Inteligência cultural: saiba como desenvolver essa habilidade

A inteligência cultura pode ser desenvolvida tanto na vida pessoal quanto na profissional. Segundo as pesquisas, empresas que aplicam a diversidade cultural são 35% mais eficientes e prósperas.

Provavelmente, você já ouviu falar em inteligência emocional. Mas você já ouviu falar de inteligência cultural?

Assim como a inteligência emocional, a inteligência cultural tornou-se uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho atualmente. Segundo o Cientista Social americano David Livermore, inteligência cultural é “a capacidade de um indivíduo funcionar eficazmente em situações culturalmente diversas”.

Diante dessa definição, você acredita que é uma pessoa que tem a habilidade da inteligência cultural bem desenvolvida ou ainda precisa trabalhar essa habilidade dentro de si?    

Se você tem dúvidas quanto a sua resposta, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre inteligência cultural, como desenvolvê-la e o motivo dela ter se tornado tão importante para as empresas.   

O que é inteligência cultural?

Inteligência cultural é a habilidade que um indivíduo tem de se adaptar e se relacionar com novas culturas. Ou seja, é como você desenvolve as suas emoções, como busca conhecer o novo e como reage a ele.   

Essa não é uma habilidade natural que nasce com a gente, mas sim uma habilidade que desenvolvemos ao longo da vida. Para uns, a inteligência cultural também é chamada de quociente cultural (QC), já que ela é o “resultado” do quociente de inteligência (QI) e do quociente de inteligência emocional (QE).

Quais os benefícios da inteligência cultural?

Ter um alto nível de QC traz uma série de benefícios para a pessoa, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de uma pessoa. Confira alguns benefícios de ter a inteligência cultural desenvolvida: 

Aumento na capacidade de adaptação: a pessoa com QC consegue se adaptar com mais facilidade a novos ambientes;   

Incentiva o respeito a diferentes culturas: conhecer novas culturas e descobrir novos hábitos faz com que a pessoa mude as suas próprias ideias e aprenda a respeitar as diferenças cada vez mais; 

Melhora na comunicação: uma pessoa culturalmente inteligente é capaz de se comunicar e captar a essência da mensagem que está sendo emitida por qualquer pessoa, independente do seu idioma ou cultura.

Equipe que respeita a diversidade por causa da inteligência cultural
Respeitar diferentes culturas é um dos pontos trabalhados na inteligência cultural.

Pilares da inteligência cultural

A inteligência cultural se baseia em quatro pilares: motivação, cognição, metacognição e comportamento. Abaixo, falamos de cada um deles de maneira detalhada para você entender qual o papel de cada um no desenvolvimento da QC. 

Motivação

A motivação diz respeito à vontade do indivíduo de conhecer novas culturas, de aceitar as diferenças e estar sempre com a mente aberta, disposto a mudar de opinião quando achar que vale a pena. Por exemplo, quando você se permite viver algo novo, isso é motivação, é o desejo de se manter aberto para as novidades da vida.  

Cognição

A cognição se refere à forma com que as pessoas se relacionam e respeitam as normas e culturas dos outros locais. Por exemplo, os brasileiros são pessoas mais “calorosas”, enquanto os europeus são pessoas mais “frias”. Essa diferença de comportamento é apenas uma questão cultural compreendida por ambos. 

Metacognição

A metacognição é a capacidade de compreender as ideias das outras pessoas pelo ponto de vista da sua cultura, independente da forma que a mensagem está sendo passada. Em outras palavras, é a capacidade de interpretar o que está sendo dito, desde que tenha atenção plena ao que está sendo dito.

Comportamento

O comportamento é sobre a maneira com que as pessoas conseguem se adaptar e respeitar os costumes de diferentes culturas. Por exemplo, um brasileiro fora do Brasil não vai cumprimentar as pessoas com beijinhos no rosto porque esse é um costume do Brasil e não dos outros países.     

Por que desenvolver a inteligência cultural é importante?

Atualmente, com a globalização e os avanços tecnológicos recentes, temos contato com diversas culturas a todo instante. Desenvolver a inteligência cultural é uma forma de se conectar ainda mais a outras culturas, de entender os diferentes comportamentos e de se adaptar melhor aos novos ambientes. 

Essa é uma habilidade muito analisada por profissionais de Recursos Humanos que utilizam a metodologia People Analytics. Isso porque o colaborador que tem inteligência cultural já demonstra ser um profissional qualificado para as empresas.

Para exemplificar o que estamos falando, um estudo da McKinsey & Company identificou que empresas culturalmente diversas são 35% mais eficientes e prósperas.  

Como aplicar a inteligência cultural?

Agora que você já sabe como a QC é importante, que tal aprender como aplicá-la no seu dia a dia? Preparamos algumas dicas de como desenvolver a inteligência cultural na vida pessoal e também no seu ambiente de trabalho.  

Inteligência cultural a nível individual

Em primeiro lugar, você precisa estar aberto ao diálogo. Isso significa se colocar disponível para conversar, ouvir diferentes pontos de vista e trocar ideias com outras pessoas, de diferentes culturas.  

Em seguida, você deve praticar a escuta ativa. Em outras palavras, é saber ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre você. Dessa forma consegue identificar pontos de melhoria para trabalhar na sua personalidade.    

Por fim, invista em novos conhecimentos. Quando falamos de conhecimentos não necessariamente estamos falando de investir em cursos, mas sim de viver novas experiências, conhecer novos lugares e novas pessoas. Assim é possível aumentar o seu repertório cultural.    

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Inteligência cultural a nível corporativo

No ambiente corporativo o processo de estimular a QC é um pouco mais complexo. Afinal, são centenas de pessoas envolvidas ao mesmo tempo nesse processo. Mas para facilitar o desenvolvimento dessa habilidade, preparamos um passo a passo:

1. Estude sobre inteligência cultural

Antes de qualquer coisa, busque estudar mais sobre inteligência cultural. Pesquise exemplos de empresas que já têm essa cultura, leia pesquisas e recolha o máximo de informações possíveis sobre o tema

2. Desenvolva a inteligência cultural como parte da cultura da empresa

Muitos profissionais nunca ouviram falar em inteligência cultural. Por isso, é preciso treinar e desenvolver toda a equipe, desde a diretoria até colaboradores, para que eles entendam a importância da QC e os benefícios dela para a cultura organizacional da empresa.

3. Faça simulações de casos reais   

Simular histórias reais que já aconteceram ou que podem acontecer na empresa é uma das ações mais eficientes da educação corporativa para fazer com que os colaboradores desenvolvam essa habilidade da inteligência cultural. Além da simulação de casos reais, a gamificação também é uma excelente alternativa para desenvolver essa habilidade de uma maneira mais dinâmica.      

4. Peça feedbacks

Esteja aberto para ouvir a opinião de todos os colaboradores e fazer uma autocrítica sobre o processo de desenvolvimento da inteligência cultural. O feedback 360 graus é importante porque ajuda a aperfeiçoar o desenvolvimento da nova habilidade. 

Conclusão

Como você pode perceber, desenvolver a inteligência cultural não é algo que acontece do dia para a noite. Essa habilidade é construída diariamente e requer tempo e paciência para estar constantemente aprendendo. Afinal, as culturas estão sempre se modificando. 

Se você curtiu aprender um pouco mais sobre QC e gostaria de desenvolver essa habilidade, conheça os diversos cursos da plataforma educacional Multi+ da XP Educação e aumente a sua bagagem cultural! 

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