O que é a moeda Bitcoin? Saiba como investir no mercado de criptomoedas

Bitcoin, criptomoedas, moedas virtuais… afinal, do que se trata tudo isso?

É bem provável que você já tenha pelo menos ouvido falar sobre o que é a moeda Bitcoin.

Nos últimos anos, ela ganhou muita notoriedade e alguns entusiastas arriscam chamá-la de “dinheiro do futuro”.

A primeira e principal criptomoeda tem chamado a atenção de muitos investidores devido a sua considerável valorização no mercado e o grande potencial de gerar bons rendimentos.

Diante desse número impressionante, não é à toa que você queira saber o que é a moeda Bitcoin e como ela funciona, não é verdade? Neste artigo, vamos esmiuçar tudo isso e também mostrar quais são as possibilidades de investimento em criptomoedas. Boa leitura! 

O que é criptomoeda?

Antes de falarmos sobre o que é a moeda Bitcoin, é importante explicar o que é criptomoeda.

São chamadas de criptomoedas as moedas que existem apenas em ambiente digital e que são protegidas por avançados sistemas de criptografia, o que dificulta qualquer tipo de fraude.

Ao contrário de moedas como o Real, o Dólar e o Euro, as criptomoedas são descentralizadas. Isso significa que a sua emissão, bem como as transferências e outras operações, não são controladas ou intermediadas por um órgão, instituição ou governo específico.

Esse controle é feito pelos próprios usuários por meio de uma rede chamada de blockchain. Vamos falar mais sobre essa “cadeia de blocos” mais à frente.

Alguns exemplos de outras criptomoedas, além do Bitcoin, são: Ethereum, Litecoin, Ripple, Dash e Dogecoin

>>> Leia mais: Criptomoedas: quem inventou e como surgiu?

O que é a moeda Bitcoin?

Agora que você já sabe o que é criptomoeda, vai ficar mais fácil entender o que é a moeda Bitcoin.

O Bitcoin (BTC) foi a primeira criptomoeda a existir, criada em 2009. Naquela época, 1 BTC valia aproximadamente 0,00076 centavos de dólar. Hoje, 1 BTC pode ser negociado por algo em torno de US$ 20 mil.

O Bitcoin pode ser utilizado para realizar compras online e até mesmo em estabelecimentos físicos que aceitem essa criptomoeda.

As transações ocorrem apenas em ambiente digital. Ou seja, você não vai ver moedas ou notas de Bitcoin circulando por aí.

O Bitcoin é gerado em sistemas descentralizados e criptografados. Bancos, empresas de cartão de crédito e outras entidades e instituições não fazem a intermediação das operações de compra e venda de BTC.

É importante pontuar também que existe um número limitado de Bitcoins. Somente será possível emitir 21 milhões de unidades de BTC. Até hoje, 18,8 milhões de bitcoin já foram minerados, segundo o site Você SA.

>>> Leia também: 5 criptomoedas que você precisa conhecer melhor

Para saber mais sobre a criptomoeda Bitcoin, é interessante aprender um pouco de sua história. Por isso, vale a pena você conferir este vídeo cheio de detalhes, criado pela Xpeed:

Como funciona o Bitcoin?

As transações de Bitcoin ocorrem em uma rede própria conhecida como blockchain. Trata-se de uma cadeia de blocos em que ficam registradas todas as operações entre todos que participam dessa rede.

No sistema de blockchain, é feito o rastreamento de envios e recebimentos de informações online. Blocos de dados são conectados formando uma corrente de códigos virtuais.

Dessa forma, consegue-se verificar o valor de cada transferência e o código das carteiras digitais envolvidas na operação. Assim, garante-se a autenticidade e a confiabilidade das negociações.

O processo de mineração

Para entender como funciona o Bitcoin, é importante falarmos sobre o processo de mineração dessa criptomoeda.

A mineração do Bitcoin é um processo em que os mineradores precisam resolver problemas matemáticos de alta complexidade.

Nos primeiros anos após a criação do Bitcoin, qualquer pessoa podia fazer esse processo de mineração utilizando um computador e um sistema para solucionar tais problemas e emitir as criptomoedas.

No entanto, à medida que mais mineradores passaram a se dedicar a essa função, os problemas da rede se tornaram cada vez mais complexos. 

E, para solucioná-los, foi preciso contar com uma robusta capacidade computacional e muito tempo disponível, além de um grande gasto com energia elétrica para manter os computadores funcionando e também refrigerados. 

Sim, porque se não estiverem em um ambiente de temperatura controlada, as máquinas esquentam demais e podem falhar.

E tem mais um detalhe. Lembra que falamos que há um número limitado de Bitcoins para minerar? Então, quanto mais próximo fica de atingir esse limite, mais difícil esse processo de mineração fica.

>>> Veja também: Criptomoedas: 5 mitos e mentiras desvendados pela Xpeed

É possível investir na moeda virtual Bitcoin?

Depois de entender como funciona o Bitcoin, você deve estar se perguntando sobre as possibilidades de investimento nessa criptomoeda.

De fato, o Bitcoin é uma opção interessante para quem busca diversificar seus investimentos. No entanto, o BTC é muito volátil e pode representar um alto risco para quem investe.

Por se tratar de uma moeda descentralizada, os investimentos em Bitcoin seguem a lei da oferta e demanda. Quanto maior a demanda, maior tende a ser o valor do Bitcoin.

Para se dar bem investindo em Bitcoins, você basicamente precisa comprar essa criptomoeda e depois vendê-la quando ela se valorizar no mercado.

Vale lembrar que é possível comprar frações de um BTC.

O Bitcoin é apenas uma das muitas moedas digitais existentes atualmente. Mas, afinal, será que vale mesmo a pena investir nessas criptomoedas, e, principalmente, no Bitcoin?

Este vídeo da especialista em investimentos da Xpeed, Clara Sodré, explica tudo para você:

Bom, esperamos  que tenha ficado claro o que é a moeda Bitcoin e como ela funciona. Se você quer ingressar nesse  mercado, procure uma corretora para investir com segurança.

Se você pensa em começar a investir em criptomoedas, o mais interessante é se capacitar primeiro para investir nos mercados convencionais, como a bolsa de valores ou em renda fixa, por exemplo.

Para isso, sugerimos o combo de cursos Fuja da Poupança. Aprenda o que é inflação e taxa Selic, como investir em renda fixa e variável, cuidados com o risco nos investimentos e muito mais!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Como fugir da poupança" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img