O que é ADR? Entenda como funcionam os recibos de ações dos Estados Unidos  

Já imaginou poder investir em ações fora do país? Veja como esse tipo de investimento funciona

Em algum momento da sua vida de investidor, talvez você já tenha se perguntado se é possível comprar ações de empresas estrangeiras no pregão de uma bolsa local. Isso não só é possível, como também é bastante comum. Para isso, você precisa saber o que é ADR.

Para te colocar a par do assunto, preparamos o post abaixo. Nele, explicamos o conceito de ADR, como ele funciona, uma lista de empresas brasileiras negociadas nos EUA e ainda ensinamos o passo a passo de como investir nessa modalidade. Vamos lá?

O que é ADR?

ADR é a sigla para American Depositary Receipts que, em português, significa Recibos de Depósitos Americanos. Basicamente, esse é o nome dado então para os recibos que viabilizam que companhias estrangeiras possam participar das bolsas de valores americanas.

Negociar um ADR não significa comprar uma ação diretamente. Na verdade, a negociação gira em torno de títulos que representam essas ações e que são negociados em Dólar.

Diferença entre ADR e BDR?

Talvez você tenha associado o conceito de ADR ao de BDR (Brazilian Depositary Receipt), o que não é um erro. A diferença entre eles é apenas a do local de operação. Enquanto o ADR representa os recibos das ações estrangeiras negociadas nos EUA (inclusive as brasileiras), os BDRs são os recibos das ações estrangeiras negociadas no Brasil.

< Continue lendo: Como aplicar em BDR? 4 truques para investir no exterior />

Para que servem os ADRs?

Os ADRs permitem que os investidores possam negociar papéis de uma companhia estrangeira nas bolsas dos Estados Unidos, ainda que esta empresa não tenha capital aberto por lá.

Ou seja, esses títulos foram criados para permitir que empresas de fora dos Estados Unidos — e que possuem capital aberto nas bolsas de seus próprios países — também possam negociar os papéis no mercado americano.

Vale frisar que esses certificados valem somente para o mercado estadunidense, da mesma forma que os BDRs são negociados apenas na bolsa brasileira.

Como funciona um ADR?

Por ser um tipo de DR (Depositary Receipts ou Recibos Depositários, em tradução livre), o ADR nada mais é do que um recibo emitido no exterior.

Isso quer dizer que o investidor não negocia as ações propriamente ditas, mas sim um certificado lastreado nos títulos de uma empresa estrangeira e que, portanto, representa suas ações. Assim, quando o investidor compra um ADR de uma empresa, ele adquire títulos representativos desses papéis.

No caso de empresas brasileiras, o ADR emitido se refere às ações negociadas em reais na B3 (Bolsa de Valores brasileira). No entanto, por se referir ao mercado norte-americano, esses títulos são cotados e negociados em Dólar.

Por exemplo: a Petrobras, empresa brasileira, possui um ADR que permite aos investidores dos Estados Unidos negociarem no pregão das bolsas estadunidenses, mesmo que suas ações sejam operadas aqui no Brasil.

Vale lembrar que, além da empresa em si, há duas partes envolvidas na emissão e negociação de um Recibo de Depósito Americano:

  • Uma instituição financeira no país de origem da empresa, que atua como “custodiante” desses papéis, e é onde as ações ficam depositadas;
  • Uma instituição nos Estados Unidos, que vai de fato emitir os recibos – chamada “depositária”. Ela compra as ações — que ficam bloqueadas no país de origem — e, em seguida, as distribui entre os investidores do seu país em alguma de suas bolsas de valores.

Reforçando que no Brasil, o órgão responsável por regulamentar a emissão de DRs é o CMN, Conselho Monetário Nacional, e a CVM, Comissão de Valores Mobiliários.

< Leia também: Como comprar ações internacionais? BDRs ou ações estrangeiras? />

Quais são os níveis e tipos de ADR?

Agora que você sabe o que é ADR, vamos explicar os seus tipos.

Existem três tipos diferentes, sendo Nível 1, Nível 2 e Nível 3. Eles se diferenciam por conta de algumas particularidades.

  • ADR Nível 1: na forma mais básica de ADR, as exigências da SEC (Securities and Exchange Commission) não são tão grandes. Assim, as empresas não precisam fornecer tantas informações sobre suas finanças ou sequer lançar novas ações no mercado. Neste nível, os ativos são negociados no mercado de balcão.
  • ADR Nível 2: aqui, as empresas ainda não precisam lançar novas ações no mercadp. Entretanto, as exigências são maiores e, por isso, é necessário divulgar as informações financeiras ao banco depositário.
  • ADR Nível 3: diferente dos níveis anteriores, a ADR Nível 3 estabelece que as empresas lancem novas ações no mercado por meio de ofertas públicas. Por conta da visibilidade gerada, esse é o formato mais popular nos Estados Unidos.

Além desses três níveis, os ADRs também recebem outro tipo de divisão: patrocinados e não patrocinados. Veja:

  • Patrocinados: é o nome dado quando as empresas que lastreiam os ADRs operam em conjunto com o banco depositário. Neste cenário, elas assumem a responsabilidade de manter um fluxo de informações aos seus investidores. Afinal, elas são as maiores interessadas na compra e venda dos recibos.
  • Não patrocinados: em oposição ao tipo anterior, aqui as companhias não participam do processo. Outra característica é que os recibos não podem ser negociados nas bolsas, apenas nos mercados de balcão.

