Conheça os 4 melhores investimentos com liquidez diária

Quando o assunto é aplicar nosso dinheiro, é importante ter uma variedade de aportes para ter mais segurança, o que chamamos de carteira diversificada. Mas antes de encontrar bons investimentos com liquidez diária é necessário entender como este indicador interfere nas aplicações.

Para quem já guardou dinheiro na poupança alguma vez, fica mais fácil  compreender o que são investimentos de liquidez diária. Mas será que é possível encontrar melhores opções neste segmento do que a caderneta?

Em geral, estas outras aplicações que traremos hoje costumam ser mais vantajosas, com uma maior rentabilidade e, em alguns casos, com o mesmo nível de segurança. Ou seja, podem ser bons investimentos até mesmo para quem possui um perfil conservador.

Saiba mais sobre o impacto da liquidez nas aplicações, os benefícios e os principais investimentos com liquidez diária. Continue a leitura!

O que é liquidez nos investimentos?

Podemos definir liquidez como a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Isso significa que os investimentos com liquidez diária, ou alta liquidez, são aqueles mais fáceis de serem resgatados no curto prazo, sem que haja perdas significativas no rendimento.

Algo que é relevante considerar é que, normalmente, liquidez e rentabilidade caminham em sentidos contrários. Ou seja, quanto maior a liquidez (a facilidade em recuperar o dinheiro), menor a rentabilidade.

Muitas vezes, o termo vem expresso como “investimento D+1”. O “D” significa o dia de resgate e o número a seguir indica em quanto tempo o valor pode ser resgatado. 

Em casos de liquidez diária, por exemplo, também podemos encontrar “D+0”, em que o dinheiro cai no mesmo dia.

Um grande exemplo disso, como já mencionamos, é a caderneta de poupança. Entretanto, existem outros investimentos para quem deseja ter seu dinheiro facilmente à disposição, mas com melhores retornos.

Antes de falar sobre isso, precisamos entender a importância de ter investimentos de liquidez diária em sua carteira. Se esse tipo de aplicação possui baixo rendimento, então por que vale a pena manter? Veremos a seguir.

Principais vantagens da liquidez diária

Quando falamos sobre os benefícios dos investimentos D+1, ou de liquidez diária, não podemos deixar de ressaltar a questão da liberdade. Afinal, você poderá retirar seu dinheiro quando desejar. 

Ainda assim, vale lembrar que é recomendado que o resgate seja feito, pelo menos, depois de 30 dias de aplicado. O motivo é que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide sobre os ativos com liquidez diária.

>>> Saiba mais sobre o assunto neste conteúdo: IOF regressivo: o que é? Como ele é calculado e como garantir a isenção?

Essa questão de poder recuperar o dinheiro quando precisar é importante quando você, enquanto investidor, não quer comprometer todas as suas economias por muito tempo. 

Ou seja, por mais que tenha investimentos com liquidez mais baixa e com maior rentabilidade, de acordo com suas metas e objetivos, é importante ter um dinheiro de fácil acesso.

É o caso da reserva de emergência, por exemplo. Esse é um valor que deve estar disponível sempre que você precisar. Contudo, vale mais a pena manter o dinheiro em um investimento com liquidez diária, mesmo que não tenha um grande rendimento, do que deixá-lo parado na conta corrente ou na poupança.

Por anos, a poupança foi um dos investimentos mais tradicionais entre os brasileiros. Entretanto, segundo a Anbima, ela está perdendo a popularidade pela primeira vez, dando espaço a outros produtos financeiros (ações, títulos privados e fundos).

Mas, então, quais são os outros investimentos com liquidez diária que valem a pena? Conheça os principais.

4 investimentos com liquidez diária

1. CDB

Os Certificados de Depósitos Bancários funcionam como empréstimos que os investidores fazem a instituições privadas, no caso, os bancos. Os títulos mais comuns no caso dos CDBs são os pós-fixados, em que o indicador de referência é a taxa do CDI. 

Vale analisar que cada banco possui suas próprias regras relacionadas aos juros, rendimentos e prazos das aplicações, mas todos contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). 

Existem títulos do CDB com liquidez diária, enquanto outros podem ser retirados apenas na data de vencimento. Então vale a pena ter uma atenção redobrada nesse sentido dependendo dos seus objetivos.

