Mercado de trabalho: qual o panorama atual e do futuro?

Saiba como está o mercado de trabalho, as áreas que estão em alta e como buscar boas oportunidades.

O mercado de trabalho é um reflexo da economia do país e, saber como ele está pode ajudar pessoas que desejam se recolocar, buscar novas oportunidades ou sair do desemprego. Conhecer as tendências, as mudanças e as exigências pode ajudar a escolher os melhores cursos e áreas para se tornar um profissional requisitado. 

Neste conteúdo abordaremos as maiores demandas do mercado de trabalho atualmente, assim como alguns conceitos que podem fazer toda a diferença para você que busca crescer na carreira. Vem com a gente!

Mercado de trabalho: o que é?

É conhecido como mercado de trabalho a relação entre a oferta de empregos e a força de trabalho disponível. De um lado estão as empresas com necessidade de pessoas para realizar as suas atividades e, do outro, profissionais com habilidades para realizar essas atividades.

A análise do mercado de trabalho costuma ser feita antes de optar por determinada profissão, para poder identificar a equivalência entre oferta e demanda, verificando se a situação é vantajosa ou se tende a ser no futuro.

Quando existe uma demanda muito grande de vagas de determinadas profissões e poucos candidatos, as empresas precisam disputar os profissionais e, por isso, acabam oferecendo salários mais competitivos e/ou melhores benefícios. O oposto também pode acontecer. 

Quando há uma área com muitos candidatos e poucas vagas, os profissionais precisam se esforçar mais para se diferenciar no mercado e conquistar as oportunidades. 

Além disso, existem também os trabalhos informais, considerados dessa forma por não terem registro e não pagarem a contribuição previdenciária. Por este motivo, eles podem causar prejuízos à previdência pública, que não consegue receber o valor necessário para pagar as aposentadorias.

Por fim, também é possível participar do mercado de trabalho sendo um profissional autônomo e oferecendo serviços ou produtos como um microempreendedor individual, modalidade que também cresceu muito nos últimos anos.

Setores do mercado de trabalho

O mercado de trabalho é dividido em três setores, de acordo com as atividades econômicas e produtivas. Abaixo você confere mais sobre cada um deles.

Setor primário

Basicamente, é o setor que lida com a matéria-prima. Estão classificadas aqui a agricultura, extração mineral e vegetal e pecuária.

Setor secundário

No setor secundário temos as relações de trabalho que transformam a matéria-prima, como é o caso das indústrias e da construção civil.

Setor terciário

Já no setor terciário estão os serviços formais e informais em que existe a correspondência entre pessoas, como as atividades comerciais. Como o foco aqui não são os produtos, nesse ramo costuma estar concentrada a maior parte da força de trabalho intelectual.

Como o mercado de trabalho está?

Atualmente, o mercado de trabalho está desafiador, tanto para quem está iniciando, como para quem deseja se recolocar ou manter a profissão que possui. A pandemia de Covid-19 e outros fatores trouxeram instabilidade para a economia mundial, fazendo com que seja ainda mais necessário avaliar as decisões. 

Mercado de trabalho no Brasil 

Assim como aconteceu em diversos outros países, a pandemia de Covid-19 prejudicou a produção industrial e causou a redução de salário, além da demissão de diversos profissionais e fechamento de empresas. 

Ela também fez com que a transformação digital acelerasse muito mais rapidamente, uma vez que passamos a trabalhar e usar serviços de forma remota.

Ferramentas que seriam implementadas no futuro, passaram a se tornar indispensáveis para o trabalho home office, por exemplo. Empresas que eram somente físicas, passaram a investir no mercado digital e até mesmo serviços da área da saúde passaram a ocorrer de forma remota com mais frequência. Todas essas mudanças impactaram bastante a economia e as demandas do mercado de trabalho. 

Informações divulgadas em fevereiro de 2022 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostraram que a taxa média de desemprego no Brasil foi de 13,2% em 2021. Na prática, isso significa que a média anual de pessoas desempregadas foi de 13,9 milhões de pessoas.

Esse número alto mostra a crise pelo qual o país passa, que ocasiona em um alto número de pessoas em busca de emprego e torna o mercado de trabalho ainda mais competitivo.

Vamos superar a crise no mercado de trabalho?

A mesma pesquisa citada acima mostrou que podemos ter esperança. A quantidade de pessoas ocupadas no país era de 98,3 milhões de pessoas em maio de 2022, 9,5% a mais do que no mesmo período de 2021.

