Quando um investimento é ativo ou passivo? Descubra a diferença!

Montar uma carteira de investimentos nem sempre é uma atitude fácil, já que necessita de dedicação e estratégia para a escolha certa. Essa tomada de decisão requer conhecimento sobre um gerenciamento de investimento que é ativo ou passivo, ou seja, dois modelos contrários, porém interessantes para uma alta rentabilidade. 

Afinal, independentemente se você investir em ações ou em fundos imobiliários, por exemplo, é importante utilizar um formato adequado para o seu bolso.  

A seguir, descubra a diferença entre investimento ativo e passivo, e o funcionamento para que você faça o negócio mais adequado para as suas finanças. Acompanhe!

O que é um investimento ativo e passivo?

Saber quando o investimento é ativo ou passivo está nos detalhes, por isso, vamos explicar o conceito de cada a partir de agora.

Investimento ativo

Investimento ativo é o que necessita de um nível maior de empenho por parte do investidor. Nele está embutido uma análise de critérios mais relevantes, o que gera maior paciência e conhecimento de quem deseja usá-lo.

Na prática, o objetivo é superar o desempenho médio do mercado, fazendo com que o investidor consiga obter rentabilidade superior ao estipulado na hora de negociar algum tipo de produto.

Um exemplo simples é a compra de ações a longo prazo, ou de fundos de investimentos, o que conhecemos como aplicações de renda variável. Como o processo é feito de forma individual, o investidor deverá realizar a análise fundamentalista, método que analisa o histórico das companhias, para selecioná-las, e, diante disso, acompanhar as oscilações do mercado.

Em outras palavras, é um movimento que precisa de timing certo para abrir e fechar posições satisfatórias.

Investimento passivo 

O investimento passivo exige menos esforço em relação ao investimento ativo. Isso porque a escolha da compra ou venda de produtos não precisa ser feita individualmente, o que faz o investidor contar com outra pessoa para realizar alguma ação.

Para ficar mais claro, supomos que você decida montar uma carteira de investimentos, mas necessita de ajuda ou de uma carteira prática para que você apenas acompanhe o mercado.

Aí entra a ideia de recorrer a uma carteira recomendada, um processo facilitador para o investidor iniciante, por exemplo.

Esse tipo de negócio é montado por analistas financeiros certificados, responsáveis por desenvolver o trabalho, considerando cada tipo de ação.

No final das contas, é apresentada a prévia de uma carteira balanceada, em que o investidor não precisa estudar cada empresa, apenas adquirir as ações. Resumindo, o processo é feito de forma ativa, porém o cotista, no caso o investidor, mantém sua passividade.

>>> Aprenda mais: Saiba onde investir R$1000 por mês

Como funciona o investimento ativo e passivo para fundos?

Os fundos também possuem gestão ativa ou passiva, mas isso dependerá da escolha do investidor.

Nos fundos de ações tradicionais, os gestores usam seu poder de conhecimento para definir os melhores ativos. Logo, isso exige maior comprometimento e preparo para que sejam entregues os resultados acima da média do mercado, e não igual ou inferior.

Por outro lado, a gestão passiva está atrelada a um indicador com resultados equivalentes à média do mercado, como é o caso do fundo de índices ou Exchange Traded Fund (ETF).

Nesse caso, o gestor não faz a escolha de cada ativo individualmente, ele compra conforme a composição prevista no indicador, o que faz com que os resultados sejam semelhantes ao índice.

Investimento ativo e passivo: qual escolher?

Uma série de fatores pode fazê-lo decidir sobre o investimento ativo e passivo. Não é somente contar com um gestor para montar uma carteira recomendada, ou você aplicar o seu conhecimento e criar a sua própria carteira sem a ajuda de um profissional.

Em primeiro lugar, entenda qual é o seu perfil de investidor. Avalie seu grau de tolerância diante de riscos e volatilidades do mercado, os seus reais objetivos financeiros e o tempo que pretende dedicar ao investimento, ou seja, curto, médio ou longo prazo.

Por isso, para saber se o seu nível de investimento é ativo ou passivo, listamos as principais vantagens de cada um. Confira!

Vantagens do Investimento ativo

Quem escolhe em investimento ativo tem um potencial de ganhos bastante promissor, visto que os rendimentos são normalmente acima da média, proporcionando uma rentabilidade alta e a construção de um patrimônio mais rápido e equilibrado.

Vale ressaltar que nesse modelo o investidor tem mais liberdade para escolher o tipo de carteira que preferir, já que não existe a obrigação de portar por um formato específico. Com isso, é possível realizar mudanças na estratégia de construção da carteira, contemplando características e necessidades diferentes.

Vantagens Investimento passivo

A principal característica do investimento passivo é a praticidade, já que não requer análises detalhadas, além de um longo tempo de construção da carteira. Além do mais, os custos são menores, considerando poucos gastos operacionais e taxas inferiores às do investimento ativo.

Analisando as diferenças, tenha em mente que a principal diferença entre investimento ativo e passivo é o modo de construir uma carteira de acordo com suas necessidades, no entanto, os modelos são complementares. A partir de agora, analise os benefícios e faça um investimento assertivo para você e o seu bolso.

Acompanhe este vídeo e saiba como fazer um bom gerenciamento de riscos.

O investimento é ativo ou passivo? Bônus

Após receber todas essas informações, ficou mais claro entender que investimento é ativo ou passivo de acordo com características básicas de cada um, suas vantagens e desvantagens e, ao compor sua carteira de clientes, escolher de acordo com o seu perfil de investidor.

No entanto, para você dominar esses conceitos, o curso Cenários e Investimentos: macroeconomia para investidores explora fatores que influenciam em investimentos, como a inflação, taxa de juros, PIB, entre outros fatores.

Tudo para que você se previna antes de começar a investir.

Quer saber mais? Acesse o banner agora mesmo.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img