Tudo sobre o BARD, chatbot de inteligência artificial do Google

Na era da Inteligência Artificial, novas ferramentas são lançadas para facilitar o processo criativo da mente humana. Este é o caso do BARD, uma criação do Google em forma de chat que permite a busca de informações atualizadas, além de criação de textos, códigos, tabelas, etc.

Neste blogpost, vamos explorar em detalhes as funcionalidades e benefícios do BARD e suas diferenças com o ChatGPT. Vamos conferir?

O que é o BARD?

O BARD, nasceu com a proposta de ser uma alternativa ao seu concorrente, o ChatGPT, da OpenAI. As big techs, como a Apple e a Microsoft estão numa corrida para ver quem domina o mercado de inteligência artificial — e essa foi a cartada do Google. 

Não é preciso criar um login, de modo que basta acessar o site e começar a testar sua conversa com o chat.

Janela de conversa do Bard, chatbot do Google.

Por que o chatbot do Google se chama BARD?

O nome “BARD” foi escolhido porque ele evoca a imagem de um contador de histórias que pode compartilhar conhecimento e insights com os outros. O objetivo do BARD é ser um assistente pessoal inteligente que pode ajudar as pessoas a serem mais produtivas e criativas.

Em tradução para o português, podemos dizer que o nome significa “trovador” ou “poeta”, e reflete a capacidade do chatbot de gerar texto criativo e informativo.

Funcionalidades do BARD

O BARD foi projetado para proporcionar uma experiência de suporte e assistência sem precedentes aos usuários. Sua arquitetura avançada e algoritmos de processamento de linguagem natural permitem que o bot compreenda as intenções dos usuários e responda de forma inteligente e precisa. A seguir, conheceremos as principais funcionalidades do BARD:

  1. Respostas instantâneas: Com acesso a uma vasta base de conhecimento, o BARD é capaz de fornecer respostas rápidas e precisas para perguntas frequentes. Seja sobre informações gerais, suporte técnico ou dúvidas específicas, o chatbot está preparado para ajudar.
  2. Suporte técnico avançado: O BARD vai além das respostas básicas e fornece suporte técnico especializado aos usuários. Através de uma combinação de algoritmos inteligentes e aprendizado de máquina, o bot é capaz de guiar os usuários na resolução de problemas complexos e fornecer soluções efetivas.
  3. Integração com serviços do Google: Uma de suas grandes vantagens é a sua integração perfeita com outros serviços do Google, como Gmail, Calendar e Drive. Isso significa que os usuários podem realizar tarefas específicas através do chatbot, como agendar reuniões, enviar e-mails ou acessar arquivos importantes.
  4. Personalização e recomendações inteligentes: O BARD é capaz de aprender com as interações dos usuários, o que permite que ele se torne cada vez mais personalizado ao longo do tempo. Isso significa que o chatbot pode fornecer recomendações e sugestões de conteúdos com base nos interesses e preferências de cada usuário.
  5. Simulação de conversas naturais: Esse chatbot é projetado para simular conversas naturais com os usuários, imitando a forma como um ser humano interage. Isso torna a experiência de interação com o chatbot mais agradável e imersiva, criando uma sensação de estar conversando com um amigo ou colega.

Benefícios do BARD

A adoção do BARD traz uma série de benefícios tanto para os usuários quanto para as empresas que o implementam. Vamos explorar alguns dos principais benefícios do seu uso:

  1. Economia de tempo: Com respostas instantâneas e acesso imediato a informações, o BARD ajuda os usuários a economizarem tempo precioso na busca por suporte e assistência. Questões e dúvidas podem ser resolvidas em questão de segundos, sem a necessidade de aguardar por atendentes humanos.
  2. Eficiência operacional: Ele é capaz de lidar com múltiplos usuários simultaneamente, o que o torna uma opção muito eficiente para as empresas. Ao automatizar o suporte e a assistência, as empresas conseguem lidar com um grande volume de solicitações de forma rápida e eficiente.
  3. Disponibilidade 24/7: O BARD está sempre disponível para ajudar, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso garante que os usuários possam obter suporte e assistência a qualquer momento do dia ou da noite, mesmo durante feriados ou finais de semana.
  4. Aprendizado contínuo: A ferramenta ainda tem a capacidade de aprender com as interações dos usuários, aprimorando constantemente suas habilidades e eficiência. Isso significa que, ao longo do tempo, o bot se torna cada vez mais inteligente e capaz de fornecer respostas ainda mais precisas e úteis.
  5. Redução de custos: Ao automatizar tarefas de suporte e assistência, as empresas podem reduzir significativamente seus custos operacionais. Com o BARD, não é necessário contratar e treinar uma equipe extensa de atendentes, o que resulta em economias substanciais.

