O que é Modern Agile e qual a diferença do Manifesto Ágil

O Modern Agile foca na valorização das pessoas e pode ser aplicado em qualquer área do seu negócio

Antes de destacar o agile moderno, você precisa conhecer o Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, que serviu como base para a criação do método Modern Agile.

O Manifesto Ágil é um documento que reúne quatro valores e 12 princípios. Eles norteiam uma visão mais rápida para execução de trabalhos e desenvolvimentos de projetos. 

Foi pensado por 17 desenvolvedores de softwares e surgiu como uma alternativa às metodologias tradicionais.

O principal objetivo do Manifesto Ágil é descobrir maneiras mais eficientes de desenvolver softwares e ajudar outras pessoas a executá-los com mais agilidade.

De acordo com o seu site oficial, a proposta geral da metodologia é criar um equilíbrio entre a liberdade para inovar e a constância de metodologias de execução para projetos.

O que é o Modern Agile?

Joshua Kerievsky, do Modern Agile, acredita que a metodologia é “uma comunidade para pessoas interessadas em descobrir as melhores maneiras de obter resultados impressionantes”.

Ou seja: a abordagem aproveita a sabedoria de todos os setores da empresas, é orientada por princípios e está livre de estrutura.

Em outras palavras, o modern agile manifesto é uma maneira de refletir sobre você e suas ações a partir de uma linha de pensamentos em que o objetivo é alcançar bons resultados de maneira ágil e saudável para todos os envolvidos. 

Ele é aplicado na vida pessoal e profissional. É bastante popular por ser um método simples e útil.

< Leia mais também em: O que é a Gestão de Processos e como ela funciona na prática />

Quando surgiu o Modern Agile?

A metodologia surgiu porque alguns princípios do Manifesto Ágil já não eram mais adequados para a realidade dos desenvolvedores. 

O princípio 3, por exemplo, fala sobre “entrega de softwares funcionais em semanas ou meses”. Na verdade, esse prazo de semanas já se transformou em dias e, às vezes, até mesmo em horas.

Diante disso, o manifesto ágil moderno trouxe uma nova alternativa para tarefas mais rápidas, sem perder a qualidade ou o foco na entrega de resultados excelentes. 

Quem criou o Modern Agile?

Joshua Kerievsky. Ele foi o fundador e CEO da Industrial Logic, uma empresa de consultoria pioneira em Programação Extrema/Lean.

A empresa oferece ainda serviços de desenvolvimento de softwares e treinamentos para equipes. O fundador da metodologia ainda compartilha dicas sobre Modern Agile em seu perfil do LinkedIn, no Medium e também no canal no YouTube #ModernAgileShow.

Quais são os 4 princípios do Modern Agile?

Ao contrário do que ocorre no Manifesto Ágil, que possui 12 princípios, o Modern Agile tem apenas quatro. Eles ajudam a potencializar os resultados dos usuários, produtos ou serviços. 

Confira, a seguir, quais são os quatro princípios do Modern Agile. 

1. Tornar as pessoas sensacionais

Tornar pessoas incríveis é fazer com que todos os clientes e colaboradores, independente do momento em que vão ter contato com seu produto ou serviço, sentem que são especiais. 

Pense na melhor resposta para a pergunta abaixo. 

“Como podemos torná-los incríveis?”

A partir disso, trabalhe para proporcionar momentos incríveis para as pessoas que têm contato com seu produto. A preocupação da sua empresa deve ser tanto com o usuário final quanto com as pessoas que fabricam, que financiam e que vendem o seu produto.

Afinal, seu propósito é fazer com que todos se sintam especiais, sem distinção.

2. Experimentar e aprender rapidamente

Quando uma pessoa se sente mais segura no local de trabalho, ela pode oferecer um alto desempenho para a companhia. 

Por outro lado, um espaço de trabalho pesado afeta as condições psicológicas e, principalmente, a performance do profissional.  

Um local confortável permite que o colaborador crie, dê opinião sobre um produto, além de arriscar com mais liberdade nas ideias. 

Logo, o Modern Agile atua para que o funcionário compreenda que o tempo dela, as informações, a reputação, o dinheiro e os seus relacionamentos pessoais estão seguros e protegidos.

