O que é machine learning? Como funcionam os seus algoritmos?  

Inicie os seus estudos em Machine Learning e aprenda sobre os principais conceitos e técnicas da área.

O machine learning (ML) é uma subcategoria de inteligência artificial. Nele, o computador é desenvolvido para identificar padrões ou descobrir formas de aprender regularmente, sem ser necessário fazer ajustes para otimizar a performance.  

Existem diversas tarefas da nossa rotina que recebem informações dos algoritmos de machine learning. 

  • Detecção de fraudes;
  • Resultados de pesquisa na Web;
  • Anúncios em tempo real, tanto em páginas da web como em dispositivos móveis;
  • Análise de sentimento baseada em texto;
  • Pontuação de crédito e melhores ofertas;
  • Previsão de falhas no equipamento;
  • Novos modelos de precificação.

Neste artigo, você descobrirá mais detalhes sobre o aprendizado de máquina, como ele funciona, quais são os benefícios, entre outras questões. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

O que é Machine Learning?

O machine learning ou aprendizado de máquina tem como base para seu funcionamento a mesma premissa do aprendizado humano. Ou seja: é o aprendizado de máquina por meio do armazenamento de dados e informações prévias para, em seguida, executar uma determinada atividade. 

Com o machine learning, máquinas e computadores se tornam capazes de aprender a aplicar diversas tarefas por meio da identificação de respostas programadas para diversas situações. Tudo isso graças a sistematização de seus dados.

Os dados podem ser imagéticos ou visuais, textuais, numerais e até mesmo sensoriais em diversos casos.

Quer descobrir mais detalhes sobre a carreira de Machine Learning? Dê o play e assista ao nosso webinar exclusivo sobre o tema. 

Como funciona o Machine Learning?

Agora que você já sabe o que é aprendizado de máquina, vamos entender melhor como funciona o processo? 

O desenvolvimento de um sistema de machine learning trabalha da seguinte forma: por meio da sistematização e armazenamento de dados pelo sistema da máquina é construído um conjunto de regras e normas para gerar uma resposta e ação a partir do processamento destes dados.

Em contrapartida, os algoritmos de machine learning criam, a partir da análise dos dados armazenados, ou até mesmo das respostas e ações esperadas da máquina nesta análise, uma otimização de todo o processo.

Nesse cenário, são construídas novas regras e perguntas para a segmentação mais aprofundada dos dados armazenados.

Para que serve e qual a sua Importância?

O machine learning ou aprendizado de máquina é uma das tecnologias mais importantes da atualidade. Afinal, está disponível no cotidiano de diversas pessoas. 

A técnica tem como principal objetivo trabalhar em conjunto e colaboração com as tarefas e execuções manuais feitas por nós humanos, de maneira a otimizar e tornar determinados processos mais simples, rápidos e eficientes.

Netflix, Spotify e Amazon Prime Video, por exemplo, usam machine learning nos algoritmos de recomendação de filmes e séries para os assinantes.

A UBER também é outra empresa que aplica a tecnologia. Aqui, ela é usada para mostrar o tempo estimado de um percurso para o usuário. 

Qual a diferença entre Machine Learning e Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é uma ciência que estuda e desenvolve o emprego de máquinas para realização e otimização de tarefas humanas de maneira autônoma e independente.

Já o machine learning pode ser definido como uma subárea da inteligência artificial, ou seja: o machine learning é um pedacinho do grande leque de técnicas e conceitos que a inteligência artificial abrange.

Quais os principais benefícios desta tecnologia?

O machine learning é uma solução tecnológica que vem apresentando diversos benefícios tanto na otimização de tarefas cotidianas em nosso dia a dia quanto na otimização de tarefas empresariais.

Veja abaixo quais são os principais benefícios da tecnologia. 

  • Aumento da produtividade;
  • Otimização na sistematização e análise de dados;
  • Redução de custos operacionais;
  • Identificações de problemas e falhas de maneira ágil e eficiente;

Quais são os principais tipos de aprendizado de máquina? 

A aplicação do aprendizado de máquina pode ser observada na execução de diversas tarefas.

  • Aplicativos de transporte e geolocalização;
  • Filtragem de e-mails, spams e malwares;
  • Realização de compras on-line;
  • Anúncios personalizados com base nos dados e histórico do usuário;
  • Algoritmos de redes sociais e serviços de streaming com base no comportamento e consumo do usuário.

Quais os principais métodos de aprendizagem de máquina?

O machine learning ou aprendizado de máquina permite a automação de tarefas e atividades em diversos segmentos.

