Com tantas instabilidades na economia, as empresas se desdobram para descobrir como atuar no mercado de forma que continue prosperando e colhendo frutos. Muitas conseguem e outras não e, por isso, não só grandes como também pequenas empresas estão aderindo ao processo de M&A para integrar esforços e ter mais resultados, ou em outro caso para não falir.
M&A significa Mergers and Acquisition, que quer dizer fusões e aquisições. Essa estratégia de crescimento vem sendo cada vez mais ouvida no mercado e servido de opção para as empresas.
Mas o que ela significa e qual seu objetivo? Ela traz benefícios mesmo? Como funciona o processo?
Confira neste artigo a resposta para essas perguntas e conheça exemplos reais sobre essa operação que deram certo.
O que é M&A?
Fusões e aquisições ou M&A se refere a um processo que consolida duas ou mais empresas para alavancar uma marca no mercado.
É uma ação que visa garantir o crescimento, expandir negócios, mudar estratégia jurídica ou posição competitiva e atrair mais talentos, aproveitando do que a outra empresa já faz melhor para unir esforços.
Explicando cada conceito:
- Fusões: são duas sociedades que sofrem uma fusão, se extinguem e transferem todo o seu patrimônio para formar uma nova sociedade conjunta com personalidade jurídica e com identidade distinta das empresas que antes eram originárias.
Um exemplo é o Itaú e o Unibanco, virando apenas uma marca.
- Aquisições: processos que uma empresa adquire de outra operação societária total ou parcialmente, sem criar uma nova empresa, isto é, ela mantém a sua identidade, mas a sucede em relação a direitos e obrigações.
Um exemplo desse caso é a Leader e a Renner, embora no final não se tenha concluído de fato a compra.
Na maioria das vezes, optam por essa solução as empresas que querem um crescimento mais acelerado, mas ao mesmo tempo economia de custos de produção e redução de riscos.
Só que muitas pessoas acreditam que o M&A funciona apenas para grandes empresas, mas não é verdade. Pequenos e médios negócios também veem uma oportunidade, principalmente na compra de empresas menores e com valores inferiores ao que elas valem, servindo como alavancada no negócio e consolidação no mercado.
No entanto, é importante destacar que nem tudo é 100% perfeito, pois alguns pontos negativos podem surgir nessa implementação, como a perda de força de uma marca, a perda de produtividade, a confusão de sua posição no mercado, caso compre de uma marca muito fora do seu nicho, e as demissões em massa.
Se for o seu objetivo, você pode mitigar esses fatores seguindo um planejamento adequado ao processo de M&A, e entendendo quais dos tipos de aplicação existentes mais se adequa ao que está pensando.
Como funciona esse processo de M&A?
Agora que você entendeu o conceito e a importância, é o momento de entender na prática como ele funciona.
Conforme dito, M&A ocorre quando duas ou mais empresas queiram unir esforços e se alavancar no mercado. Para isso acontecer é necessário realizar algumas etapas, são elas:
- Antes de qualquer processo você precisa pensar nas empresas que estão envolvidas e quais farão mais sentido com os seus objetivos;
- Identifique e analise os benefícios, os riscos, como as marcas se alinham, os volumes de receitas e despesas, bem como o balanço.
Preparar, planejar e criar um plano de execução
Assim, você toma uma decisão mais assertiva para iniciar um planejamento e definir uma estratégia a ser seguida.
Pensar em valuation
Depois, é necessário entender quanto valem essas empresas que estarão envolvidas. Você deve usar o processo de valuation, que é um método que estima o valor das empresas de forma sintetizada e, assim, você consegue propor e negociar com os empresários sem ter que sacrificar nada. É uma maneira de tomar a melhor decisão como um todo.
Com isso, você já consegue dar o próximo passo. Confira!
Entender sobre a negociação e o Due Diligence
O próximo e último passo é a negociação, ou seja, é o momento de entrar em acordo com a empresa a respeito dos preços, como ficará a estrutura da transação e no pós compra também.
Aqui ocorre o processo de due diligence, uma espécie de auditoria que ficará responsável por rever todos os dados da empresa negociada (ambiental, financeira, fiscal, previdenciária, trabalhista, entre outras), identificando irregularidades e tomando as providências necessárias.
Ao final, redige-se um contrato principal e fecha-se o negócio.
Tipos de M&A
Quando falamos de M&A existe uma divisão de tipos de transações, sendo:
- Horizontal – realizadas entre empresas que participam do mesmo segmento e comercializam o mesmo tipo de produto ou serviço, como é o caso de duas concorrentes. Exemplo: Avon e Natura;
- Vertical – entre empresas que participam da mesma cadeia de produção, mas em fases diferentes;
- Conglomerado – companhias de diferentes setores e indústrias realizam operações de M&A, muito utilizadas em grandes corporações que querem reduzir riscos e ao mesmo tempo ampliar influência;
- Complementar – entre empresas que comercializam produtos ou serviços complementares;
- Extensão – duas empresas se fundem e vendem os mesmos serviços, só que para públicos diferentes.
Como aconteceu a fusão entre o IGTI e a XPEED?
Portanto, o processo de fusões e aquisições (M&A) é muito mais do que unir esforços e impedir marcas de falir, ele significa um movimento altamente estratégico visando objetivos comuns de mais influência, alcance, posicionamento, receita e outros fatores.
Um caso que aconteceu no final do ano passado foi a fusão do XPEED, empresa de educação pertencente à XP Inc, empresa de investimentos, com o IGTI, empresa de educação à distância voltada a conteúdos de tecnologia da informação.
A organização que simplificou a vida financeira de milhares de pessoas se uniu à melhor escola de ensino a distância em tecnologia para transformar a vida dos brasileiros por meio da educação.
Nosso objetivo ao unir essas duas marcas visou aumentar sua aquisição no mercado por parte de clientes e ao mesmo tempo começar a ampliar o conhecimento de investimentos, educação financeira e tecnologia às pessoas.
Acesse esta reportagem do O Globo para saber mais sobre isso e entender nosso negócio.