Reunião de avaliação dos resultados
A recuperação do mercado de trabalho ainda é lenta, mas sobram oportunidades para áreas de Tecnologia da Informação.

A recuperação abrange todas as regiões, segmentos etários e educacionais, além de todos os setores da economia, mostrando como é possível que a economia do país esteja melhorando novamente.

Mercado de trabalho para mulheres

A mulher era vista como responsável pelo lar, pelos filhos e marido e até mesmo o acesso à educação era limitado. Isso só mudou com a I e II Guerra mundial, quando elas precisaram ser responsáveis por atividades exclusivamente masculinas. 

Desde então, as mulheres passaram a buscar seu espaço no mercado de trabalho, mas, em alguns setores, ainda são maioria. Além disso, existem desafios como a desigualdade salarial e a dificuldade em chegar a cargos mais altos. 

Em casos de instabilidade econômica, como a pandemia, as mulheres são as primeiras a sentir o impacto.  O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) divulgou uma pesquisa que mostrou que, em 2020, a participação delas no mercado de trabalho caiu para 49,45%. O menor número desde que se iniciou a série histórica em 2012.

Em 2021, o número aumentou um pouco, ficando em 51,56%, enquanto a dos homens era de 71,64% no mesmo ano. Isso mostra a disparidade que ainda ocorre entre os gêneros.

<”Veja também o artigo Mulheres no mercado de trabalho“/>

Participação dos jovens no mercado de trabalho

O maior desafio para os jovens no mercado de trabalho é adquirir experiência. Isso porque muitas oportunidades exigem experiência, que não é muito comum para pessoas que acabaram de entrar no mercado.

A situação piorou durante a pandemia, quando, em abril de 2020, a contratação de estagiários e jovens aprendizes caiu 84,9% quando comparado ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, a transformação digital trouxe algumas oportunidades que incluem os jovens. A estimativa é que, até 2025, exista um déficit de meio milhão de profissionais, gerando ótimas oportunidades para quem deseja investir na carreira de tecnologia. Inclusive, este é o tópico que abordaremos a seguir.

Investir na cultura digital é o futuro

É chamada de cultura digital os valores, conhecimentos e experiências que ocorrem digitalmente. A tecnologia transformou a sociedade e gerou novas práticas sociais, como o fato de que, hoje, uma música ou um videoclipe podem ser lançados para o mundo todo de uma só vez e, nós, aqui no Brasil, podemos ter acesso a eles em minutos

Também podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo, jogar simultaneamente com pessoas de diversos países diferentes e muitas outras ações que eram impensáveis anos atrás.

No mercado de trabalho, muitas mudanças também ocorreram graças à cultura digital. Surgiram novas profissões, foram implementadas novas soluções e ferramentas, além de novas maneiras de fazer processos que já existem a muito tempo. 

Afinal, quem lembra de quando só se pagavam contas depois de horas na fila? E ir de loja em loja para encontrar um produto? Hoje tudo é feito em poucos cliques. E, por trás dessa facilidade, estão diversos profissionais que são responsáveis por torná-las possíveis, desde a infraestrutura de sites e aplicativos, até procedimentos de segurança para realizar transações seguras.

Profissões em alta no mercado de trabalho

O LinkedIn revelou um levantamento das profissões em alta em 2022, com base nos cargos de mais demanda entre janeiro de 2017 e julho de 2021. Abaixo você confere o Top 10.

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia – é o profissional responsável por encontrar profissionais da área de tecnologia. Ele precisa saber reconhecer as competências dos profissionais e encontrar perfis compatíveis com a vaga disponível;
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites – avalia e otimiza sistemas. É o profissional que trabalha para realizar o diagnóstico e prognóstico de falhas, além de desenvolver soluções para melhorar a usabilidade da plataforma;
  3. Engenheiro(a) de dados esse profissional gerencia e organiza os dados, além de desenvolver e manter a arquitetura e infraestrutura de plataformas;
  4. Especialista em cibersegurançaé o responsável por analisar e desenvolver soluções de segurança na internet, criando testes e ferramentas de proteção contra ameaças e invasões;
  5. Representante de desenvolvimento de negócios – são os profissionais que atuam com vendas, mas os setores de tecnologia são os que mais os empregam, o que mostra que estão sendo procurados, principalmente, profissionais para vender soluções de tecnologia;
  6. Gestor(a) de tráfego – são os profissionais responsáveis por criar anúncios e analisar as métricas, otimizando para que eles estejam sempre cumprindo com o objetivo (vender, captar dados, entre outros);
  7. Engenheiro (a) de machine learningé o profissional que lida com inteligência artificial e programação de algoritmos, projetando e desenvolvendo sistemas de aprendizagem de máquina.
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário – também conhecido como “UX Researcher”, esse profissional tem como função analisar o comportamento do consumidor e criar testes de usabilidades que ajudem a otimizar soluções.
  9. Cientista de dadosé o profissional responsável por coletar, gerenciar e transformar dados não-estruturados e transformá-los em dados utilizáveis, além de resolver problemas com base nos dados.
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas – esse profissional é responsável por desenvolver, projetar, analisar, implementar e fazer a manutenção de sistemas de informação.