Quais as vantagens e desafios de investir em Recibos de Depósitos Americanos?

Assim como qualquer outro tipo de investimento, os ADRs oferecem vantagens e desvantagens a quem os coloca na carteira. 

Vantagens de investir em ADR

Praticidade

Sem dúvidas, a principal vantagem dos ADRs é a possibilidade de investir em empresas estrangeiras por meio da bolsa do próprio país (neste caso, os Estados Unidos). Isso é sinônimo de praticidade e comodidade, já que burocracias como a de abrir conta em um outro país ou converter moeda são eliminadas.

Diversificação

Quem quer diversificar a carteira também costuma se interessar por esse ativo. Afinal, ele dá ao investidor o acesso a diversas empresas de um jeito simples.

Segurança

Para que uma empresa negocie seus papéis através de ADRs, é preciso que ela atenda às normas do mercado de investimentos americano. Isso, por si só, já é uma garantia para o investidor.

Dividendos

Ainda que o recibo adquirido pertença a uma empresa brasileira, por exemplo, o fato de a negociação ocorrer nas bolsas americanas faz com que as negociações sejam na moeda do país. Neste caso, os dividendos também são recebidos em Dólar.

Além disso, para as empresas, a principal vantagem é garantir que também estarão aptas a receber investimentos nos Estados Unidos — especialmente na NYSE (New York Stock Exchange), que hoje é a maior bolsa de valores do mundo.

Desvantagens de investir nos Recibos de Depósitos Americanos

Embora os EUA tenham um dos mercados mais dinâmicos, diversificados e volumosos do mundo, ainda há muitas empresas estrangeiras não listadas em suas bolsas. Isso porque, as rigorosas exigências desse mercado impedem que elas lancem seus papéis aos investidores.  

Ainda que atendam a esses critérios, os altos custos para adentrar nesse mercado também é outro fator que se torna um desafio para as companhias – e afeta os investidores do país.

Já falando sobre investidores estrangeiros, eles também podem ver o ADR como desvantagem. Isso porque a negociação deve, obrigatoriamente, ocorrer em Dólar. Como essa é uma moeda com grande oscilação e, normalmente, uma cotação superior às demais do mundo, isso muitas vezes desencoraja sua negociação.

E tem mais: neste formato de investimento, o investidor não tem posse direta das ações, apenas recibos. Isso representa um ativo de risco, com possibilidades limitadas de ganhos.

Como investir em ADRs?

Se agora que você já sabe o que é ADR, está interessado em investir em um ou mais recibos disponíveis nas bolsas americanas, veja como fazer isso usando as informações abaixo.

Já que as negociações são feitas em Dólar e diretamente no mercado americano, o primeiro passo para investir em ADR é ter conta em um banco ou em uma corretora do país. Neste caso, você deve escolher a instituição de seu interesse, preencher o cadastro com as informações solicitadas e enviar a documentação para aprovação.

Feito isso, você deve enviar dinheiro do Brasil para os Estados Unidos. É assim que poderá comprar os recibos disponíveis na bolsa escolhida. Para esse envio, é preciso usar uma instituição autorizada pelo Banco Central. Lembrando que a operação está sujeita a cobrança de impostos e alíquotas.

Com o dinheiro na conta americana, basta escolher a companhia desejada para investir. É só usar o código dela e determinar o número de ADRs que quer levar para a carteira.

Quais são as ADRs brasileiras?

Quando uma empresa decide levar seus papéis para serem negociados na bolsa de outro país, o objetivo principal é o de captar recursos de investidores estrangeiros. No Brasil, grandes companhias já aderiram a esse sistema e estão presentes nas bolsas americanas por meio dos ADRs. Veja a lista das principais:

EmpresaCódigo do ADRNúmero de ações por ADR
AmbevABEV1
AzulAZUL3
BraskemBAK2
EletrobrasEBR e EBBRB1
EmbraerERJ4
Itaú UnibancoITUB1
PetrobrasPBR2
ValeVALE1

Conclusão

Os ADRs são instrumentos importantes no cenário de investimentos. Afinal, ao mesmo tempo em que oferecem mais uma opção para a diversificação da carteira entre os investidores, ainda cumprem o importante papel de captar recursos para empresas estabelecidas em outros países.

Isso sem falar que essa modalidade elimina a burocracia que os investidores teriam de enfrentar ao aplicar diretamente nos papéis emitidos pelas empresas em seus países de origem.

E se você está interessado em ampliar seu leque de aplicações para aumentar as possibilidades de rendimento, que tal se tornar um Especialista em Investimentos no Exterior?

Nesse curso da XP Educação, você aprende as diferenças entre o mercado americano e o brasileiro, a fim de identificar oportunidades de ativos que rentabilizam na moeda americana.

Em apenas 5 horas e em formato totalmente online, você tem visão sobre as vantagens e desafios de investir nesse produto financeiro. Lembrando que os cursos da XP Educação são exclusivos para assinantes Multi +, uma plataforma cheia de oportunidades para quem quer dar um upgrade no conhecimento e na carreira.

Continue Aprendendo

spot_img