Métricas de UX: por que é importante olhar para dados quando falamos de construção de experiências

Acompanhar os dados de suas ações pode trazer mais resultados do que se parece. Entenda como

Para se ter os melhores resultados em ações em uma empresa, é preciso muito mais do que planejar e criar estratégias certeiras. O ideal é sempre acompanhar os dados e as métricas de UX (User Experience). ⭐

Quando trabalhamos com números, há mais vantagens de acerto e crescimento no mercado, pois você identifica o que funcionou ou não para repetir ou aprimorar na próxima vez que executar as atividades.

É como aquele ditado: “O que não pode ser medido não pode ser melhorado”. Logo, você precisa investir um tempo nesse quesito. 

No entanto, cada métrica possui uma lógica e não existe uma técnica padrão para solução dos problemas. Tudo vai depender da sua empresa, do seu setor e dos seus objetivos.

Preparamos este artigo com os pontos mais importantes sobre as métricas de UX e como investir nelas pode transformar um negócio. Continue a leitura e descubra! 👇

O que é UX?

Primeiramente, é necessário entender o conceito de User Experience. Ele se refere a toda a experiência do usuário e o seu mundo ao redor. 🌎

Ou seja, entender como as pessoas interagem com o mundo, os produtos e os serviços oferecidos no mercado, e acompanhar todo o processo de compra e pós-compra do consumidor para que essas ações proporcionem algo memorável e de qualidade.

Assim, a UX é um método que estuda a experiência do usuário para estimular melhorias nos produtos e serviços oferecidos

O que é métrica de UX?

A métricas de UX são indicadores que facilitam a mensuração de resultados das ações focadas na experiência do cliente. Ela é a ação que rege o conceito citado acima, pois com elas é possível manter os consumidores satisfeitos e os seus produtos com qualidade e acessibilidade, atendendo seus reais objetivos. 🎯

Qual a sua importância para um negócio?

Com elas é possível, além de entender a experiência do usuário e se ela está atendendo sua finalidade, também serve como provedor de insights sobre o uso do seu produto/serviço e como item de análise e busca de solução para possíveis problemas que devem ser reparados. 

A maioria das empresas sabe que é importante focar nos desejos do usuário, só que nem todas sabem como medir esse grau de satisfação e usá-lo ao seu favor.

Assim, ela traz outras vantagens, como:

  • Maior conversão de vendas
  • Fidelidade e indicações
  • Economia de recursos

Portanto, fazer essa medição quer dizer acima de tudo que você quer melhorar o seu produto. 📈

Como definir métricas de UX

Saber como definir e medir essas métricas pode ser um grande desafio. Para isso, o mais importante é entender os principais objetivos dos seus projetos, para depois destacar o que é necessário mensurar sobre a experiência do cliente.

Vale ressaltar que as métricas de UX podem ser tanto de cunho quantitativo quanto qualitativo e costumam ser divididas em 3 grandes blocos, sendo: 

  • Descritivas, que mostram o que aconteceu;
  • Perceptivas, focam mais na percepção do cliente;
  • De resultado, que traz os números em si.

KPIs de UX

No momento da medição dessas métricas, surge a dúvida e confusão achando que é a mesma coisa que KPI (Key Performance Indicator). Na verdade, eles são os indicadores-chave de performance. Ou seja, é a interpretação do que é medido.

Então, trabalhar com KPIs é identificar o que é bom nos resultados realizados em suas ações de experiência do cliente. Alguns bons indicadores são: 👇

  • Engajamento
  • Usabilidade
  • Conversão
  • Taxa de sucesso da tarefa
  • Tempo de realização da tarefa
  • Uso da Busca e Navegação

Seu papel neste momento é separar e avaliar todos esses pontos que os resultados chegam. 😉

Principais métricas de UX

nível satisfação cliente
Métricas de UX para saber a satisfação dos usuários com o produto. Fonte: Getty Images.

Na prática, existem diversas métricas que servem para medir o UX, mas algumas são as principais. São elas:

Google H.E.A.R.T

Suas siglas significam:

  • Happiness (Satisfação, NPS, SUS…)
  • Engagement (Atividades do Usuário…)
  • Adoption (Novos Usuários x Uso…)
  • Retention (Permanência…)
  • Task Success (Metas dentro do sistema…)

Assim, ele engloba a medição de cada um desses itens, fazendo ser um framework bem completo e com alta geração de resultado.

Sua execução pode ser feita em features ou em um produto como um todo. 

NPS

Chamada de Net Promotion Score, é aquela conhecida pesquisa de satisfação e promoção. Sabe quando você realiza uma compra e logo depois perguntam o que achou do produto, do serviço e se recomendaria a um amigo? É a isso que o NPS se refere.

Esse tipo de feedback é o que sustenta a validação, e é importante por servir da probabilidade do seu usuário recomendar um produto, aumentar o número de clientes e, consequentemente, a reputação da sua empresa.

Ele se tornou popular pela sua facilidade de execução e pelos bons resultados.

SUS

A Escala de usabilidade do Sistema é algo que não é tão fácil de se medir. No entanto, ela pode ser aplicada para avaliar diversos serviços como softwares, hardwares e outros tipos de interface.

Assim, o SUS ajuda a avaliar critérios como:

  • Efetividade – mostra se os usuários conseguem completar seus objetivos;
  • Eficiência – quais esforços e recursos foram necessários;
  • Satisfação – se a experiência do usuário foi boa.

Sua execução é caracterizada por um questionário, composto por 10 perguntas, que devem ser respondidas pelo usuário com notas que variam entre 1 a 5. 

Afinal, como aplicar as métricas de UX nos projetos?

Agora que você já sabe toda a parte conceitual e as características das métricas de UX, surge o questionamento sobre como aplicá-lo no seu dia a dia, certo?

Existem diversas ferramentas no mercado que permitem todo tipo de medição. Algumas são gratuitas, outras são pagas. Sua escolha vai depender do tipo de maturidade do seu time e seus objetivos.

No entanto, antes de tudo você precisa montar a sua própria estratégia para depois executá-la e medí-la. 😉

Para começar, você pode utilizar vários métodos para analisar seus números. Confira:⠀

  • Média: você separa os números com seus objetivos e faz uma média de cada resultado;
  • Recorte: para obter essa média você utiliza recortes individuais, como por exemplo de mês a mês;
  • Compare: coloque seus números juntos, veja a média de outros períodos e veja a evolução, o que deu certo ou não;
  • Complemente: relacione essas métricas com dados qualitativos para se tornar um relatório mais completo e assertivo.

👉 Daí é só colocar a mão na massa e ver os resultados chegarem. Portanto, invista mais nas métricas de UX sempre. Saiba mais como trabalhar com isso em nosso Bootcamp exclusivo.

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