Você consegue lembrar de todas as grandes invenções tecnológicas que marcaram a sua geração?
O ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), por exemplo, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala, criado em 1946. Hoje em dia, contamos com celulares que possuem não só a função de ser um computador pessoal, como também televisão, câmera, local de compras, etc.
Para se manterem relevantes no mercado, as empresas precisam cada vez mais buscar novas formas de inovar, e os consumidores precisam cada vez mais estarem atentos ao que realmente são inovações tecnológicas e o que são apenas incrementações de tecnologias já existentes.
Manter-se atualizado com as constantes mudanças tecnológicas é essencial não só para não ser um profissional desatualizado, como também para não se enganar com lançamentos que parecem inovadores, mas que na verdade são mais do mesmo.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com 5 livros para que você não só entenda como as inovações tecnológicas se dão nas empresas, mas seja você também um profissional capaz de implementar tais inovações.
1. Innovatrix – Clemente Nóbrega, Adriano R. de Lima
Você já parou para pensar que são raríssimas as inovações que realmente são originais? Clemente Nóbrega e Adriano R. de Lima, ambos autores com formação em física, explicam em seu livro “Innovatrix” que a maioria dos lançamentos que vemos é uma combinação de produtos lançados anteriormente.
A formação em física dos autores os levou a buscar um fundamento científico que mostrasse que inovação e criatividade não são dons que pertencem a gênios, mas sim um processo sistemático de elaboração. Baseado em seus estudos, eles desenvolveram o método “innovatrix”.
Para entender melhor este método, é explicado no livro que menos de 1% das invenções são, realmente, originais. Para os autores, a inovação é uma resposta para um problema. Dito isto, é afirmado ainda que a inovação é possível a partir de métodos de rearranjo de criações já existentes.
Os autores usam como exemplo o sucesso do iPod que não se deu graças ao produto, mas sim graças à tecnologia usada, uma vez que já existiam produtos similares no mercado. A partir desse exemplo, fica mais fácil identificar quando uma inovação tecnológica revoluciona o mercado, ou é apenas mais do mesmo.
2. Seja Disruptivo! – Jay Samit
Já pensou em aprender sobre inovação com alguém que foi nomeado para atuar na iniciativa de educação e tecnologia na Casa Branca? Pois é, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, escolheu Jay Samit, autor de “Seja Disruptivo”, para desenvolver esse importante papel nos Estados Unidos.
Jay explica em seu livro que ainda que a tecnologia esteja sempre em evolução, são poucos os produtos lançados que realmente impactam o mercado e mudam a forma como os consumidores pensam e se comportam. Para realizar tal mudança é necessário estratégia, teste, dedicação, iniciativa e coragem para ser disruptivo. 💡
No livro é explicado que algumas empresas se preocupam tanto com o que a concorrência está fazendo, que acabam impedindo que as verdadeiras inovações disruptivas sejam criadas. Pense nas empresas de celular, por exemplo, quantas realmente apresentam algo realmente inovador que impacta o mercado?
Como o autor ressalta, a inovação não precisa ser a criação de algo que nunca existiu, mas sim algo que causa uma mudança de pensamento no mercado.
3. Diferente – Youngme Moon
Até aqui já ficou claro que nem todo lançamento é realmente inovador. Youngme Moon, primeira mulher americana-asiática a integrar o corpo docente de Harvard, explica em seu livro “Diferente” que muitas vezes a verdadeira inovação é simplificar algo que já está no mercado.
Para ilustrar seu ponto de vista a autora traz como exemplo uma gigante do mercado, o Google. É explicado no livro que o Google dominou a concorrência quando resolveu abdicar das diversas funcionalidades que outros sites ofereciam para oferecer um site mais clean com foco apenas em ser um site de buscas.
A escolha feita pelo Google impactou os setores de tecnologia da época e até hoje a empresa é o maior site de buscas do mercado. Assim, a grande lição apresentada pela autora é que nem sempre precisamos aperfeiçoar algo já existente através de novas funcionalidades, muitas vezes a melhor forma de agregar valor é simplificar.
4. Uma Pergunta Mais Bonita – Warren Berger
Para você, qual é o ponto de partida para a inovação? Warren Berger, jornalista e especialista em inovação, explica em seu livro “Uma Pergunta Mais Bonita” que muitas empresas falham em realmente inovar e reinventar o mercado porque não encorajam em seus colaboradores o questionamento.
Segundo o autor, quando crianças fazemos perguntas o tempo todo, mas conforme vamos crescendo, a educação nos faz perder o espírito questionador, o que limita nossa capacidade de inovar e nos deixa despreparados para nos adaptar a todas as novas invenções que surgem todos os dias.
É explicado na obra que existem três tipos de perguntas capazes de levar empresas e pessoas a desenvolverem ideias inovadoras e criativas, são elas: Por quê? E se? Como? 🤔
Warren ressalta ainda que as empresas deveriam trocar o velho hábito de “brainstorming” pelo de “question storming”, pois o primeiro cria uma pressão para chegar à boas respostas e o segundo permite utilizar a criatividade para levantar questionamentos capazes de guiar a empresa na busca de soluções para os problemas.
5. O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
“O Dilema da Inovação”, livro publicado originalmente pela Harvard Business Review, propõe que existem dois tipos de inovação: incremental e disruptiva. O autor, Clayton M. Christensen, explica que a inovação disruptiva é trazer uma tecnologia que estava na mão de poucos e tornar acessível para a maioria.
O autor dá ainda algumas dicas para implementar a inovação, são elas:
- Se sua empresa está sendo superada por uma startup, não busque superá-la, invista em comprá-la juntamente com sua tecnologia;
- Saia da zona de conforto, busque modificar os processos internos para que haja mais espaço e liberdade para a discussão de ideias inovadoras;
- Se sua ideia não é comportada pelo segmento de sua empresa, abra uma nova com o foco desejado!
Para finalizar, uma dica que é apresentada para quem deseja acompanhar as tecnologias sem pagar muito por elas, é investir nelas enquanto ainda estão no início! Elas podem não ser relevantes no momento, mas no futuro serão um diferencial na sua busca por sucesso.
Seja criativo para conseguir acompanhar as constantes inovações!
Acompanhar todos os novos lançamentos na área da tecnologia é quase impossível. Já que, todos os dias um novo aplicativo é criado, uma nova funcionalidade é implementada, um novo dispositivo é inventado e não existe tempo livre e dinheiro que nos permita acompanhar todos esses lançamentos.
A partir do momento que aprendemos como as novas tecnologias são pensadas e lançadas no mercado, podemos identificar quais realmente valem a nossa atenção e foco e quais são apenas estratégias das empresas para superarem suas concorrentes.
Além disso, entender esses processos permite que possamos também desenvolver ideias inovadoras e nos tornarmos profissionais de destaque no mercado! A inovação, assim como o aprendizado, deve ser contínua. Então, não deixe de se aprofundar nessas leituras para que você se torne o inventor disruptivo que o mercado precisa!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!