárias: podem captar depósitos ou substitutos próximos e têm capacidade para criar moeda quando utilizado parte dos depósitos captados na concessão de empréstimos; 
  • Não monetárias: não são autorizadas a captar depósitos e, assim, não podem criar moeda.

Qual a função da instituição financeira?

Seu foco principal é a captação de recursos advindos de depósitos, que tanto podem ser a vista ou a prazo, intermediando, também, a circulação de ativos financeiros entre tomadores de empréstimo e investidores.

Retirar dinheiro em uma instituição financeira
Cooperativas de crédito também são classificadas como instituição financeira.

Tipos de função da instituição financeira

Sim, uma instituição financeira não é igual a outra. 

Hoje, separamos cinco exemplos de tipos de instituições financeiras para você compreender bem o que são essas organizações. Vamos lá? 

1. Banco comercial

O tipo mais popular de instituição financeira, sem dúvida. Eles podem ser de dois tipos: privados ou públicos. 

Você provavelmente usa um deles para ter acesso a serviços bancários e fazer as suas transações financeiras no dia a dia. 

Bancos comerciais captam recursos por meio de depósitos, que podem ser, por sua vez, à vista ou a prazo.

2. Cooperativas de crédito

São associações autônomas que prestam serviços bancários aos seus cooperados, ou seja, você precisa ser um para ter acesso aos serviços de uma determinada cooperativa. 

De acordo com o Banco Central, uma cooperativa não visa lucros e os direitos e deveres são iguais para todos os associados, lembrando que a adesão é completamente voluntária, ou seja, livre. 

3. Gestora de recursos

Conhecidas, também, por asset managers, as gestoras de recursos oferecem investimentos inclusive para pessoas físicas. 

São supervisionadas pela CVM, que é a Comissão de Valores Imobiliários, e não pelo Banco Central do Brasil.

4. Caixa Econômica Federal

Sim, nós sabemos que você a conhece! 

A Caixa Econômica Federal tem suas semelhanças com os bancos comerciais, mas seu ponto de inflexão é buscar conceder empréstimos e/ou financiamentos para o bem estar social da população brasileira.

Além disso, ela é vinculada ao Governo Federal e é responsável por recolher e aplicar recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

5. Corretoras de valores

Elas vêm brilhando os olhos de muitos investidores por atenderem clientes com perfil mais conservador, ao mesmo tempo que atende clientes mais audaciosos, que buscam mais riscos e, automaticamente, mais lucros nos investimentos.

Algumas funções das corretoras de valores são: 

Como saber se a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central?

Siga os seguintes passos para descobrir se certa instituição financeira é autorizada pelo BACEN: 

  • Passo 1: acesse o site do Banco Central;
  • Passo 2: escreva o nome da instituição financeira ou banco no campo “nome da instituição”; 
  • Passo 3: clique em “pesquisar”. 

Assim, obtenha a resposta que procura!

Instituição Financeira: exemplos no Brasil

Para clarificar, preparamos alguns exemplos de Instituições Financeiras no Brasil, além dos exemplos supracitados. São eles: 

  • Fundos de Investimento;
  • Corretoras de Câmbio;
  • Bancos Múltiplos;
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Agente Autônomo de Investimento (AAI);
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Sociedade de Crédito Imobiliário;
  • Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários.

Qual a importância das instituições financeiras na economia?

Em suma, as instituições financeiras contribuem de forma relevante ao Sistema Financeiro Nacional. 

Ele, por sua vez, influencia altamente no crescimento econômico em decorrência das ações que desempenha, como mobilização de recursos, administração do risco e alocação dos recursos, assim, o desenvolvimento da economia nacional caminha com a influência das instituições financeiras.  

Quer aprender mais sobre o mundo financeiro e investimentos? Vem para o lugar certo: a Multi +. Uma plataforma focada em te ensinar a alcançar mais conhecimento e liberdade. 

Continue Aprendendo

spot_img