O que é estabilidade financeira? Entenda o significado e saiba como conquistá-la 

Se você consegue equilibrar suas contas, não possui dívidas, gasta menos do que recebe, sinta-se feliz, pois você sabe o que é estabilidade financeira e como usá-la a seu favor.

A sonhada estabilidade financeira é um alívio para a saúde mental, pois traz tranquilidade e instiga a alcançar os próprios objetivos.

Por outro lado, existe uma grande parcela de brasileiros que conhece o outro lado da moeda: a instabilidade financeira, uma situação que causa infelicidade e preocupações regulares e que quase sempre está atrelada a dívidas e empréstimos.

Caso você esteja vivenciando esse quadro, saiba que é possível revertê-lo. Ao longo deste artigo, vamos explicar o que significa estabilidade financeira e como construir um plano estratégico para ter suas economias equilibradas.

O que é estabilidade financeira?

Estabilidade financeira é um controle sobre os ganhos e os gastos diários, proporcionando uma vida mais tranquila longe de dívidas e de outros problemas econômicos.

O termo estabilidade já representa firmeza, afastando qualquer preocupação nessa ordem. No entanto, alcançá-la requer bons hábitos que não surgem de uma hora para outra.

As boas maneiras para lidar com o dinheiro requer equilíbrio.É aconselhável construir uma reserva de emergência, poupar dinheiro, controlar as dívidas e outros hábitos para desfrutar de uma boa renda.

Por que a estabilidade financeira é tão desejada?

Entender o que é instabilidade financeira pode fazer com que muitas pessoas revertam o quadro econômico para chegar à estabilidade de fato.

De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 74% dos brasileiros estão endividados.

O que parece normalizar, piora, pois o país tem uma tendência a multiplicar o número de dívidas ao longo do tempo, consequentemente, dores de cabeça e problemas na qualidade de vida.

Por esses e outros motivos a estabilidade financeira é tão desejada. Aliás, quem não sonha em parar de trabalhar e curtir a vida? Ter a casa dos sonhos sem pagar aluguel? Ou fazer uma viagem internacional?

Tenha em mente que esses propósitos podem sair do papel com ideias simples e de fácil execução.

Qual a diferença entre independência e liberdade financeira?

Dois termos também se complementam à estabilidade financeira que, embora importantes, têm significados distintos.

A independência financeira acontece quando se armazena uma boa quantia de patrimônio para viver de renda. Já a liberdade financeira é a emancipação de suas finanças.

Em outras palavras, a liberdade financeira é quando você está totalmente livre para administrar o seu dinheiro e usá-lo quando preferir, ou seja, é o poder absoluto para tomar as decisões financeiras. Já na independência financeira você tem renda suficiente, mas não tem autonomia total para utilizá-la.

É como se você tivesse dinheiro em banco, mas precisa de autorização dos pais, por exemplo, para usá-lo. 

Ao atingir o patamar da liberdade financeira, você é totalmente livre para fazer o que e quando quiser. Mas entenda que, primeiro, vem a independência e depois, a liberdade financeira.

>> Na busca da estabilidade financeira? Dê o play e saiba como economizar nas contas do mês:

Como ter estabilidade financeira?

Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a atingir a estabilidade financeira.

1. Organize-se para pagar suas dívidas

A primeira atitude a ser tomada é pagar as dívidas o mais rápido possível. Inclua-as na sua lista de contas mensais, de preferência, como prioridade.

Anote os valores, parcelamentos, juros, multas, etc, pois quanto mais rápidas forem pagas, menores juros incidirão sobre elas. Lembre-se também de que, de acordo com a taxa de juros, vale a pena fazer uma consolidação de dívidas, substituindo uma grande quantidade de débitos por apenas uma, que sai mais barato.

2. Construa uma reserva de emergência

Conhecendo sua realidade financeira, guarde uma parcela considerável para a sua reserva de emergência. Esse recurso o ajudará a se equilibrar e deixá-lo mais tranquilo.

Considere uma quantia suficiente para, no mínimo, seis meses referente às suas contas para, em caso de necessidade, você ter um tempo razoável para utilizá-lo e administrar sua vida.

3. Invista 

Investir ainda é um tabu para muitas pessoas, mas é uma opção interessante que pode gerar alta rentabilidade. Neste primeiro momento, escolha investimentos de médio a longo prazo, como, por exemplo, viagem, estudos e aposentadoria.

Nesse sentido, existem vários tipos de investimentos, como ações, fundos de investimentos, fundos imobiliários, Tesouro Direto, entre outros. Descubra qual é o mais apropriado para o seu perfil de investidor.

Mas, como lidar com tantas opções?

Você pode ter em suas mãos a partir de agora um guia completo para investidores, ideal para você conhecer os principais tipos de investimentos e saber c omo tomar decisões claras.

Baixe agora!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre o que é estabilidade financeira. 

Por isso, recomendamos que você compartilhe este conteúdo em sua rede social para atrair mais pessoas a mudar seu pensamento sobre dinheiro e conquistar uma renda mais saudável como você.

Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img