Mercado digital: conheça uma das tendências que mais cresce

Com a democratização da internet e da variedade de dispositivos para utilizá-la, passamos a alterar alguns hábitos, desde ações simples como pesquisar por informações e produtos, até a realização de transações bancárias e consultas médicas. O mercado digital surge como uma grande oportunidade, uma vez que ele funciona por meio de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet. 

Com tantas oportunidades, surgem também as demandas por profissionais capacitados na área. O problema é que, atualmente, existem mais vagas do que candidatos preparados, mesmo com a oferta de salários competitivos. Por que isso ocorre e como se tornar um profissional do mercado digital? Explicamos no artigo.

O que é o mercado digital?

Basicamente, o mercado digital é a utilização do espaço online para promover e comercializar produtos e serviços. Enquanto no offline precisamos ir até às lojas para realizar uma compra ou contratar um serviço, no mercado digital basta utilizar um dispositivo com acesso à internet. 

Com isso, é possível comercializar produtos e alguns serviços para uma área de abrangência muito maior. Além disso, os potenciais clientes podem pesquisar, comprar e se relacionar com as marcas mais facilmente. 

Como funciona o mercado digital?

No mercado digital, os dispositivos e a internet de qualidade são os fatores mais importantes. De modo geral, temos os notebooks, desktops, tablets e smartphones, sendo que cada um desses dispositivos tem um tamanho de tela diferente, exigindo que sites e plataformas sejam adaptáveis (o chamado design responsivo).

O acesso realizado por dispositivos móveis já ultrapassou os feitos nos desktops desde 2015, segundo um artigo publicado pelo Google. Ou seja, já não é algo tão novo assim. Muitas lojas físicas também já vendem online, da mesma maneira que algumas lojas que começaram completamente online cresceram e hoje também contam com lojas físicas.

Tipos de mercado digital

Existem diversas maneiras de atuar no mercado digital. A escolha depende muito de compreender o público-alvo e saber quais são suas necessidades, onde ele está (canais que acessa, por onde costuma comprar produtos), entre outras características. Entre as possibilidades estão:

  • Site próprio: é possível criar um site próprio, que seria completamente controlado por você, podendo configurá-lo da maneira que bem entender. Requer entendimento sobre linguagens de programação ou webdesign (ou a contratação de profissionais para tal finalidade);
  • Marketplace: são lojas online que disponibilizam o espaço para que outras empresas ofereçam produtos. Elas recebem uma comissão por cada venda. Indicada para quem ainda não tem a estrutura para criar a própria loja virtual. Exemplos: Submarino, Americanas e Amazon;
  • Serviços de venda: similar ao marketplace, nesses sites é possível vender objetos novos e usados, como é o caso do Mercado Livre e da OLX. Também existem alguns voltados para serviços, como Hotmart, 99freelas e GetNinjas;
  • Plataformas de lojas virtuais: algumas plataformas facilitam a construção da loja virtual, disponibilizando templates que podem ser personalizados. Elas recebem valores mensais ou um percentual sobre cada venda; 
  • Redes sociais: atualmente é possível comercializar produtos usando as redes sociais como Facebook, Instagram e até WhatsApp. No Instagram é possível até mesmo criar uma vitrine virtual para expor os produtos e, no WhatsApp Business, é possível inserir um cardápio e outras informações da empresa no perfil.

Não existe escolha certa ou errada. Cada canal tem os seus prós e contras e é preciso analisá-los para saber quais utilizar, assim como criar uma cultura digital para o seu negócio. 

Diferença entre mercado digital e marketing digital

Apesar dos termos serem parecidos, os conceitos são completamente diferentes. Enquanto mercado digital se trata da comercialização de produtos e serviços online, o marketing digital é sobre realizar ações que aumentem o reconhecimento da marca, autoridade e as vendas.

Além disso, o marketing digital não serve apenas para empresas do mercado digital, mas sim para toda e qualquer organização que precise se posicionar na internet para aproveitar as oportunidades.

Profissionais em falta no mercado digital

Com a grande quantidade de oportunidades de faturar no mercado digital, ocorreu também uma explosão de demanda por profissionais que atuem na área. Porém, existe um abismo grande entre o número de vagas que abrem e de profissionais disponíveis para trabalhar. 

Segundo o estudo realizado e divulgado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o Brasil vai precisar de cerca de 159 mil novos profissionais por ano até 2025, mas forma um pouco mais de 50 mil pessoas por ano.

Homem trabalha no mercado digital

Por serem profissões “recentes” quando comparadas às outras mais tradicionais, muitas pessoas ainda não as conhecem. Além disso, ainda existe um mito de que trabalhar com tecnologia é muito difícil. É preciso mudar esse cenário tendo em vista a transformação digital que vem sendo vivenciada há alguns anos.

Empregabilidade

Considerando que existe uma grande demanda, a empregabilidade em algumas áreas do mercado digital é bem alta. A demanda não é só nacional. Empresas estrangeiras também captam talentos da área no Brasil para trabalhar remotamente. Algumas até realizam o pagamento em dólar e você tem a possibilidade de ser convidado para trabalhar no exterior.

