Mastodon: conheça a rede social sem fins lucrativos que está rivalizando com o Twitter

A rede social Mastodon tem deixado os fãs da plataforma do passarinho de olhos bem abertos e está crescendo bastante!

Mastodon: parece o nome de um Deus grego, mas na realidade, é o nome da rede social que tem feito concorrência com o Twitter. Isso mesmo, até a rede do passarinho tem concorrentes agora!

O fundador e CEO do Mastodon, Eugen Rothko afirma que, em novembro de 2022 a rede alcançava 1 milhão de usuários com perfis ativos e, no mês anterior, outubro, mais de 450 mil pessoas criaram as suas contas na rede social.

Mas o que tem feito tantas pessoas se aproximarem desta rede?

Simples: a semelhança com o Twitter e, obviamente, algumas vantagens relevantes, como não ter que ver algumas publicidades importunas.

Vamos entender mais sobre como o sucesso chegou para o Mastodon? Siga a leitura!

O que é o Mastodon?

Mastodon é uma rede social que funciona como um serviço de microblog, bem como o Twitter. Assim, ele funciona na plataforma com rolagem vertical que permite posts curtos.

Os usuários podem fazer upload de diversos tipos de conteúdos, desde textos e vídeos até gifs e emojis. A limitação é apenas os 500 caracteres (o que é quase o dobro da quantidade de caracteres aceitas pelo Twitter).

Logo da Mastodon rede social
Logo da Mastodon rede social

Segundo a própria plataforma, a rede social contém, hoje, mais de 4,4 milhões de usuários (impressionante, não?).

Fazendo uma breve comparação, o Twitter tem mais de 120 milhões de usuários, no entanto, quando o Matsodon estava dando seus primeiros passos, a rede do passarinho já tinha cerca de dez anos.

Quando e como surgiu o Mastodon?

Provavelmente o que mais diferencia o Mastodon de todas essas empresas de redes sociais é que ele foi desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos, inclusive, hoje, o seu lema é “a rede social que não está à venda” provando para o usuário que a missão e a essência da plataforma não mudou.

O CEO Eugen Rochko é, também, o criador do Mastodon que deu vida à rede em 2016 com o apoio de crowdfunding!

Mastodon vs Twitter

As comparações entre o Mastodon e o Twitter tomaram conta da internet quando o Elon Musk comprou o Twitter: o bilionário comprou a rede social do passarinho por míseros US$ 44 bilhões.

Por causa dessa ação, diversas discussões foram levantadas nas redes relacionadas ao rumo do Twitter, visto que, Musk, novo dono, já tinha exposto que faria mudanças um tanto quanto drásticas na forma na qual a empresa vinha sendo gerida.

Assim, muitos usuários começaram a migrar para outras plataformas e o Mastodon tem sido uma das que mais tem gerado interesse nas pessoas, justamente por ter semelhanças com o Twitter.

Como funciona o Mastodon?

Em suma, os indivíduos que usam Mastodon têm a possibilidade de entrar nos mais diversos servidores que, por sua vez, são realizados por diferentes grupos e usuários.

Ou seja, a plataforma não possui uma plataforma central gerida e controlada por uma empresa, como o Instagram, Facebook e WhatsApp, que são redes da empresa Meta, do Mark Zuckerberg. Sendo assim, o funcionamento do Mastodon se dá por meio de servidores, como se eles fossem comunidades.

Algumas dessas comunidades são:

  • All: todas as comunidades;
  • Activism: temáticas sociais;
  • Art: criações artísticas;
  • Food: para aqueles que amam comida;
  • Games: para o mercado de games;
  • Humor: piadas, memes e coisas engraçadas;
  • LGBT: voltada a comunidade LGBTQIA+;
  • Music: amantes da música;
  • Tech: assuntos tecnológicos.

Além disso, a plataforma é gratuita e é totalmente livre de anúncios.

<Leia também: Metaverso: tudo que você precisa saber sobre o novo mundo virtual/>

Quais os diferenciais da rede social Mastodon?

Alguns pontos diferenciais, de forma objetiva, são:

  • Livre de anúncios;
  • Existe a possibilidade de esconder informações em alguma postagem e inserir avisos de spoiler para que outras pessoas não sejam prejudicadas;
  • Escolha de quais pessoas acessarão as suas publicações;
  • Tem código aberto, ou seja, qualquer um pode customizá-lo!

Como criar uma conta na rede social: passo a passo

Fazer um cadastro e começar a usar o Mastodon é simples. Veja o passo a passo:

  1. Entre no site oficial para fazer o cadastro;
  2. Escolha um nome;
  3. Escolha a sua senha;
  4. Escolha a sua comunidade;
  5. Escolha o servidor onde a sua conta será hospedada;
  6. E prontinho!

Caso você não queira seguir as etapas que vêm logo depois do passo 5, que não citamos acima, você pode ir até a página web e clicar em “velocidade de inscrição” e depois apertar em “instantâneo”. Assim, alguns servidores aparecerão e você poderá escolher um deles rapidamente.

<Leia também: Gestão de redes sociais: por que você deve investir nessa estratégia?/>

Como utilizar o Mastodon?

Ainda em dúvidas de como utilizar o Mastodon? Vamos lá!

Encontrar amigos

No Mastodon você não encontrará aquelas sugestões de amizade típicas de outras redes sociais, ou seja, o servidor não escaneia os seus contatos e busca as pessoas que você conhece na rede. Se você deseja encontrar um amigo na plataforma, precisa saber como é a identificação dela na mesma.

Caso os seus amigos estejam no mesmo servidor que o seu, é só buscar pelo nome de usuário. Se não estiverem, você precisará do cadastro delas, que nada mais é que um “e-mail” gerado pelo Mastodon.

Além disso, você pode encontrar pessoas usando as hashtags, mas essas nós nem precisamos apresentar porque vocês já se conhecem.

Publicações

Em suma, as publicações divergem das do modelo do Twitter. No Mastodon, elas aparecem de forma cronológica, e não com base em um algoritmo. E ainda tem algumas mudanças nos nomes das ações:

  • Tweets são Toots;
  • Retweets são boost;
  • A ação de curtir é favourite.

Além disso, como a rede não tem algoritmo, qualquer pessoa que está no mesmo servidor que você pode, de fato, ver as suas publicações em ordem cronológica.

Instâncias na rede social Mastodon

Qualquer pessoa pode administrar uma instância Mastodon, logo, instâncias diferentes não só têm comunidades únicas, mas também hashtags Mastodon e algumas, inclusive, têm um conjunto único de regras.

Cada instância tem regras e, embora sejam ligeiramente diferentes na descrição, elas explicitam claramente o que é e o que não é um comportamento aceitável.

Vale a pena utilizar a rede social Mastodon?

A grande vantagem do Mastodon comparado ao Twitter é o fato de a rede ter o open source (cógido aberto), que centraliza nas decisões dos usuários. Dessa forma, todo e qualquer recurso da rede é customizado pelas pessoas que estão nela, não apenas pela empresa que a gere.

Para muitos, isso é muito bom. Para outros, não, visto que já foram encontradas posturas criminosas reguladas na plataforma por usuários que estavam lá. Essa ausência de controle é positiva, mas também traz riscos.

Gostou de aprender mais sobre esse mundo digital em constante expansão? Continue aprendendo com o bootcamp Transformação Digital da XP Educação. Com ele você aprenderá muito sobre cultura digital e entenderá mais sobre experiência do usuário.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img