Como iniciar a carreira nas profissões em alta do mercado de trabalho?

A melhor maneira de aproveitar as oportunidades é investindo nas profissões que estão em alta. Embora elas exijam habilidades técnicas e também as chamadas soft skills, as remunerações são muito atrativas e existem muitas vagas disponíveis.

Para começar, é preciso, portanto, investir na qualificação profissional, além de buscar sempre se atualizar, uma vez que a tecnologia não para de se reinventar e uma ferramenta que você aprende a usar hoje pode estar completamente diferente e até ter caído em desuso daqui a alguns anos.

Tendência para o futuro do mercado de trabalho

Em março de 2022, a Forbes divulgou uma pesquisa com as tendências para o futuro do mercado do trabalho, sendo que algumas já são realidades aqui no Brasil. Confira abaixo algumas delas.

Empregos no Metaverso

Com o avanço das tecnologias imersivas, o metaverso tem cada vez mais se tornado uma realidade. Uma previsão feita pela Gartner mostra que 30% das empresas do mundo devem entrar nos espaços virtuais até 2026. Entre as profissões estão os storytellers, designers gráficos, professores e o digital manager, um profissional que ajuda as empresas a iniciarem no metaverso.

Trabalho assíncrono

Um estudo da Microsoft e um relatório criado pelo app Trello mostraram que outra tendência é o trabalho assíncrono, ou seja, as equipes não precisam mais trabalhar ao mesmo tempo. Cada um pode ajustar a sua agenda de acordo com as suas necessidades e compromissos e as ferramentas ajudam a fazer com que todos estejam conectados.

Semana de 4 dias

Sim, as empresas estão considerando encurtar a semana. Alguns países que estão testando esse modelo são a Bélgica e o Reino Unido e no Japão algumas já estabeleceram um dia a mais de folga, sem que a produtividade seja prejudicada. Aqui no Brasil, a martech Winnin implementou a novidade e concluiu que a atenção ao bem estar físico e à saúde mental subiu em 50%, além de ter aumentado em 17% o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Anywhere Office

O anywhere office (conceito de trabalhar de qualquer lugar) tem sido uma tendência que cresce cada vez mais. Inclusive, as áreas rurais se tornaram destino dos nômades digitais, que buscam mais qualidade de vida fora das grandes cidades. Com isso, os recrutadores também passaram a buscar por profissionais em pequenas cidades, com mais vagas remotas sendo geradas.

Métricas por resultado

Uma pesquisa da Adecco em parceria com a consultoria LHH apontam que, desde 2020, a tendência de avaliar a produtividade pelo resultado e não pelas horas trabalhadas aumenta cada vez mais. A ideia é que a jornada de trabalho não tem mais as mesmas necessidades do que antes, nas linhas de produção fabris. 57% dos entrevistados afirmaram que poderiam fazer o mesmo trabalho que o atual em menos de 40 horas semanais.

Importância do inglês no mercado de trabalho

Além disso, também vale ressaltar a importância da língua inglesa no mercado de trabalho. Se antes era considerado como um diferencial, hoje ter o nível de inglês, no mínimo intermediário, é o pré-requisito de diversas vagas. Além dele, algumas vagas pedem ainda outros idiomas como o espanhol.

A vantagem é que, dependendo da sua área de atuação, você pode trabalhar para empresas estrangeiras ou mesmo ser responsável por um setor que atende outros países. Muitas organizações da área da tecnologia têm buscado profissionais do Brasil e elas pagam em dólar, com opção até de facilitar a mudança de país.

Agora que você já entendeu como está o mercado de trabalho atualmente e quais são as profissões do futuro, que tal começar a se preparar para elas? Assinando o Multi+, a plataforma de educação da XP Educação, você tem acesso a mais de 40 opções de cursos, além de possibilitar a candidatura nas melhores vagas de TI.

Continue Aprendendo

spot_img