Diferenças entre BARD e ChatGPT

O BARD e o ChatGPT são ambos agentes de conversação alimentados por inteligência artificial (IA), mas possuem algumas diferenças importantes.

  1. Propriedade: O BARD é desenvolvido pelo Google, enquanto o ChatGPT é desenvolvido pela OpenAI.
  2. Acesso: O BARD foi lançado no Brasil e em outros 27 países europeus pelo Google, enquanto o ChatGPT é uma plataforma mais amplamente disponível.
  3. Respostas: O BARDoferece respostas variadas com múltiplas opções, permitindo que os usuários escolham a resposta mais adequada. Ele também suporta redação e o envio de imagens. Por outro lado, o ChatGPT fornece apenas uma única resposta, mas os usuários podem solicitar alterações de linguagem com base em suas necessidades.
  4. Dados: O BARDutiliza diferentes algoritmos e conjuntos de dados do ChatGPT, resultando em variações em suas respostas e desempenho.

Dados atualizados

O banco de dados de conhecimento do ChatGPT vai apenas até o ano de 2021. Por exemplo, ele não tem capacidade para responder a perguntas sobre o recente terremoto na Turquia e na Síria, os últimos acontecimentos da guerra na Ucrânia, entre outras coisas.

Ao contrário de seu concorrente, o BARD pode acessar informações atualizadas da internet e possui um botão “Google it” que dá acesso direto ao mecanismo de busca. Ele foi capaz de responder, por exemplo, sobre a proibição do TikTok nos telefones do governo do Reino Unido postada no site da BBC em 2023.

Mas o Google alertou que seu chatbot tem suas próprias limitações, como compartilhar informações erradas ou mostrar parcialidade em determinados temas. Isso ocorre porque ele “aprende” com as informações do mundo real, onde existem muitos vieses diferentes, o que significa que estereótipos e informações falsas podem aparecer em suas respostas.

Além disso, ele  é programado para não responder a perguntas ofensivas e possui filtros para tentar impedir o compartilhamento de informações prejudiciais, ilegais, sexualmente explícitas ou de identificação pessoal.

Mas “como qualquer método, essas medidas de segurança às vezes falham”, disse Zoubin Ghahramani, vice-presidente de pesquisa do Google.

Comandos para usar no Google Bard

O Google Bard é uma poderosa ferramenta para economizar tempo no seu trabalho. Veja só alguns comandos interessantes que vão ajudar no seu dia a dia.

Otimização para SEO

Para qualquer texto que você publique na internet, recomenda-se que você faça um trabalho de otimização para as ferramentas de busca. Isso torna o material mais escaneável, legível e mais fácil de ser encontrado pelos usuários.

Você pode pedir que ele gere um texto do zero já otimizado, ou colar um conteúdo de sua autoria e solicitar que ele seja ajustado de acordo com as boas práticas de SEO.

Leitura de imagens

Diferente do ChatGPT, o Bard permite que você envie imagens e faça comandos relacionados a elas. É possível, por exemplo, pedir para descrever os elementos que estão na foto, identificar o local, entre outros.

Indo mais além, você pode criar memes, questionários sobre a foto, entre outras coisas.

Criação de planilhas e tabelas

Você tem uma ideia de tabela, mas não sabe como organizá-la no Excel? Então peça para o Bard te auxiliar nessa tarefa! É possível solicitar, por exemplo, uma tabela das finanças, uma organização de itens da empresa, ou até mesmo estruturar gastos para a sua próxima viagem.

Códigos de programação

Se você é programador, provavelmente já dedicou muito tempo da sua vida criando códigos, não é mesmo? O Google BARD permite que você consiga otimizar seu tempo, já que ele consegue produzir códigos de diferentes linguagens de programação e para várias finalidades.

Plano de viagem

Falando em viajar, já pensou ter um roteiro das suas próximas férias em mãos em apenas alguns segundos? Você pode especificar para o Bard quais cidades devem fazer parte da rota e se quer dicas de lugares para conhecer em cada um dos dias que estiver por lá.

Jogos

Sabia que você pode jogar com a plataforma? Ao abrir o chat, peça para iniciar o jogo e você poderá se divertir com versões de perguntas e respostas, palavras cruzadas e até mesmo partidas de Uno.

Códigos do Bard

No geral, quando fizer alguns comandos, existem alguns códigos que vão tornar os seus pedidos mais precisos:

  • !translate (traduzir)
  • !help translate (ajuda sobre a tradução)
  • !write (escreva)
  • !play (iniciar jogo)
  • !answer (responda)

O Google Bard é uma inteligência artificial que promete revolucionar a forma como os usuários obtêm informações. E, se você é aficionado por tecnologia, não perca a oportunidade de seguir a carreira em Data Science e Machine Learning!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img