O que é controle financeiro? Seja um investidor de sucesso!

Você já deve ter visto em noticiários que certos investidores se “desesperam” quando as ações caem e vendem todas com prejuízo, não é mesmo? Esse cenário está longe de ser o ideal, mas ainda acontece. Por isso, vamos abordar o que é controle financeiro, um dos segredos dos investidores bem-sucedidos.

Afinal, investir de maneira eficaz requer planejamento e disciplina, mas não é nada de outro mundo. E o primeiro passo é apostar no autoconhecimento nas finanças, pois há fatores emocionais que afetam as decisões: apego excessivo, incapacidade de mudar e afins. 

E, se a sua intenção é começar a investir com o pé direito, esse post foi feito para você. Aproveite!

Mas o que é controle financeiro pessoal? E para que serve?

Controle financeiro é uma maneira de equilibrar o orçamento, a fim de conquistar seus objetivos. Aqui, estamos falando da otimização do uso dos recursos, de modo que o dinheiro seja uma solução – e não um problema. 

Nesse ponto, é fundamental verificar se está gastando demais com o que é desnecessário. Por outro lado, você não precisa viver cheio de privações, uma vez que é importante ter equilíbrio entre o que se ganha e gasta, pensando no que é relevante para o seu futuro.

>>> Assista ao vídeo sobre o método das caixas e torneiras para saber (e aplicar) o que é controle financeiro, a fim de tomar boas decisões em relação ao dinheiro

Na prática, para que serve o controle financeiro?

O controle financeiro serve para te aproximar das suas metas, de curto, médio e longo prazo. Enquanto algumas pessoas querem viajar, outras já estão de olho na fase pós-carreira, quando chegar o momento de se aposentar. 

Aliás, já parou para pensar quais são os seus objetivos? O que você realmente deseja conquistar nos próximos meses e anos? Falando nisso, seguem alguns exemplos para servir de inspiração:

o-que-e-controle-financeiro metas de curto, médio e longo prazo

Em paralelo, preparamos um vídeo que vai te ajudar a investir de acordo com esses objetivos. Daqui em diante, será mais fácil escolher os melhores ativos para compor a sua carteira de investimentos. 

Vale a pena usar uma tabela de controle financeiro?

Sim, vale muito a pena ter uma tabela para controlar as finanças pessoais. A propósito, essa é uma forma prática e funcional de visualizar tudo o que entra e sai. Isto é, todas as receitas e as despesas.

Por falar nisso, vamos abrir um parêntese para diferenciar as despesas fixas e variáveis pessoais. Enquanto as fixas propiciam a previsibilidade de gastos, as demais podem trazer surpresas negativas se aumentarem demais. Logo, isso requer um acompanhamento próximo. 

Para facilitar, veja um infográfico do app Mobills que traz algumas despesas fixas e variáveis

o-que-e-controle-financeiro despesas fixas e variáveis

Ferramenta de controle financeiro

O portal InfoMoney tem uma série de planilhas financeiras que simplificam o controle do orçamento. Por exemplo, baixe gratuitamente a planilha de gastos pessoais, feita em parceria com o professor e assessor de investimentos, Lauro Araújo.

Por que o investidor precisa saber o que é controle financeiro?

Fazer o controle financeiro dará mais tranquilidade para escolher os ativos do seu portfólio. Assim, você poderá ter a melhor relação entre risco-retorno nos investimentos, tendo em vista que a busca pela remuneração elevada também aumenta o risco da operação.  

Logo mais falaremos em detalhes sobre três fatores essenciais para investir com mais  assertividade. E sem pânico se os resultados não saírem como o esperado. Então, continue a leitura para descobrir os segredos dos investidores bem-sucedidos!

O que é controle financeiro? Antes, durante e depois de investir!

Até aqui, já deu pra entender os conceitos ligados ao que é controle financeiro, certo? E o melhor: por meio dessa estratégia, suas aplicações terão resultados ainda melhores. Com isso em mente, vamos aos três pontos que potencializam o resultado dos investimentos. 

1. Reserva de emergência: prepare o terreno para investir com eficácia

Ao fazer o controle financeiro, não deixe de separar uma parte do dinheiro para a reserva de emergência. Dessa forma, você estará preparado para lidar com imprevistos, inclusive as oscilações típicas do mercado financeiro.

Se você tiver um fundo emergencial (e investir de acordo com seus objetivos), não há motivo para pânico.

>>> Saiba mais sobre a importância dessa reserva para proteger seu patrimônio 

2. Diversificação: equilibre a carteira para diferentes cenários econômicos

Sem dúvida, a diversificação da carteira é um dos grandes segredos dos investidores de sucesso. Isso porque você vai selecionar ativos de renda fixa e renda variável que trazem resultados equilibrados, seja qual for o cenário econômico.

Basicamente, você escolherá investimentos que têm diferentes prazos, retornos e riscos. Portanto, o controle financeiro deve levar em conta as datas de vencimento das aplicações, a remuneração esperada e, também, os riscos em potencial (como o do “calote”).

Pensando nisso, confira um vídeo que explica como a diversificação facilita o gerenciamento de riscos. Dessa maneira, você evita a tomada de decisões por impulso, que prejudicam o planejamento financeiro (e até mesmo o seu emocional). 

3. Resultados: acompanhe o retorno dos diferentes ativos

Por fim, compreender o que é controle financeiro também envolve o acompanhamento dos resultados. Em outras palavras, os ativos do seu portfólio podem trazer diferentes fluxos de remuneração, o que requer muita organização.

Para exemplificar, vamos supor que você tenha optado por diferentes classes de ativos:

  • entre os tipos do Tesouro Direto de renda fixa, digamos que você comprou o Tesouro Prefixado 2024. Nesse caso, é possível saber o valor exato que será recebido no vencimento, pois a informação fica disponível no ato da aplicação;
  • já na renda variável, suponhamos que você optou pelas ações preferenciais que pagam dividendos. Sendo assim, será necessário acompanhar o calendário de pagamento divulgado pela empresa da qual você é acionista.

E, agora que você sabe o que é controle financeiro, que tal continuar apostando no poder do conhecimento? No curso “Primeiros passos no mundo dos investimentos”, da Xpeed School, nossos especialistas ajudam a montar um planejamento sob medida para seus sonhos. Depois disso, o céu é o limite para as próximas conquistas!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img