Quais as principais características do investidor millennial?

Segundo o Raio X do Investidor Brasileiro, 35% dos Millennials investem com o objetivo de comprar um imóvel próprio.

Você sabe quem é o investidor Millennial e o que ele leva em consideração na hora de fazer um investimento? 

Ao longo dos anos, as gerações passaram por uma série de transformações, seja no modo de falar, no modo de se vestir. Dentre tantas mudanças, uma das mais significativas foi na forma com que as gerações se relacionam com o dinheiro e procuram investi-lo.  

Os objetivos mudaram de geração para geração. Enquanto os mais velhos buscam investir para uma emergência ou para complementar a renda da aposentadoria, os mais novos investem para adquirir um imóvel ou investir na sua educação. 

Para conhecer como o Millennial investe, preparamos este artigo. Nele, vamos montar o perfil de investidor Millennial, também chamado de geração Z, que contempla os nascidos de 1981 a 1995.   

Quem é o investidor Millennial?

De forma bem simples, o investidor Millennial é aquele investidor que nasceu entre os anos de 1981 a 1995. Ou seja, é a pessoa que, atualmente, tem uma idade entre 27 e 41 anos e investe uma parcela do seu dinheiro, seja fundos de investimento, títulos públicos ou privados, criptomoedas, etc. 

Qual o perfil de investidor Millennial?

Segundo a 5ª edição do “Raio X do Investidor Brasileiro”, pesquisa realizada da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o investidor Millennial, juntamente com o investidor da geração X, é quem mais investe mais em produtos financeiros.

Além disso, a pesquisa da Anbima traz uma série de informações importantes sobre o investidor Millennial:

  • 24% investe em caderneta de poupança;
  • 4% investe em criptomoedas;
  • 36% acredita que a maior vantagem de investir é possuir uma reserva financeira e ter estabilidade financeira;
  • 35% investe com o objetivo de comprar um imóvel/casa própria.

Ou seja, analisando de forma geral, o Millennial aparenta ter um perfil de investidor ainda conservador, em busca de estabilidade e investimentos de baixo risco.  

Como é a carteira de investimento do Millennial?

Certamente, você já sabe que diversificar a carteira de investimento é uma prática recomendada pelos especialistas e muito praticada pelos investidores. Mas, você sabe quais são os investimentos preferidos dos investidores Millennial?

Grupo de millennial realiza investimentos online
Para uma geração que acompanhou a revolução tecnológica, o investidor millennial acompanha o mercado financeiro e investe de forma online.

Abaixo falamos quais são os investimentos mais procurados pelos Millennials, para além da caderneta de poupança: 

Ações na bolsa de valores

As ações na bolsa de valores correspondem a 4% de todos os investimentos feitos pelo investidor Millennial. De forma breve, as ações são títulos que representam uma parcela da empresa. Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio, passa a ter direitos e deveres proporcionais à quantidade de ações adquiridas, e está sujeito ao risco do prejuízo ou a colher os frutos dos lucros da empresa.   

Títulos públicos

Os títulos públicos são títulos emitidos pelo governo e funcionam da seguinte maneira: ao comprar um título, o investidor empresta o seu dinheiro ao governo para pagamento de dívidas, financiamento de projetos, entre outros. Ao final de um determinado período de tempo, o investidor recebe o dinheiro de volta com o acréscimo de juros.

Em outras palavras, os títulos públicos são o famoso Tesouro Direto e representam 3% dos investimentos feitos pelo investidor Millennial.  

Fundos de investimentos

Assim como as ações na bolsa de valores, os fundos de investimentos representam 4% dos investimentos feitos pelos Millennials. Em resumo, os fundos de investimentos são cotas formadas por diversos produtos do mercado financeiro, como Renda Fixa e Fundo de Ações, selecionados por especialistas. Ao comprar uma cota, o seu dinheiro é investido pelos profissionais a fim de garantir rentabilidade e um retorno positivo do seu investimento.  

Como a tecnologia influencia no comportamento de como o Millennial investe?

Os Millennials representam uma parcela da população que tem uma ligação muito forte com a tecnologia. Isso porque o grupo mais velho dos Millennials acompanhou de perto as transformações tecnológicas, como a popularização da internet e o surgimento dos aparelhos eletrônicos, enquanto o grupo mais jovem dos Millennials já cresceu imerso na era digital e com o acesso à internet facilitado. 

Por causa dessa familiaridade com a tecnologia, o investidor Millennial tem mais facilidade para pesquisar na internet antes de escolher por um investimento e também têm preferência por fazer investimentos online, sem perder tempo se deslocando até uma agência bancária.  

Para exemplificar o que estamos falando, o “Raio X do Investidor Brasileiro” aponta que 44% dos Millennials preferem investir de forma online, seja através do aplicativo ou do site de bancos e corretoras, enquanto apenas 26% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1981) prefere investir online. 

Investidor Millennial tem um interesse maior em empresas que seguem as práticas ESG

O investidor Millennial faz parte de uma geração mais conectada com o futuro e preocupada com o impacto socioambiental das suas ações. Por isso, empresas que investem em práticas ESG (sigla em inglês que se refere a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança) despertam o interesse dos investidores Millennials.

No Brasil, para investir em empresas sustentáveis, o investidor deve procurar pelos fundos de investimentos denominados “fundos ESG”.

Como os assessores de investimento podem atender essa geração de forma eficiente?

O assessor de investimentos é o profissional responsável por ajudar o investidor a decidir quais são os melhores investimentos para a sua realidade, conforme os seus objetivos e o seu perfil de investidor.  

No caso do investidor Millennial, ele possui a característica marcante de tomar decisões por conta própria depois de um período de pesquisa na internet. Apesar dessa independência ser algo positivo, nem sempre as pesquisas indicam o melhor caminho.

Por isso, contar com o auxílio de um assessor de investimentos é crucial. Com a assessoria de investimentos, as decisões são mais assertivas e os riscos são reduzidos, o que consequentemente aumenta as chances de fazer investimentos mais lucrativos.  

Conclusão

Conhecer o investidor Millennial e saber identificar características importantes da relação deles com o dinheiro é importante para quem trabalha no mercado financeiro, uma vez que eles representam uma parcela significativa da população que se interessa por investimentos. 

Para saber mais dos Millennials e de outras gerações quando o assunto é investimentos, matricule-se no MBA de Assessoria de Investimentos da XP Educação e se destaque como um dos assessores de investimento mais qualificados do mercado financeiro.

Continue Aprendendo

spot_img