Lean Seis Sigma: o que é e como funciona?

O Lean Seis Sigma é a junção de uma metodologia à uma filosofia. Quer entender de onde vem esse sucesso e popularidade? Continue a leitura!

Você provavelmente já ouviu falar em Lean Seis Sigma (LSS). Mas você sabe que, na realidade, essa metodologia é a combinação de duas outras metodologias? 

Pois é! Lean Manufacturing + Seis Sigma = Lean Seis Sigma! 

Outra coisa que você pode não saber é que, além de ser um processo de aprendizagem, o LSS tem um conjunto de ferramentas que dirige a metodologia e, além disso, é hierarquizado por níveis conhecidos por “Belts”. 

Preparado para mergulhar nesse mundo de resolução de problemas e aumento de desempenho? Vamos lá!

O que é Seis Sigma?

Também conhecida por metodologia Six Sigma, o Seis Sigma é, em suma, uma estratégia de gestão focada em promover melhorias nos processos de uma empresa. 

As metodologias de qualidade surgiram no século XVIII, quando cientistas e inventores passaram a entender, analisar e fazer a gestão da qualidade dos produtos que produziam. 

Como uma evolução desse pensamento, surge o conceito de controle estatístico da qualidade, de Shewhart. E é por causa disso que, hoje, temos o uso indispensável de ferramentas que monitoram a qualidade dos processos.

Assim, depois de estudos e  evoluções, o conceito da metodologia Seis Sigma surge por volta de 1980. Bem recente, não é?

O Seis Sigma busca reduzir desperdícios em processos de produção, aumentando a qualidade de produtos e, como consequência, gerar resultados financeiros melhores. E, além disso, a sua base de trabalho tende a ser o método DMAIC, que iremos conhecer ao longo do artigo.

Ademais, o que poucas pessoas sabem é que essa metodologia está intimamente ligada à satisfação do cliente, pois visa gerar mais qualidade no produto final, que será adquirido pelo consumidor.

E o Lean? 

Em tradução livre, Lean Manufacturing significa manufatura enxuta, uma filosofia que, por sua vez, se relaciona com os 8 desperdícios no processo de produção.

Em suma, essa filosofia busca aumentar a eficiência produtiva e, ao mesmo tempo, reduzir desperdícios. O Lean, ao seu modo, reduz o Lead Time e, por consequência, diminui os custos da empresa.

Além disso, melhoria contínua e as 7 ferramentas da qualidade também se fazem fortemente presentes no Lean Manufacturing.

Diferença entre o Seis Sigma e o Lean Manufacturing

Você deve estar se perguntando, “ok, mas quais as diferenças pontuais entre o Seis Sigma e o Lean Manufacturing?” Nós iremos te explicar a seguir. 

  • Seis Sigma: é uma metodologia que deseja eliminar defeitos, tentando aproximação máxima dos 99,99% de perfeição;
  • Lean Manufacturing: é uma filosofia que busca aumentar a eficiência produtiva por meio da abolição dos 8 desperdícios Lean.

Qual o objetivo do Lean Seis Sigma?

Simples e fácil: dinheiro

O que o Lean Seis Sigma quer é transformar o seu negócio em um negócio bem sucedido, determinado, principalmente, pela progressão da performance financeira. 

Você pode até pensar “quanta ambição” e bom, é exatamente disso que estamos falando: da ambição de querer e trabalhar de forma estratégica e inteligente para ter um negócio bem sucedido.

Todas as empresas, e estamos falando de todas mesmo — inclusive ONGs — precisam de dinheiro para sobreviver e o Lean Seis Sigma ajuda na sobrevida desses negócios. 

Como funciona o Lean Seis Sigma?

De uma forma bem simples, na realidade: pela definição de metas e, para alcançá-las, a aplicação de projetos particulares, inclusive em projetos administrativos.

Esses projetos, a seu modo, funcionam a partir do método DMAIC, que já mencionamos no decorrer do artigo. 

O DMAIC, por sua vez, é a sigla para Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar

Vamos conhecê-las mais a fundo?

Definir

Na primeira etapa, você definirá, de maneira clara, metas para as atividades e melhorias que você quer implementar. 

Importante ressaltar que essas metas definidas serão os objetivos estratégicos da sua empresa.

Mensurar

No segundo estágio, você irá mensurar o sistema.

Entenda de “cabo a rabo” os processos internos do seu negócio e, assim, estabeleça as metas apropriadas para a manutenção do caminhar do progresso até atingir as metas estabelecidas na etapa anterior.

Analisar

Aqui, você analisará o sistema. 

Por meio de dados fundamentados, analise o que falta para que você atinja as suas metas.

Incrementar

Incremente o seu sistema. 

Não faça mudanças na estrutura, apenas, de forma criativa, transforme-o num sistema melhor!

Controlar

Esse controle é necessário para que as metas que você colocou sejam alcançadas e mantidas durante muito tempo.

Ferramentas utilizadas para o Lean Seis Sigma?

Para o Lean Seis Sigma funcionar bem, algumas ferramentas são utilizadas. Hoje, separamos 3 para você conhecer: 

1. Sistema 5S

Sistema 5S utilizado como ferramenta Lean Seis Sigma
Sistema 5S utilizado como ferramenta Lean Seis Sigma.

Com esse sistema, você conseguirá organizar o ambiente de trabalho, o que possibilita a eliminação do desperdício que existe como resultado de más condições de trabalho. Os 5S são: 

  • Seiri (utilização);
  • Seiton (organização);
  • Seiso (limpeza);
  • Seiketsu (saúde ou higiene);
  • Shitsuke (disciplina).

2. Kaizen

Kaizen é uma boa ferramenta de Lean Seis Sigma
Kaizen é uma boa ferramenta de Lean Seis Sigma baseada no PDCA.

