O que é Metatrader? Veja para que serve a plataforma

Para os investidores interessados em operações financeiras de curto prazo, existem aplicações que visam à melhora da performance no day trade por meio de automatização de dados. Nesse sentido, você sabe o que é Metatrader?

Essa plataforma é a ferramenta mais popular mundialmente entre os praticantes de day trade que buscam deciões mais ágeis por meio de robôs que realizam ações programadas por algoritmos.

Para se ter uma ideia do tamanho da popularidade da aplicação, somando as duas versões disponíveis, há cerca de 7 milhões de usuários inscritos, segundo informações de 2021 divulgadas pela própria marca

Portanto, se você está  dando seus primeiros passos em operações de tiro curto no mercado financeiro, acompanhe o conteúdo até o fim para entender melhor o que é Metatrader, além dos principais benefícios e funcionalidades da plataforma. Vem com a gente!

O que é Metatrader?

 O Metatrader é uma plataforma de negociações com mecanismos de automação capazes de conectar seus usuários aos principais mercados financeiros do mundo por meio de uma interface extremamente simples e intuitiva.

Fundada em 2005 pela empresa MetaQuotes Software Corp, a ferramenta possui duas versões disponíveis e ativas nos dias de hoje: o Metatrader 4 e o Metatrader 5.

A aplicação é voltada especialmente para os investidores interessados em fazer day trade, uma estratégia voltada para ganhos de curto prazo. O principal guia de orientação são análises técnicas de gráficos e tendências diversas, mas também conceitos da análise fundamentalista.

Sendo assim, por meio de um sofisticado sistema algorítmico de inteligência de dados, é possível: 

  • coletar insights em tempo real para ter meio controles sobres riscos operacionais; 
  • gerenciar o reposicionamento da carteira de investimentos ;
  • fazer simulações de execuções de sua estratégia;
  • programar algoritmos de acordo com indicadores de análise técnica e fundamentalistas;
  • ter acesso ao home broker das principais bolsas de valores do mundo, além de diversificação de produtos multimercado;
  • operar 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • ter acesso fácil por meio de computadores simples e via mobile.

>> Confira conteúdo abaixo do canal Investimento às Claras no YouTube e descubra TUDO que você precisa saber antes de começar a investir em ações:

Quais os benefícios do Metatrader?

Agora que você entendeu o que é Metatrader, vamos falar de forma bem concreta quais são os principais benefícios da plataforma.

Primeiramente, vale salientar a produtividade e eficiência que o investidor ganha com a centralização de acesso ao home broker de diversas bolsas e ofertas de ativos de vários países em um só lugar.

Quem já faz day trade há mais tempo sabe do desgaste e dificuldade de gerir diversos cadastros e logins ao mesmo tempo para redefinir suas posições.

Em segundo lugar, além da programação automática de compras e vendas de curto prazo baseada em indicadores, é possível operar sua carteira de investimentos de forma totalmente manual ou híbrida.

Mas, de fato, a inteligência de dados é um dos grandes diferenciais da plataforma. Por exemplo, há uma loja de robôs com inúmeras funcionalidades para que você escolha de acordo com sua estratégia. 

Esse formato de compra e venda automático por meio de um robô faz alertas de movimentações de acordo com as configurações preestabelecidas e seus objetivos de investimento.

Dessa forma, o robô utiliza a própria plataforma para se conectar com os principais mercados organizados do mundo e, assim, atuar segundo as regras programas por você.

Quais os principais concorrentes do Metatrader?

Entendeu o que é Metatrader, gostou de suas funcionalidades, mas ainda está interessado em conhecer quais seus principais concorrentes de mercado? Saiba que há sim boas ferramentas que você pode analisar para comparar preços, funções e outras variáveis.

Dentre elas, destacamos as seguintes:

  • Profit RicoTrader: versão do Profit personalizada pela corretora Rico com operações day trade alavancadas e zeragem Automática
  • Tradezone: análise de preços, comparação de setups e busca de oportunidades simultânea ao Home Broker.
  • TrydPro: oferece replay de mercado, automatizador de ordens via planilhas do Excel e simulador gratuito. Voltado para traders mais experientes.

Vale salientar que todas essas plataformas, incluindo o Metatrader, estão incluídas no aplicativo da Rico. O Metatrader, inclusive, é gratuito para quem for cliente da corretora.

 Quais ativos eu posso negociar com o Metatrader?

Pelo Metatrader o investidor tem acesso aos principais ativos de renda variável, como ações, fundos imobiliários, mercados futuros, etc.

Entretanto, antes de fazer day trade e operar títulos a curto prazo com o máximo de rentabilidade, o investidor precisa estudar bastante, entender os princípios da análise técnica, saber analisar gráficos e conhecer o funcionamento do mercado financeiro.

Portanto, pensando nisso, a Escola de Investimentos da Xpeed pode te ajudar a entender tudo sobre renda fixa ou variável, além de te ensinar o que você precisa aprender sobre trading.

>> Aprimore seus conhecimentos sobre day trade com um especialista do mercado com o curso que a Xpeed School tem para você:

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Gostou do conteúdo? Entendeu direitinho o que é Metatrader? Para mais conteúdos que nem esse, continue acompanhando as postagens da Xpeed e aprenda tudo sobre investimentos, independente do seu perfil ou estratégia.

Continue Aprendendo

spot_img