O que é liquidez em finanças? Descubra o que significa o termo!

Quando adentramos no mundo dos investimentos, normalmente ouvimos diferentes termos que ainda não temos tanta familiaridade. Por exemplo, você sabe o que é liquidez em finanças?

Assim como a rentabilidade, trata-se de um conceito essencial nas aplicações financeiras. Mas o que significa o termo liquidez e qual a importância para os investimentos?

Como todas essas questões estão relacionadas? O que significa quando a liquidez está baixa ou alta? Será que é tão relevante conhecer a liquidez de um ativo quanto a sua rentabilidade? 

Falaremos mais sobre todas essas questões durante este conteúdo. Continue a leitura!

O que é liquidez nas finanças?

Quer saber o que é liquidez em finanças? Basicamente, podemos explicar o termo como a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Mas o que exatamente isso significa?

Quanto mais rápido o processo de resgate ocorrer e sem perda significativa de valor, mais líquido o investimento é. Ou seja, uma aplicação com pouca liquidez é mais difícil de ser resgatada.

Quer um exemplo do que é liquidez em finanças para ficar mais fácil? A poupança é um investimento que possui alta liquidez, pois você tem acesso ao dinheiro em pouco tempo.

Entretanto, esse mesmo exemplo já nos faz entender que nem sempre a liquidez é tudo para ter bons resultados nos investimentos. Isso porque a poupança tem uma baixa rentabilidade, principalmente quando comparada a outros ativos.

Por outro lado, os bens imobiliários são um exemplo de baixa liquidez, já que não é possível ter o dinheiro em mãos quando desejar, apenas ao vender o imóvel. Entretanto, isso não significa que não seja um investimento vantajoso.

Então, por mais vital que seja observar a liquidez nos investimentos, devemos pensar nesse conceito associado a outros termos relevantes do mercado financeiro, como a rentabilidade. Falaremos mais sobre isso adiante.

Mas não podemos falar sobre o que significa o termo liquidez sem entender outros conceitos:

  • carência: período pré-estipulado quando o saque não é permitido;
  • vencimento: tempo que o ativo precisa ficar aplicado para ter o rendimento prometido no ato da compra;
  • prazo de resgate: período entre o pedido de resgate e o recebimento do dinheiro.

Vale a pena lembrar: quanto maior os prazos, menos líquido é o investimento. Além disso, quando pensamos em liquidez, nos referimos à facilidade de reverter o bem em dinheiro sem a perda significativa do valor.

Qual a importância da liquidez nos investimentos?

Como vimos, a alta liquidez é a capacidade de transformar seu investimento em dinheiro de forma rápida e fácil. Por outro lado, com aplicações de baixa liquidez, é necessário esperar para converter seu ativo.

Então, o que é liquidez em finanças já entendemos. Mas qual o impacto disso nos investimentos? 

Compreender esse termo é fundamental para conseguir diversificar a sua carteira não apenas nos tipos, mas também nos prazos dos investimentos. Dessa maneira, você não corre o perigo de ficar sem dinheiro.

Apesar do fator liquidez ser diferente para cada investimento, ele ainda é igualmente essencial tanto para as aplicações em renda fixa quanto variável.

Na renda variável, normalmente a liquidez é mais baixa, até porque a probabilidade de rentabilidade é maior. Entretanto, é possível encontrar diferentes opções na bolsa de valores.

Um exemplo disso são as ações de grandes empresas que integram o Ibovespa, que são mais líquidas porque há mais procura por elas. Isso significa que, caso queira vendê-las, é mais fácil pedir o resgate.

Já na renda fixa, os investimentos costumam ter uma liquidez mais alta. O principal exemplo é a poupança, como falamos, mas que não possui uma boa rentabilidade. Entretanto, outras aplicações podem ser mais vantajosas, como o Tesouro Selic ou CDB.

Qual a relação entre liquidez e rentabilidade?

Já falamos sobre o que é liquidez em finanças, mas e sobre rentabilidade? Basicamente, esse é o termo que indica a porcentagem de quanto você ganhará com um investimento.

Na renda fixa, a rentabilidade é mais fácil de ser calculada, já que são investimentos que indicam o quanto seu dinheiro vai render logo no momento da aplicação. 

Por outro lado, para investimentos de alta volatilidade, como na renda variável, é mais difícil “prever” a rentabilidade, já que ela varia conforme o sucesso ou fracasso de cada papel.

Mas qual a relação entre os dois termos? Normalmente, quanto maior a liquidez de um investimento, menor é a sua rentabilidade

A verdade é que não é possível encontrar uma aplicação que tenha alta liquidez, boa rentabilidade e grande segurança. Esse é um dos principais erros dos investidores iniciantes — tentar encontrar o investimento perfeito.

