Os 6 melhores indicadores day trade para você maximizar seu retorno!

Conhecer os melhores indicadores day trade é de suma importância para qualquer especulador que deseja operar com ativos para estratégias de curto prazo.

Nesse contexto, é fundamental saber de antemão que os índices de suporte utilizados para orientar a tomada de decisão dos investidores são frutos de análise técnica de gráficos.

Afinal, outros indicadores mais abrangentes que avaliam fundamentos, performance macroeconômicas e rendimento das organizações por trás dos ativos só funcionam para investimentos a longo prazo.

Quer saber quais são os principais indicadores day trade para potencializar seu conhecimento em analisar gráficos e montar estratégias vencedoras? Leia até o final!

Conheça os 6 melhores indicadores day trade

1. Médias móveis

Apesar de ter sua origem na estatística, o indicador de médias móveis é extremamente popular como suporte para a análise técnica. E como ele é utilizado? Muito simples!

O trader faz um apanhado do histórico de preços de um determinado ativo em um intervalo de tempo específico e calcula a média desses valores no decorrer do tempo.

Portanto, para calcular a média móvel de ações nos últimos cinco dias, por exemplo, soma-se o preço de fechamento do papel ao fim de cada dia e no final o valor é dividido por cinco. 

>> Quer saber como usar a volatilidade a favor dos seus investimentos? Confira o vídeo abaixo do canal Investimento às Claras:

2. MACD

Continuamos nossa lista dos seis melhores indicadores day trade com o MACD (Moving Average Convergence/Divergence). Para o cálculo desse valor, utilizamos outro indicador fundamental para a análise técnica de gráficos, as médias móveis.

Em suma, o MACD é composto por três variáveis:

  • Média longa: média móvel exponencial dos últimos 29 dias.
  • Média curta: média móvel exponencial dos últimos 12 dias.
  • Linha de sinalização: subtração entre as duas médias móveis acima.

A linha móvel do MACD é calculada pela subtração da média longa menos a curta. Com esse valor, podemos alcançar então o valor da linha de sinalização.

Quando o valor da linha de sinalização é superior a zero, há uma expectativa de alta no preço dos ativos; quando inferior, a tendência é de baixa.

3. Bandas de Bollinger

O terceiro item da nossa lista de melhores indicadores day trade é uma variável amplamente utilizada em cenários de alta volatilidade de valores, como é o caso das operações de ativos no curto prazo. Estamos falando das Bandas de Bollinger.

Esse indicador utiliza duas médias móveis traçadas em linhas relativamente paralelas no gráfico. Cada uma dessas linhas corresponde a uma máxima ou mínima da média do preço do ativo. Entre ambas, fica a zona de equilíbrio, que é um núcleo de onde o preço tende sempre a se estabilizar.

imagem para ilustrar as bandas de bollinger
Bandas de Bollinger usadas para a análise técnica. Fonte: Shutterstock

Idealizado por John Bollinger, esse princípio pode ser programado por inteligência de dados e é muito semelhante a um conceito que veremos logo mais, como o rompimento de topos e fundos.

4. Volume Weighted Average Price

Volume Weighted Average Price é um dos indicadores para day trade ou swing trade que orientam os especuladores de acordo com o volume de negociação que cada ativo tem durante determinado período. 

Em suma, a quantidade de negociações de compra e venda são a variável fundamental para indicar se é hora de vender ou comprar. Por exemplo, se muitas pessoas estão vendendo uma criptomoeda, a tendência é de baixa; se estão comprando, a expectativa passa a ser de alta.

>> Será que vale a pena investir em criptomoedas? Confira o vídeo do canal Investimento às Claras e tire suas conclusões:

5. Índices de Forças Relativas

Os índices de forças relativas (IFR) é um termômetro para saber a quantas anda a tendência de variação de preços. Isso porque ele mede a velocidade e valor da oscilação da mudança de preço de um ativo.

Ele varia de 1 a 100: quanto mais próximo do valor máximo, quer dizer que os ativos tiveram altas progressivas em diferentes períodos. Por outro lado, quanto mais próximo de zero, significa mais quedas em momentos diversos da sequência histórica definida. 

6. Topos e fundos

Para finalizar nossa lista dos melhores indicadores de day trade, vamos falar de um dos principais suportes para monitoramento de tendências: o rompimento de topos e fundos.

Muito semelhante ao conceito de Bandas de Bollinger, topos e fundos são extremos do gráfico que representam, respectivamente, o ponto mais alto e mais baixo de um preço de ações, derivativos, moedas ou outros ativos em um determinado intervalo de tempo.

O topo representa um teto, também conhecido como resistência, de até onde o valor deve crescer. Dessa forma, ao tocar esse ponto, há uma tendência de queda no preço do ativo.

Por sua vez, o fundo representa o outro extremo da linha gráfica. Ele determina o preço mais baixo do ativo, também conhecido como suporte, em um determinado intervalo de tempo. A partir daí, há um indicativo de tendência de alta. 

A importância de conhecer os principais indicadores para day trade

Conhecer os principais indicadores para day trade, como vimos, é fundamental para poder operar sob essa metodologia de negociação. 

Além do mais, cada um deles indica aspectos importantes para a determinação do preço de um ativo e, portanto, eles precisam sempre ser analisados em conjunto para que você tenha maior eficácia em sua estratégia e definição das posições em carteira.

Isso comprova que estudo e preparação é fundamental para qualquer operador de mercado antes dele ingressar na especulação de ativos para ganhos de bons rendimentos no curto prazo. Pois, quanto mais conhecimento você adquire, maior será sua capacidade de mitigar eventuais erros e prejuízos, como também de maximizar sua rentabilidade.

Sendo assim, se você está querendo aprimorar suas habilidades para desenvolver boas estratégias, tem um bom gerenciamento de risco e aprender as melhores técnicas de análise, o curso “Tudo que Aprendi em 12 Anos de Day Trade” cai como uma luva.

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Gostou da nossa lista com os seis melhores indicadores day trade? Dá um pulinho na Escola de Investimentos da Xpeed e conheça a variedade de cursos disponíveis para você entender tudo sobre mercado financeiro independentemente do seu perfil de investidor

Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img