O que é holding de investimentos? Será que este modelo funciona para você?

É investidor e mira a formação de patrimônio? Busca caminhos para administrar seus bens de forma segura e rentável? Neste caso, saber o que é holding de investimentos pode te ajudar a tomar uma decisão. 

Isso porque este é um caminho para gerenciar múltiplos patrimônios de forma unificada, usufruindo, inclusive, de alguns benefícios fiscais. 

Ao longo deste artigo, falaremos com mais detalhes sobre esta modalidade de gestão de  investimentos e quais as vantagens e pontos de atenção ao adotá-la. 

O que é holding? Como funciona? 

Antes de mais nada, um passo para trás. Você sabe o que é holding?

Holding é o nome dado a uma empresa — constituinte de um CNPJ —, que tem participação no capital de outras. O nome vem do inglês, “to hold”, verbo que significa “segurar”, e português. 

Entendendo a origem do termo, fica mais fácil identificar, também, seu significado. A holding “segura” a gestão das empresas, centralizando sua administração. 

Para que serve uma holding? 

Como pontuamos no tópico anterior, a existência de uma holding diz respeito, sobretudo, ao controle, ou à centralização deste controle, de uma ou mais empresas. Estão entre as atribuições da holding: 

  • atuar na administração gerencial de empresas;
  • organizar estruturas de capital;
  • fazer parcerias com outras empresas; 
  • gerir fundos de investimentos, ações, imóveis, patentes ou outros ativos, de acordo com o modelo de negócio das empresas integrantes do grupo. 

Do ponto de vista do mercado, negócios que funcionam sob o guarda-chuva de uma holding tendem a ter modelos gerenciais semelhantes e, portanto, servem como referência de desempenho. 

Portanto, se um investidor tem interesse em adquirir ações de uma empresa que integra uma holding, sua análise fundamentalista tomará, como base, a performance dos outros empreendimentos do grupo. 

Tipos de holding

Agora você sabe o que é holding. Que tal entender como este tipo de estratégia se divide? Aqui estão alguns dos mais comuns tipos de holding e suas principais atribuições. 

1 – Holding patrimonial

Organização criada com o objetivo de centralizar a gestão do patrimônio dos sócios, incorporando-os ao capital social da empresa. 

2 – Holding pura

Neste caso, a função exclusiva da organização é gerenciar o capital social da(s) empresa(s). Por este motivo, as decisões tomadas no grupo são restritas a assuntos financeiros, não cabendo à holding nenhum tipo de interferência em outros aspectos econômicos do negócio. 

3 – Holding mista

Diferente da holding pura, neste caso, a organização participa de outras decisões que não apenas ligadas à gestão do capital social, tais como a operação, produção e comercialização dos produtos ou serviços das empresas.

Nesses casos, é comum que a holding mista obtenha receita por duas fontes diferentes: dividendos das subsidiárias e lucro proveniente das demais atividades realizadas.  

5 – Holding administrativa

O objetivo da holding administrativa é centralizar a tomada de decisões das empresas envolvidas no grupo. Além disso, a existência da holding é um caminho para “blindar” as figuras dos sócios gerenciais e de seus patrimônios pessoais. 

Exemplo de holding 

Entendeu o que é holding e quais características diferem os principais modelos de organização existentes no mercado? 

Que tal um exemplo para ilustrar? 

A holding que trazemos a seguir é bastante popular, e você certamente já ouviu falar sobre ela ou sobre as empresas que a integram. 

Estamos falando da Itaúsa, holding criada em 1965 e que hoje detém o banco Itaú Unibanco e controla também marcas como Duratex, Deca e Elekeiroz, além de participações em empresas de serviços financeiros e manufatura. 

O que é holding de investimentos? Como ela funciona?

A esta altura da leitura, você pode estar se perguntando “mas o que é holding de investimentos e por que ela ainda não foi mencionada?”. A verdade é que utilizamos um outro nome dado a esta organização para defini-la no tópico anterior. 

Holding patrimonial e holding de investimentos são sinônimos, e servem para definir organizações cujo principal objetivo é gerenciar bens de forma centralizada. 

Diferenças entre holding de investimentos e fundos de investimentos

Antes de falarmos sobre as diferenças entre uma holding de investimentos e um fundo de investimentos, um aviso: neste caso, não nos referimos aos fundos abertos, que oferecem cotas a acionistas. 

Os fundos fechados, ou privados, são aqueles criados para gerenciar o patrimônio de uma empresa ou investidor, e não operam de acordo com o produto de renda variável que você conheceu neste artigo

Sendo assim, o que diferencia um fundo de investimento privado de uma holding? 

O principal aspecto de diferenciação entre os dois modelos de gerenciamento de patrimônio é a facilidade na formalização. 

Enquanto um fundo de investimento necessita da ação de um gestor certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a holding de investimentos pode ser formalizada por meio da mediação de contadores e advogados, sem que haja grande burocratização. 

Outras vantagens de fazer uma holding e pontos a considerar

No tópico anterior, você viu que criar uma holding de investimentos pode ser mais simples do que optar pelo gerenciamento de patrimônio via fundo de investimentos. E sim, a desburocratização do processo de formalização é uma vantagem das holdings. 

Porém, há mais alguns pontos positivos no modelo, os quais você conhece a seguir. 

1- Benefícios tributários

Empresários e gestores com patrimônio que optam pelo modelo da holding para centralizar a administração de seus bens contam com alguns benefícios tributários. Um exemplo é a escolha do regime tributário. Se for o lucro presumido, há um abatimento de 32% na base de cálculo do Imposto de Renda.

Outro aspecto tributário positivo na formação de holdings de investimento diz respeito ao processo de sucessão patrimonial. Quando ocorre dentro de uma holding, a transferência de bens é menos custosa do que a tradicional sessão via inventário. 

2- Planejamento sucessório

E por falar em transferência de bens…o planejamento sucessório também é facilitado quando o patrimônio é centralizado em uma holding. 

Dessa forma, ele pode ser segmentado entre os potenciais herdeiros por meio de cotas — em um modelo semelhante àquele praticado nos fundos de investimentos. 

3- Blindagem patrimonial

Ao se associar a uma holding, você, na figura do detentor do patrimônio, se protege da potencial perda dos bens no caso de ações judiciais ou outras crises. 

Isso porque, quando estão sob a gestão da holding, a execução dos bens torna-se mais complexa, o que possibilita a construção de estratégias legais mais contundentes no sentido da reversão da decisão.

Agora que você já sabe o que é holding de investimentos, que tal dividir seu conhecimento com amigos e colegas? Para isso, convidamos você a compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

*Créditos da imagem de capa: Aidan Hancock em Unsplash

Continue Aprendendo

spot_img