O que é marcação a mercado? Entenda seu impacto no Tesouro Direto

Conhecer a rentabilidade dos papéis escolhidos é um dos motivos pelos quais investidores de perfil conservador tendem a optar por produtos de renda fixa. No entanto, mesmo com uma boa previsibilidade, é necessário considerar oscilações nestes papéis. E isso acontece por conta da marcação a mercado. 

O conceito de marcação a mercado está ligado ao valor de um ativo naquele momento exato — ou seja, é especialmente relevante se você, investidor, tem a intenção de liquidar algum produto antes de seu vencimento. 

Continue a leitura para entender, com mais detalhes, o que é marcação a mercado e como ela impacta especificamente o Tesouro Direto.

O que é marcação a mercado? 

Marcação a mercado é o nome dado à oscilação de preços de um ativo de renda fixa ou de uma cota de fundo de investimento disponível para compra ou venda. 

Essa marcação ocorre diariamente, e é impulsionada por movimentos do mercado — daí o nome. 

A base para a oscilação do valor dos ativos é a mudança nos valores dos indexadores, os indicadores de referência para cada produto. 

Esses indexadores variam de acordo com movimentos internos (como a lei da oferta e da demanda, que determina ativos com maior ou menor procura no mercado) ou externos, como acontecimentos macroeconômicos. 

Recentemente, por exemplo, a crise ocasionada pela eclosão da pandemia fez com que os ativos sofressem desvalorização. Isso porque os investidores adotaram uma postura defensiva, com medo de grandes retrações no mercado, e liquidaram seus papéis, reduzindo seu valor de mercado. 

Quais outros fatores impactam a marcação a mercado? 

Além dos impactos do cenário microeconômico e da situação macroeconômica, outros fatores também se relacionam com a marcação a mercado. A seguir, adicionamos mais duas variáveis à equação, estas, relacionadas à natureza dos investimentos realizados. 

Rentabilidade 

De acordo com o tipo de rentabilidade previsto em cada produto, varia, também, a forma como a marcação a mercado acontece.

Por exemplo: em títulos pós-fixados, o ajuste nos preços ocorre seguindo a taxa de referência do produto. Em casos como estes, costumamos dizer que há um retorno “sempre positivo”, mesmo que o crescimento da rentabilidade seja menor em relação à taxa de juros. 

Já nos títulos pré-fixados e relacionados à inflação, as oscilações acompanham o comportamento da taxa Selic ao longo do período do investimento. Nesse caso, a rentabilidade pode ser negativa caso o resgate do investimento não ocorra no vencimento pré-determinado. 

Liquidez

Assim como o tipo de rentabilidade, a liquidez também impacta a maneira como ocorre a marcação a mercado. 

Investimentos com maior liquidez, como os títulos públicos (é o caso do Tesouro Direto), a marcação é mais rápida, e toma, como base, o fechamento diário dos preços. 

Por outro lado, investimentos com menor liquidez têm sua marcação relacionada a uma estimativa de preço justo para a negociação. 

Quais os objetivos da marcação a mercado? 

Mas afinal, quais os objetivos da marcação a mercado? O movimento acontece com o objetivo de orientar os investidores sobre a melhor decisão a tomar. 

Utilizando a referência da marcação a mercado, você, na figura do investidor, pode avaliar se o momento em que considera adquirir ou vender um papel ou cota de fundo de investimento é propício.

Vamos retomar a situação da crise do coronavírus, pontuada no tópico anterior? Podemos dizer que a marcação a mercado deu sinais aos investidores de que aquele não era o melhor momento para liquidar seus ativos.

Em contrapartida, a análise dos indicadores em um momento de otimismo pode ser a receita para ganhar dinheiro com a marcação a mercado.

No caso específico dos fundos de investimentos, a marcação a mercado é obrigatória segundo a CVM (Comissão de Valores Imobiliários), Isso significa que todos os cotistas de um fundo têm acesso à oscilação do valor investido ao longo do tempo. 

Tesouro Direto e marcação a mercado: entenda a relação

A esta altura, você já consegue responder qual a relação entre Tesouro Direto e marcação a mercado, certo? Isso porque o Tesouro se enquadra na categoria de investimentos de renda fixa, uma das quais sofre incidência do processo de marcação. 

Neste caso específico, o processo de marcação define a oscilação dos títulos do Tesouro Direto ao longo do período de investimento. Por se tratar de um produto com alta liquidez, ele é marcado diariamente, e a liquidação dos títulos pode acarretar em uma perda de rentabilidade se feita sem a avaliação desta oscilação.

>>> Antes de partir para a conclusão do artigo, veja algumas vantagens de investir no Tesouro Direto:

Em busca de alternativas para ganhar com baixo risco? 

Se você chegou até aqui porque tem interesse em investir no Tesouro Direto, temos boas notícias. É possível diversificar sua carteira mesmo sendo um investidor conservador, você sabia? 

O leque de possibilidades de investimentos em renda fixa é vasto, e cada produto oferece características diferentes, como rentabilidade e liquidez variadas. 

Que tal reservar 2 horas do seu dia para aprofundar os seus conhecimentos no assunto? Dê o start no curso Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco e abandone a poupança de uma vez por todas!

*Créditos da imagem de capa: Carlos Muza em Unsplash

Continue Aprendendo

spot_img