2. Tesouro Direto

Já os investimentos no Tesouro Direto atuam de forma similar ao CDB, mas os empréstimos são feitos ao Governo Federal para o financiamento de projetos variados nas áreas de saúde, educação, segurança, entre outras. 

É considerado um dos tipos de título de renda fixa mais seguros, pois possui a proteção do Tesouro Nacional. Além disso, há três tipos de papéis disponíveis para aplicação:

  • Tesouro prefixado: apesar de não ser uma opção tão popular quanto as próximas, corresponde ao título prefixado, em que é estipulado um retorno no momento da compra, de acordo com o valor investido e o prazo;
  • Tesouro Selic: está relacionada ao título pós-fixado e é a opção mais popular, normalmente entregando um retorno maior que o da poupança;
  • Tesouro IPCA+: este é o título híbrido, ou seja, além de uma taxa de juros fixa, também acompanha considera o indicador da inflação do país.

Vale entender que o Tesouro Selic é considerado um dos mais seguros que existem. Isso porque o resgate do dinheiro pode ser feito sem nenhuma perda significativa, o que é ideal para um perfil de investidor mais conservador.

O tesouro prefixado e IPCA+, apesar de também terem investimentos D+1. Ou seja, liquidez diária, podem ocorrer perdas ao resgatar. Isso porque esses títulos são precificados diariamente pelo mercado, então podem valer mais ou menos do que o dia em que foi feita a aplicação.

3. Ações de empresas

As ações da bolsa de valores são um dos investimentos em renda variável mais populares. Os investidores que compram esse título tornam-se sócios da empresa e, com isso, também compartilham os lucros obtidos.

Para ter um bom rendimento, é necessário procurar por companhias que tenham um bom histórico, com potencial de crescimento, o que envolve pesquisas e entendimento da situação do mercado.

Existe uma ampla variedade de possibilidades de aplicações com as ações, inclusive aquelas com alta liquidez, mesmo sendo de renda variável. Isso porque elas podem ser vendidas a qualquer momento durante o pregão da bolsa.

Investir na bolsa de valores é o sonho de muitos investidores. Apesar disso, muitos também têm medo da renda variável e não sabem como começar a aplicar. 

Se você quiser saber mais sobre o assunto vale a pena conferir este e-book, falando sobre os principais conceitos que você precisa conhecer para investir na bolsa. Baixe gratuitamente!

4. Fundos DI

Considerado um tipo de fundo de investimento, conhecidos também como fundos de renda fixa, são modelos referenciados. Ou seja, possuem como base um indicador específico, que nesse caso são o CDI ou a taxa Selic. 

Diferente dos outros investimentos, ao aplicar no fundo DI, você dá ao gestor o poder de gerenciar o seu dinheiro, comprando e vendendo ativos. Isso traz mais segurança às aplicações, uma vez que é um especialista lidando com as transações.

Entretanto, isso também tem um custo. Normalmente, é necessário pagar taxas, como a de administração e, em alguns casos, a de performance. Além disso, há as despesas relacionadas à operacionalização e aos honorários. 

Em relação à liquidez, é comum que a data de conversão e de pagamento ocorra em D+1. Porém, o regulamento pode prever conversão e resgate em D+0, o que significa que o pagamento ocorrerá no mesmo dia em que for solicitado.

Por que ter investimentos de liquidez diária?

Um dos maiores segredos para ter sucesso no mundo dos investimentos é saber como diversificar a sua carteira com inteligência. Isso envolve não apenas o tipo de aplicação, mas também está relacionado à liquidez.

Quer saber mais sobre essa questão? Confira as dicas da nossa especialista, Clara Sodré, no vídeo abaixo:

Afinal, ter apenas investimentos com liquidez baixa, em que você pode recuperar o seu dinheiro sem perdas só em dois, três ou mais anos pode ser um risco. Caso você precise do dinheiro, o que irá fazer?

Então, ter investimentos de liquidez diária é fundamental para manter a segurança financeira, sem prejudicar outros ativos com maior rentabilidade caso precise recuperar o valor.

Se você quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos, seja com liquidez diária ou não, temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos.

Aproveite e confira este curso especial da Xpeed School:

Continue Aprendendo

spot_img