Pelo contrário, quando falamos sobre o tripé do investimento (liquidez, rentabilidade e segurança), devemos entender que sempre deixaremos pelo menos um de lado em favor dos outros.

Por todas essas questões, ressaltamos a importância da diversificação de ativos, podendo ser tanto de renda fixa quanto de variável.

Dessa maneira, mesmo que você arrisque uma parte do seu patrimônio em uma aplicação e acabe perdendo, ainda conta com outros ativos que podem suprir essa perda, sem trazer maiores complicações financeiras.

Afinal, se o seu capital está bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de ter mais lucros do que prejuízos. Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que busca construir um patrimônio estável e positivo. 

Quais as melhores alternativas para maior liquidez financeira?

Uma vez que já falamos sobre o que é liquidez em finanças, vamos falar sobre as principais alternativas de investimento. Confira!

1. Poupança

Já falamos que a poupança é uma das opções que possui maior liquidez. Entretanto, isso é o suficiente para que você deixe seu dinheiro lá? Apesar de ser uma das aplicações mais comuns dos brasileiros, não é mais um bom investimento.

A poupança é segura, com risco quase zero e que permite os saques serem realizados a qualquer momento. Então, é melhor deixar o seu dinheiro na poupança do que estagnado em uma conta sem rendimento.

E a verdade é que as pessoas já estão começando a entender isso. Segundo a Anbima, a poupança está perdendo a popularidade pela primeira vez em anos, dando espaço aos produtos financeiros (ações, títulos privados e fundos).

2. Títulos públicos

Os investimentos no Tesouro Direto funcionam como empréstimos ao Governo Federal para o financiamento de projetos variados nas áreas de saúde, educação, segurança, entre outras. 

É considerado um dos tipos de título de renda fixa mais seguros, pois possui a proteção do Tesouro Nacional. Além disso, conta com uma rentabilidade melhor que a poupança. Há três tipos de papéis disponíveis para aplicação:

  • Tesouro prefixado: apesar de não ser uma opção tão popular quanto as próximas, corresponde ao título prefixado, em que é estipulado um retorno no momento da compra, de acordo com o valor investido e o prazo;
  • Tesouro Selic: está relacionada ao título pós-fixado e é a opção mais popular, normalmente entregando um retorno maior que o da poupança. É a opção mais estável para objetivos de liquidez diária;
  • Tesouro IPCA+: este é o título híbrido, ou seja, além de uma taxa de juros fixa, também acompanha considera o indicador da inflação do país.

Em qualquer uma dessas alternativas, os rendimentos obtidos são tributados do Imposto de Renda, seguindo a tabela regressiva (de 22,5% a 15%), ou seja, quanto mais tempo durar a aplicação, menor será o imposto.

3. CDB

Os Certificados de Depósitos Bancários atuam de forma similar aos títulos públicos, com a diferença de serem emitidos para instituições privadas (no caso, os bancos). Os títulos mais comuns no caso dos CDBs são os pós-fixados, em que o indicador de referência é a taxa do CDI. 

Além disso, cada banco possui suas próprias regras relacionadas aos juros, rendimentos e prazos das aplicações, mas contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). 

Assim como no caso dos títulos públicos, o CDB segue as mesmas regras de tributação do Imposto de Renda.

Existem títulos do CDB com liquidez diária, enquanto outros podem ser retirados apenas na data de vencimento. Por isso, vale a pena ter uma atenção redobrada nesse sentido dependendo dos seus objetivos.

4. Ações

As ações da bolsa de valores são um dos investimentos em renda variável mais populares. Os investidores que compram esse título tornam-se sócios da empresa e, com isso, também compartilham os lucros obtidos.

Para ter um bom rendimento, é necessário procurar por companhias que tenham um bom histórico, com potencial de crescimento, o que envolve pesquisas e entendimento da situação do mercado.

Como falamos, temos uma ampla variedade de possibilidades de aplicações com as ações, inclusive aquelas com alta liquidez, mesmo sendo de renda variável. Isso porque elas podem ser vendidas a qualquer momento durante o pregão da bolsa.

Afinal, onde investir?

Como falamos, o segredo para qualquer investidor de sucesso é ter uma boa diversificação da carteira para que tenha cada vez mais segurança nas suas aplicações, sem depender de um título específico para ter uma boa rentabilidade.

Para que você tenha mais tranquilidade ao entrar no mundo dos investimentos, confira 5 dicas para ser um investidor de sucesso:

Se você quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos para você, seja com alta liquidez ou não, aqui temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais.

Aproveite e confira este curso especial da Xpeed School:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img