3. Entregar valor a todo momento

Este princípio está relacionado a empresa que dá liberdade para inovar e testar novas fórmulas ou métodos, mesmo que o projeto dê errado no final. 

Dessa forma, por meio dos fracassos e das tentativas, é possível aprender a construir algo novo, que seja de grande valor. 

< Leia mais também em: gestão Ágil de Produtos: saiba como usar essa metodologia />

4. Considerar a segurança como um pré-requisito

Faça a seguinte reflexão, 

 “Como um trabalho valioso pode ser entregue com agilidade?”. 

Com base na resposta, pense em seu grande projeto, que pode demorar meses para ser concluído.

Vale refletir também sobre os pequenos projetos, que podem ser entregues com mais rapidez e que agregarão valores tanto para o cliente, quanto para o seu desenvolvimento pessoal. 

É mais seguro, portanto, trabalhar para entregar algo que seja útil ao consumidor e ajudar alguém a se tornar mais incrível.

< Leia mais também em: como funciona a Gestão Ágil de projetos e por que aprender sobre />

Manifesto ágil x modern agil: quais são as diferenças? 

Apesar de serem criados com o mesmo propósito, que é facilitar a gestão de processos na área de tecnologia, os dois métodos também possuem diferenças.

  • Manifesto Ágil: contém uma série de valores e princípios que podem ser mais difíceis de serem utilizados no dia a dia, devido à quantidade de orientações que precisam ser aplicadas;
  • Modern Agile: é implementado com apenas 4 valores. Eles se completam entre si de uma maneira muito natural. 

Outra diferença entre as abordagens é que o Manifesto Ágil foi pensado para o uso de desenvolvedores de softwares e empresas de TI.

Já o Modern Agile funciona tanto para pessoas quanto para organizações que não atuam necessariamente com a tecnologia. 

Um bom exemplo de como o Modern Agile funciona bem em qualquer área é a aplicação em grandes empresas, como Amazon, AirBnb e Google

Essas organizações usam o Modern Agile em vários setores, não apenas na tecnologia  e conseguem perceber o sucesso do método nas suas equipes.

No caso do AirBnb, o próprio Joshua Kerievsky, em uma palestra no Agile Conference de 2016, contou um pouco do processo de integração de novos funcionários à empresa.

“Se você for um novo funcionário entrando no Airbnb, você implantará o código em produção nos primeiros dois dias, receberá seu próprio novo ambiente de desenvolvimento e terá um mentor. Além disso, você receberá um bug para corrigir ou um pequeno novo recurso para adicionar e você o implantará na produção”, contou Kerievsky.

Como anda o mercado ágil no Brasil? Dê um play no vídeo abaixo e acompanhe um Webinar exclusivo que aborda todos os detalhes sobre a área. 

Por que praticar o Modern Agile?

Modern Agile, assim como as demais metodologias ágeis, é uma forma de otimizar os processos e garantir a entrega de bons resultados

Ela preza pela eficiência e pela satisfação de todas as pessoas que estão envolvidas no projeto. 

A implementação do Modern Agile, seja no desenvolvimento de softwares, no RH ou até no Marketing, traz diversos benefícios para a companhia. 

  • Proporciona um ambiente seguro;
  • Liderança inspiradora;
  • Colaboradores motivados;
  • Gestão de projetos sem grandes problemas ou intercorrências.

Quer conquistar todas essas vantagens em sua rotina? 

Para se aprofundar no Modern Agile ou em outras metodologias ágeis, inscreva-se na pós-graduação em inovação e gestão ágil. Habilite-se para atuar em posições de liderança na área da Tecnologia e nos demais times ágeis. 

Você vai conhecer e praticar técnicas para implementação de metodologias inovadoras, a fim de otimizar processos e equipes.

Outro ponto positivo é que a metodologia é pensada em desafios reais, de empresas reais, com interação de alunos e professores. 

Se você deseja migrar ou potencializar a sua carreira, participe do processo seletivo gratuitamente. É uma oportunidade única para garantir uma nova formação em apenas sete meses. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img