No entanto, o aprendizado de máquina é desenvolvido por meio de quatro diferentes métodos que dependem diretamente de sua finalidade, capacidade de leitura, armazenamento e análise de dados.

Confira agora as três principais formas de desenvolvimento do machine learning!

Aprendizado supervisionado

O aprendizado supervisionado usa como base dois conceitos fundamentais do machine learning: regressão e classificação.

Com esses conceitos em mente, o aprendizado supervisionado funciona a partir da criação de um banco de dados manualmente. 

Então, a máquina aprende a reconhecer sua principal função e executá-las com base em padrões e semelhanças.

Aprendizado não supervisionado

O aprendizado não supervisionado é mais complexo e lento. Isto porque, a máquina começa a analisar, de forma independente, os dados previamente coletados e sistematizados. A partir disso, ela identifica padrões e esquemas de forma autônoma.

Aprendizado semi-supervisionado

O aprendizado semi-supervisionado está entre o aprendizado supervisionado e o não supervisionado. Ele é feito de forma manual. Aqui, é fornecido um sinal de aprendizagem e treinamento de maneira incompleta.

Por isso, na aprendizagem semi-supervisionada, a máquina recebe um conjunto de dados e algoritmos, sem que seja determinado diretamente o comando desejado com base nestes dados.

Aprendizado por reforço

O aprendizado por reforço é um dos que mais se assemelham ao aprendizado infantil . Até certo ponto, ele é feito de maneira automática. Então, consegue identificar  erros e falhas com base em uma resposta externa.

A partir da identificação de falhas, a máquina é capaz de traçar outra rota para que seja feita outra abordagem da próxima vez. 

Quais são os tipos de abordagem do machine learning?

Conheça as principais abordagens utilizadas no desenvolvimento e estruturação de um sistema de machine learning.

Regressão

Regressão ou regressão linear é um algoritmo supervisionado de machine learning utilizado para “prever o futuro” com base nos dados e informações previamente sistematizadas.

A partir da sistematização de dados e informações prévias, por meio da regressão, um sistema de machine learning será capaz de identificar padrões de respostas previamente entregues com base nessas informações e repeti-las de maneira contínua.

Classificação

A classificação em um sistema de machine learning é responsável por sistematizar e organizar todos os dados previamente armazenados na memória do sistema.

Sendo assim, de maneira supervisionada, as informações e dados são divididos e subdivididos em duas ou mais classes.

Um dos exemplos clássicos da classificação de dados em um sistema de machine learning é a ordenação de e-mails em listas de spam e não spam.

Clustering

Em clustering, a abordagem funciona de forma mais complexa. Um conjunto de dados e informações são divididos e subdivididos em grupos de uma ou mais entradas.

No entanto, essas informações não são conhecidas ou definidas previamente, tornando o clustering uma abordagem de machine learning não supervisionada.

Quais as diferenças entre Machine Learning, Deep Learning e mineração de dados?

A Inteligência artificial abrange uma ampla gama de conceitos e técnicas, mas cada um tem as suas próprias particularidades. 

De maneira resumida, o machine learning (aprendizado de máquina) e o deep learning (aprendizado profundo de máquina) são dois principais pilares de um sistema de inteligência artificial, enquanto a mineração de dados é um sistema que torna possível o desenvolvimento de machine learning com base na sistematização de dados e informações.

A principal diferença entre os dois é que o machine learning é desenvolvido com base em dados e algoritmos onde o sistema aprende a realizar tarefas de maneira automática por meio da mineração de dados.

Já o deep learning é uma técnica um pouco mais complexa, uma vez que nela o sistema de inteligência artificial é capaz de atuar de maneira totalmente independente.

Isso se dá através da construção de redes neurais que emulam o cérebro humano tornando o sistema capaz de executar funções manuais de forma autônoma e sem a supervisão de um humano.

< Leia mais também em: Ciência de Dados: conheça a profissão do futuro />

Onde aprender machine learning?

A XP Educação desenvolveu um bootcamp online em Arquiteto(a) de Machine Learning.

Conheça a linguagem de Machine Learning para dominar os algoritmos e aplicar na solução de problemas em diferentes áreas. Assim, estará pronto para: desenvolver modelos utilizando técnicas de Inteligência Artificial, resolver contratempos e promover a modernização de negócios. 

Habilite-se para se tornar (a) Arquiteto(a) de Machine Learning com os melhores profissionais do mercado, dominando todas as habilidades e competências da área. Assegure sua permanência no mercado de trabalho e esteja pronto(a) para atuar nas maiores empresas do ramo.

Faça a sua inscrição no processo seletivo e aprenda todos os detalhes da carreira de Machine Learning. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img