Embora as áreas como desenvolvimento, ciência e engenharia de dados sejam as mais mencionadas quando ouvimos falar do tema, designers, redatores, social media, gestores de tráfego e analistas de marketing digital também fazem parte desse grande setor que é o mercado digital.

Média salarial 

Ansioso para saber quanto ganham as pessoas que trabalham na área? Abaixo você pode conferir a média salarial de alguns cargos segundo o levantamento da Robert Half.

CargoMédia Salarial (mensal)
Desenvolvedor Front-End PlenoR$ 10.100
Desenvolvedor Full-Stack PlenoR$ 10.500
Analista de Infraestrutura PlenoR$ 7.000
Gerente de ProjetosR$ 16.000
Analista de Marketing – Marketplace (empresa de grande porte)R$ 9.000
Gerente de Produtos Digitais (empresa de grande porte)R$ 18.000
Estudo realizado em 2022 pela Robert Half para profissões do mercado digital.

Além disso, outras médias salariais avaliadas no Glassdoor são:

CargoMédia Salarial (mensal)
UX DesignerR$5.129
Social MediaR$ 2.093
Analista de E-commerceR$ 3.366
Média salarial praticada em 2022 para cargos do mercado digital.

Tendências para o futuro

O mercado digital tem evoluído muito rápido. Cada vez mais surgem tecnologias e ferramentas que podem ser aplicadas, estratégias e ações que geram mais resultados. Confira algumas das tendências do futuro do setor:

  • Inteligência Artificial (IA): essa tecnologia de Inteligência Artificial tem contribuído muito para o mercado digital, sendo implementada em campanhas de marketing, automação de e-mail, chatbots e até para detectar os interesses do cliente e sugerir produtos de acordo com cada perfil;
  • Economia compartilhada: já é uma realidade, mas espera-se que a economia compartilhada aumente ainda mais. Já temos no mundo todo empresas que promovem compartilhamento de livros, aplicativos de carona, roupas, entre outros;
  • Geomarketing: usado para anunciar ofertas para uma determinada região para segmentar o conteúdo de acordo com os usuários e a sua localização;
  • Web Analytics: ferramentas que podem gerar dados com base nas atividades dos usuários dentro do ambiente digital. Com isso, podem ser obtidos insights e feitas ações estratégicas;
  • Realidade aumentada: usa elementos da realidade para levar o usuário ao mundo digital. Por exemplo: QR Codes;
  • Realidade virtual: tem como objetivo transportar o usuário para o mundo digital de forma imersiva. Exemplo: uso de óculos 3D e o metaverso. 

Atuar no mercado digital vale a pena? 

Entrar em um dos mercados que mais cresce com certeza vale a pena. Porém, é preciso analisar quais são seus objetivos e pesquisar em qual área você prefere trabalhar. Como dito anteriormente, são muitas opções e é preciso escolher conforme o seu perfil e expectativas.

Algumas áreas exigem habilidades lógicas, enquanto outras são mais voltadas para a criatividade, além das que exigem conhecimentos em gerenciamento de projetos. Por isso, busque conhecê-las antes de tomar a sua decisão.

Como entrar no mercado digital? 

Existem diversos conteúdos sobre o tema na internet. Porém, ao realizar um curso você consegue obter informações mais atualizadas, e organizadas, além de desenvolver habilidades que dificilmente conseguiria de forma completamente autônoma. 

No IGTI, por exemplo, você tem uma experiência diferenciada, com acesso a trilhas de conhecimento que te transformarão em um especialista para iniciar a carreira no mercado digital. Veja alguns cursos oferecidos.

Arquiteto de software e soluções

Ao fazer um curso de arquitetura de software e soluções, você se torna capacitado para projetar arquiteturas de software e soluções, por meio de um aprendizado prático e imersivo. Ele inclui desde o desenvolvimento dos requisitos arquiteturais necessários à construção, até a modelagem e documentação arquitetural. 

Desenvolvimento Front-end

O curso de desenvolvimento front-end tem foco as três ferramentas principais utilizadas na área atualmente: Angular, React e Vue. Além disso, você também aprenderá sobre tópicos como HTML com acessibilidade, CSS, integração com o Back-end e utilização de diversas API’s fornecidas pelos navegadores.

Desenvolvimento Full Stack

O desenvolvedor full stack é um dos profissionais mais disputados no mercado atual. Por meio desse curso, você aprende todas as etapas das técnicas de construção de aplicações – backend, frontend, persistência de dados NoSQL, controle de versionamento de código com Git e implantação em nuvem.

Desenvolvimento Mobile

O mobile é uma das tendências. Ao realizar um curso de desenvolvimento mobile, você poderá conhecer as melhores tecnologias de desenvolvimento mobile para se destacar no mercado.

Ao se inscrever em uma das trilhas de conhecimento do IGTI, você terá acesso a dois bootcamps e uma Imersão Internacional, além de um certificado de conclusão reconhecido pelo mercado. Aproveite!

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