Para se ter os melhores resultados em ações em uma empresa, é preciso muito mais do que planejar e criar estratégias certeiras. O ideal é sempre acompanhar os dados e as métricas de UX (User Experience). ⭐
Quando trabalhamos com números, há mais vantagens de acerto e crescimento no mercado, pois você identifica o que funcionou ou não para repetir ou aprimorar na próxima vez que executar as atividades.
É como aquele ditado: “O que não pode ser medido não pode ser melhorado”. Logo, você precisa investir um tempo nesse quesito.
No entanto, cada métrica possui uma lógica e não existe uma técnica padrão para solução dos problemas. Tudo vai depender da sua empresa, do seu setor e dos seus objetivos.
Preparamos este artigo com os pontos mais importantes sobre as métricas de UX e como investir nelas pode transformar um negócio. Continue a leitura e descubra! 👇
O que é UX?
Primeiramente, é necessário entender o conceito de User Experience. Ele se refere a toda a experiência do usuário e o seu mundo ao redor. 🌎
Ou seja, entender como as pessoas interagem com o mundo, os produtos e os serviços oferecidos no mercado, e acompanhar todo o processo de compra e pós-compra do consumidor para que essas ações proporcionem algo memorável e de qualidade.
Assim, a UX é um método que estuda a experiência do usuário para estimular melhorias nos produtos e serviços oferecidos.
O que é métrica de UX?
A métricas de UX são indicadores que facilitam a mensuração de resultados das ações focadas na experiência do cliente. Ela é a ação que rege o conceito citado acima, pois com elas é possível manter os consumidores satisfeitos e os seus produtos com qualidade e acessibilidade, atendendo seus reais objetivos. 🎯
Qual a sua importância para um negócio?
Com elas é possível, além de entender a experiência do usuário e se ela está atendendo sua finalidade, também serve como provedor de insights sobre o uso do seu produto/serviço e como item de análise e busca de solução para possíveis problemas que devem ser reparados.
A maioria das empresas sabe que é importante focar nos desejos do usuário, só que nem todas sabem como medir esse grau de satisfação e usá-lo ao seu favor.
Assim, ela traz outras vantagens, como:
- Maior conversão de vendas
- Fidelidade e indicações
- Economia de recursos
Portanto, fazer essa medição quer dizer acima de tudo que você quer melhorar o seu produto. 📈
Como definir métricas de UX
Saber como definir e medir essas métricas pode ser um grande desafio. Para isso, o mais importante é entender os principais objetivos dos seus projetos, para depois destacar o que é necessário mensurar sobre a experiência do cliente.
Vale ressaltar que as métricas de UX podem ser tanto de cunho quantitativo quanto qualitativo e costumam ser divididas em 3 grandes blocos, sendo:
- Descritivas, que mostram o que aconteceu;
- Perceptivas, focam mais na percepção do cliente;
- De resultado, que traz os números em si.
KPIs de UX
No momento da medição dessas métricas, surge a dúvida e confusão achando que é a mesma coisa que KPI (Key Performance Indicator). Na verdade, eles são os indicadores-chave de performance. Ou seja, é a interpretação do que é medido.
Então, trabalhar com KPIs é identificar o que é bom nos resultados realizados em suas ações de experiência do cliente. Alguns bons indicadores são: 👇
- Engajamento
- Usabilidade
- Conversão
- Taxa de sucesso da tarefa
- Tempo de realização da tarefa
- Uso da Busca e Navegação
Seu papel neste momento é separar e avaliar todos esses pontos que os resultados chegam. 😉
Principais métricas de UX
Na prática, existem diversas métricas que servem para medir o UX, mas algumas são as principais. São elas:
Google H.E.A.R.T
Suas siglas significam:
- Happiness (Satisfação, NPS, SUS…)
- Engagement (Atividades do Usuário…)
- Adoption (Novos Usuários x Uso…)
- Retention (Permanência…)
- Task Success (Metas dentro do sistema…)
Assim, ele engloba a medição de cada um desses itens, fazendo ser um framework bem completo e com alta geração de resultado.
Sua execução pode ser feita em features ou em um produto como um todo.
NPS
Chamada de Net Promotion Score, é aquela conhecida pesquisa de satisfação e promoção. Sabe quando você realiza uma compra e logo depois perguntam o que achou do produto, do serviço e se recomendaria a um amigo? É a isso que o NPS se refere.
Esse tipo de feedback é o que sustenta a validação, e é importante por servir da probabilidade do seu usuário recomendar um produto, aumentar o número de clientes e, consequentemente, a reputação da sua empresa.
Ele se tornou popular pela sua facilidade de execução e pelos bons resultados.
SUS
A Escala de usabilidade do Sistema é algo que não é tão fácil de se medir. No entanto, ela pode ser aplicada para avaliar diversos serviços como softwares, hardwares e outros tipos de interface.
Assim, o SUS ajuda a avaliar critérios como:
- Efetividade – mostra se os usuários conseguem completar seus objetivos;
- Eficiência – quais esforços e recursos foram necessários;
- Satisfação – se a experiência do usuário foi boa.
Sua execução é caracterizada por um questionário, composto por 10 perguntas, que devem ser respondidas pelo usuário com notas que variam entre 1 a 5.
Afinal, como aplicar as métricas de UX nos projetos?
Agora que você já sabe toda a parte conceitual e as características das métricas de UX, surge o questionamento sobre como aplicá-lo no seu dia a dia, certo?
Existem diversas ferramentas no mercado que permitem todo tipo de medição. Algumas são gratuitas, outras são pagas. Sua escolha vai depender do tipo de maturidade do seu time e seus objetivos.
No entanto, antes de tudo você precisa montar a sua própria estratégia para depois executá-la e medí-la. 😉
Para começar, você pode utilizar vários métodos para analisar seus números. Confira:⠀
- Média: você separa os números com seus objetivos e faz uma média de cada resultado;
- Recorte: para obter essa média você utiliza recortes individuais, como por exemplo de mês a mês;
- Compare: coloque seus números juntos, veja a média de outros períodos e veja a evolução, o que deu certo ou não;
- Complemente: relacione essas métricas com dados qualitativos para se tornar um relatório mais completo e assertivo.
👉 Daí é só colocar a mão na massa e ver os resultados chegarem. Portanto, invista mais nas métricas de UX sempre. Saiba mais como trabalhar com isso em nosso Bootcamp exclusivo.