Uma das mais populares ferramentas usadas no Lean Seis Sigma, o Kaizen ajuda na redução gradual de desperdício por meio de melhorias. Essas melhorias são implementadas através de estratégias do ciclo PDCA

  • Plan (planejar);
  • Do (executar);
  • Check (controlar);
  • Act (agir).

3. FMEA

Essa ferramenta é utilizada para detectar e corrigir problemas antes que eles aconteçam por meio da identificação e eliminação de pontos fracos no processo.

Como aplicar a estratégia DMAIC em um projeto?

Vamos dividir em três grandes etapas para te ajudar no entendimento, ok? Vamos lá! 

1.Pré-projeto 

Preparação

Nessa etapa, prepare, planeje e organize as suas ações do futuro, além de definir metas claras. Depois disso, analise e mensure o sistema existente e busque ser especialista no mesmo!

Desenvolvimento de métodos

Para estabelecer métricas apropriadas e confiáveis, você precisa ter métodos de avaliação de resultados! Portanto, estabeleça-os nessa segunda etapa. 

Engajamento

Você, definitivamente, precisará de uma equipe engajada! 

Os Belts estarão presentes como liderança, mas outras pessoas farão parte da equipe e precisam comprar o propósito de um projeto LSS.

2. Durante o projeto

Oportunidades e defeitos

Identifique os defeitos do seu projeto sob a ótica do cliente e defina as oportunidades de melhorias que você poderá implementar.

Medições

Subtraindo o número total de defeitos do número total de oportunidades, em seguida dividindo o resultado pelo número total de oportunidades e, por fim, multiplicando o resultado por 100: você terá a taxa do seu rendimento. 

Use uma tabela de conversão e faça a medição do Sigma do processo. 

3. Pós-projeto

Implementação de melhorias

Quanto mais você analisar o que está fazendo, mais você irá encontrar lacunas e defeitos. Assim, identifique formas de acabar com essas lacunas e melhorar tudo!

Seja criativo e um solucionador de problemas!

Monitoração constante

Se você quer que todo o seu esforço durante essas etapas continuem apresentando resultados relevantes, monitore e aplique os seus cálculos!

Por que adotar a metodologia Lean Seis Sigma?

Em suma, para alcançar a excelência. Com a metodologia Lean Seis Sigma você irá: 

  • Eliminar defeitos dos seus produtos;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar lucros;
  • Melhorar o serviço de atendimento ao cliente;
  • Maior qualidade na entrega;
  • Maior produtividade dos funcionários.

Tentador, não é? Nós também achamos!

O que são os Belts no Lean Seis Sigma?

Para falar sobre carreiras em Lean Seis Sigma, precisamos falar dos Belts. 

A metodologia ágil funciona por meio de uma hierarquização. A diferença é: você não precisa seguir cada etapa em particular para chegar ao topo. 

Vamos conhecê-las!

White Belt

Faixa branca, em tradução livre, os White Belts estão no primeiro nível das certificações em Seis Sigma.

Esses profissionais solucionam problemas que têm relação com gestão de qualidade e redução de resíduos, além de participar de projetos e tarefas específicas.

Yellow Belt

Em suma, os Yellow Belts vão além dos fundamentos conhecidos pelos White Belts. 

Eles ajudam gerentes que têm Belts mais altos, passam por desenvolvimento e treinamentos maiores, e vão para projetos que podem ser orientados pelos mesmos e contribuem de forma satisfatória nos mesmos.

Green Belt 

Um dos fatos que diferenciam os Green Belts é que eles precisam participar de cursos completos de introdução ao Seis Sigma e aprendem como aplicar o DMAIC, por exemplo. 

São responsáveis, muitas vezes, por estabelecer métricas, examinar dados, implementar soluções e o mais desafiador: manter esses resultados ao longo do tempo.

Se você é um profissional que trabalha com gerenciamento de projetos, gestão financeira e administração, o treinamento Green Belt será valiosíssimo para a sua carreira.

Black Belt

Terminou o seu curso de Green Belt? Tem muito ainda para você subir. Que tal se tornar um Black Belt? 

Para fazer o treinamento que te preparará para ser um profissional Black Belt, você precisa ter um vasto conhecimento das estratégias de Lean Seis Sigma, além de saber planejar e liderar projetos e mudanças mais complexas. 

Além disso, os faixas pretas do LSS monitoram resultados e gerenciam a dinâmica da equipe, impactando significativamente na produtividade de toda a empresa.

Master Black Belt Lean Seis Sigma

Se você chegou ao Master Black Belt: parabéns, você chegou ao topo da hierarquização do Lean Seis Sigma! 

Em suma, esses profissionais têm uma visão ampla da estratégia ao longo de uma empresa e coordenam equipes de Black Belts e afins.

Como se qualificar e melhorar o nível Lean Seis Sigma?

Como falamos no tópico anterior, apesar de existir uma hierarquização na metodologia, você não precisa passar por todas as etapas. 

Se você fizer o treinamento de Black Belt, você receberá todos os conhecimentos do White e do Green Belt, além do upgrade para o Black Belt. Legal, não é?

Os treinamentos Lean Seis Sigma são focados em ensinamentos teóricos e práticos em prol da melhoria contínua e existem diversas empresas que os oferecem, já que não há nenhum órgão regulamentador da certificação no Brasil. 

Por isso, avalie bem a instituição de ensino que você deseja fazer o treinamento.

Se você quer entrar nesse mundo da metodologia ágil e não sabe como começar, nós temos uma dica: o bootcamp Agile Expert da XP Educação! 

Com ele você conseguirá implementar todas as estratégias do Scrum nas mais diversas áreas da sua empresa, além de poder ser responsável pela potencialização do seu negócio. Tenha acesso assinando a Multi +

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img