Você sabe quais são as características de um investidor moderado? Ou ainda quais são as principais oportunidades de investimentos para quem se encaixa nesse perfil?
A resposta é não? Pois fique tranquilo, pois essas são dúvidas bem comuns, especialmente para quem está ingressando agora nesse mundo e ainda não se adaptou a todos os termos.
Para ajudar você nessa questão, nós preparamos um artigo apontando o que faz um perfil investidor ser considerado moderado e ainda quais são as melhores oportunidades para começar a investir agora mesmo. Confira!
Como é o perfil do investidor moderado?
Um investidor moderado é aquele que mistura características tanto do perfil conservador quanto do agressivo (também chamado de arrojado), na hora de escolher as melhores oportunidades de investimentos para diversificar a sua carteira.
Isso significa que ele não tem medo de correr alguns riscos, quando necessário e quando há uma boa possibilidade de retorno a médio ou longo prazo.
Porém, ele também não abre totalmente a mão da segurança do seu patrimônio e, portanto, ao mesmo tempo, busca fazer investimentos em renda fixa, uma vez que esse tipo de aplicação não é tão impactada pelas oscilações do mercado como as de renda variável
Dito isso, algumas das principais características do perfil moderado de investidor são:
- nem sempre prioriza investimentos com retorno a curto prazo;
- sabe diversificar a sua carteira, com renda fixa e variável, para manter os ganhos com investimento equilibrados;
- pode tomar riscos, quando necessário;
- conhece um pouco mais do mercado financeiro e entende que ele pode sofrer variações;
- valoriza o patrimônio que já construiu na hora de procurar por novas oportunidades de investimento.
Quais os principais investimentos para alguém de perfil moderado?
Deu para entender quais são as características de um investidor moderado? Mas, ainda pode restar a dúvida: “afinal, quais são os principais investimentos para esse perfil?”
A boa notícia para você é que existem várias opções, tanto de renda fixa quanto de renda variável e até mesmo com rendimento híbrido. Confira a seguir quais são e as principais características de cada uma:
- Tesouro IPCA+;
- Debêntures ;
- Certificado de Depósito Bancário;
- Letras de Crédito;
- Ações;
- Fundos de Investimento Imobiliário.
Tesouro IPCA+
O Tesouro IPCA+, um tipo de investimento de renda fixa que é atrelado a inflação. Por isso é considerado mais conservador e é uma das opções que estão disponíveis para um investidor moderado.
Ele funciona acompanhando as variações normais da inflação do país, o que ajuda a proteger os rendimentos contra desvalorização.
É um investimento de longo prazo. Ou seja, o investidor precisará esperar um pouco para obter um bom retorno financeiro. No Tesouro IPCA+, o investidor empresta dinheiro ao Governo Federal e recebe o dinheiro de volta acrescido dos juros no vencimento do título ou no momento do resgate.
Debêntures
Outro investimento disponível para o perfil moderado de investidor são as debêntures. Elas são, basicamente, títulos de crédito emitidos por empresas privadas com o objetivo de conseguir capital para investir nos seus projetos.
As debêntures podem ser em três formatos de rentabilidade:
- prefixada: quando uma taxa anual é acordada previamente;
- pós-fixada: o rendimento não é fixado, mas calculados por um indexador;
- híbrida: parte do rendimento fixo e parte calculada a partir de um indexador.
Esse é um tipo de investimento considerado mais arrojado, já que não tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). No entanto, pode oferecer um bom retorno caso seja feito da maneira correta.
Certificado de Depósito Bancário
Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são outra das principais opções para um investidor moderado, pois são considerados investimentos seguros e podem oferecer uma boa remuneração.
Eles são um tipo de empréstimo feito a um banco, que é pago posteriormente com juros, e é considerado de renda fixa. Ele é coberto pelo FGC, o que garante a segurança do retorno do dinheiro.
Em questão de rentabilidade, existem três tipos, o que traz vantagens para quem deseja se arriscar mais. Os tipos são:
- prefixado;
- pós-fixado;
- híbrido.
Letras de Crédito
As Letras de Crédito são títulos de renda fixa, com algumas semelhanças com os CDBs, pois é emprestado dinheiro a alguma instituição.
Os ganhos acontecem por meio de juros, que podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Por isso, podem se encaixar no perfil moderado de investidor e serem uma maneira segura de diversificar a carteira.
Elas podem ser de dois tipos: LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio). As duas são cobertas pelo FGC e ficam de fora do Imposto de Renda.
Ficou interessado nesse tipo de investimento? Então confira esse vídeo da Xpeed School e aprenda como começar a investir! Dê o play agora mesmo!
Ações
As ações são um tipo de investimento de renda variável, pois elas mudam de acordo com as flutuações do mercado. Logo, não é possível prever de quanto será o ganho ou até mesmo se renderão algum lucro.
Por isso, as ações são voltadas para quem faz parte dos perfis arrojado ou moderado, uma vez que essas pessoas são mais abertas a correrem riscos, caso as possibilidades de retorno sejam melhores.
Nesse tipo de investimento, o investidor adquire uma pequena porção da empresa e, a partir daí, passa a ter direito a receber parte dos ganhos que ela obtém.
É possível ganhar dinheiro em ações com dividendos, adquirindo novas ações ou até mesmo com a valorização dos papéis. Você pode aprender mais sobre esse assunto neste artigo: Ações: tudo o que você precisa saber sobre.
>>> Conheça as empresas que mais pagaram dividendos em 2021
Fundos de Investimento Imobiliário
Por último, existem os fundos de investimento imobiliário (FIIs), que também são uma boa opção para o investidor moderado.
Esse tipo de investimento, que é de renda variável, é feito em cotas de fundos que podem ser de imóveis físicos, títulos de recebíveis ou de outros FIIs e pode oferecer um retorno financeiro bom, pois acompanha o ritmo de crescimento do mercado imobiliário.
Os FIIS podem gerar dividendos, proporcionais ao que foi adquirido, de maneira frequente, o que é benéfico para quem se concentra em aumentar o patrimônio.
E aí, você aprendeu sobre o que é um investidor moderado e quais investimentos estão disponíveis para esse perfil, mas ainda está com dúvidas sobre como começar?
Então dá uma olhada no curso Diversificação de carteira e gerenciamento de risco, da Escola de Investimentos, e aprenda como montar a carteira ideal para fazer o seu dinheiro render!