Flexibilidade no trabalho: como funciona, benefícios e exemplos para implementar

A flexibilidade no trabalho dá mais autonomia e responsabilidade aos colaboradores.

Você já ouviu falar em flexibilidade no trabalho? Trabalho home office, trabalho híbrido e jornada de trabalho reduzida de 5 para 4 dias úteis por semana são alguns exemplos do que é a flexibilidade no trabalho. 

A flexibilização no trabalho é uma tendência mundial que busca aumentar a satisfação dos seus colaboradores. Essa mudança no estilo de trabalho tem muita influência dos profissionais da geração Z, que cada vez mais se preocupam com a saúde mental e buscam a valorização no local de trabalho.   

Para entender melhor o que é e como a flexibilidade no trabalho pode ser implementada na empresa que você trabalha, continue a leitura deste artigo!       

O que é a flexibilidade no trabalho?

Flexibilidade no trabalho pode ser definida como uma mudança na cultura organizacional das empresas, que busca dar mais autonomia e liberdade aos seus colaboradores. Em resumo, é uma alternativa ao modelo de trabalho tradicional e rígido na qual estamos acostumados. 

Com a flexibilidade no trabalho os colaboradores têm mais liberdade para definir o seu local de trabalho, seus horários, sua rotina de tarefas, o dress code, etc. Além disso, eles conseguem ter um maior equilíbrio entre a vida profissional, a vida pessoal e os estudos.

Como funciona a flexibilidade no trabalho?

A flexibilidade no trabalho depende do perfil da empresa e também dos seus colaboradores. Por exemplo, existem negócios, como bancos que possuem horário limitado de funcionamento ou hospitais que precisam funcionar 24 horas, que dificultam a flexibilização. 

De modo geral, a flexibilidade no trabalho pode acontecer de três modos. São eles:

  • Fixo variável: o funcionário escolhe um turno dentro dos horários sugeridos pela empresa;
  • Variável: o funcionário define o seu horário de entrada e saída, e precisa cumprir esse horário todos os dias;
  • Livre: o funcionário define os seus horários, desde que no final da semana ele cumpra a carga horária estabelecida no contrato de trabalho.

Exemplos de flexibilidade no trabalho

A flexibilização do trabalho pode ser aplicada de diversas maneiras dentro de uma empresa. Abaixo, trouxemos cinco exemplos e como cada uma funciona:  

1. Trabalho híbrido

De forma bem simples, o trabalho híbrido é aquele que mistura o home office com o trabalho presencial. Ou seja, alguns dias o colaborador terá a liberdade para trabalhar de onde quiser, enquanto em outros dias ele precisará trabalhar diretamente do escritório.

Para que o híbrido funcione da maneira esperada, as empresas costumam tomar algumas medidas. Por exemplo, definir previamente os dias e horários ou montar uma escala para que os colaboradores fiquem cientes de quando precisarão trabalhar presencial. 

2. Home Office

O home office é uma modalidade de trabalho totalmente a distância. Nela, o colaborador precisa apenas de um computador e de acesso à internet para desempenhar as suas atividades de onde quiser. 

Nos últimos anos, muito impulsionado pela pandemia da Covid-19, empresas de todo o mundo passaram a aderir ao modelo de trabalho home office.

Entretanto, apesar da tendência de crescimento do home office, no Brasil essa ainda é uma realidade distante para muitos. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), mesmo no auge da pandemia, apenas 10% dos trabalhadores do Brasil aderiram ao home office.

Homem trabalha em home office
O home office é um dos principais tipos de flexibilidade no trabalho e vem crescendo muito desde a pandemia.

3. Cultura horizontal

A cultura organizacional horizontal preza pela autonomia dos colaboradores e pela liberdade para tomar as suas próprias decisões. Dessa forma, os colaboradores são muito mais ativos no dia a dia da empresa e sabem quais atividades precisam realizar sem precisar receber ordens. 

4. Jornada de trabalho reduzida ou flexível

Já pensou não precisar trabalhar 8 horas por dia, nem 44 horas semanais? Com a jornada de trabalho flexível adotada por muitas empresas isso é possível. Para essas empresas, o importante é a entrega das demandas de trabalho dentro do prazo e não o horário de início ou fim do expediente.   

5. Ambiente de trabalho dinâmico

Essa é uma solução para empresas que não podem abrir mão do trabalho presencial, mas buscam alternativas para tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Para isso, existem diversas possibilidades, tais como:

  • Ambientes diversificados para que o colaborador não se sinta preso em uma sala;
  • Dia de escritório ao ar livre ou em um local fora do escritório;
  • Instalação de balcões para quem prefere trabalhar em pé;
  • Mudanças na distribuição das estações de trabalho.

<Leia também: Gestão 4.0: o que é e como surgiu? Veja benefícios/>

Benefícios da flexibilidade no trabalho

Aderir a flexibilidade no trabalho traz uma série de benefícios não só para o colaborador, mas para a empresa como um todo. Dentre as principais vantagens estão:

  • Aumento da produtividade;
  • Equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional;
  • Maior satisfação dos funcionários;
  • Melhoria na reputação da empresa no mercado;
  • Redução de custos;
  • Gestão de talentos para a retenção dos colaboradores.

Existe alguma desvantagem na flexibilidade no trabalho?

Apesar dos pontos positivos da flexibilidade no trabalho, muitas empresas encontram dificuldade na implementação  da flexibilização e na gestão do trabalho da equipe. Por isso, encaram essa dificuldade como uma desvantagem.

Entretanto, é normal que isso aconteça até que todos da equipe, desde sócios e executivos até colaboradores, estejam alinhados e os processos da flexibilização sejam bem estabelecidos.     

Como desenvolver a flexibilidade no trabalho na sua empresa?

Tornar uma empresa flexível é um processo que não pode ser feito do dia para a noite. Em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação do modelo de negócio, identificar as necessidades e fazer um levantamento dos recursos necessários para essa mudança. 

Logo depois, você deve ouvir os colaboradores para identificar quais são as suas principais demandas e conhecer um pouco mais das suas rotinas, para ver como encaixar isso na estratégia de flexibilidade. 

Por fim, defina a estratégia que será utilizada e comunique aos colaboradores. Tudo o que vier após a implementação faz parte do processo de mudança, que precisa ser acompanhado e aprimorado constantemente. 

Como avaliar se a flexibilidade no trabalho está trazendo bons resultados?

Para saber se a flexibilidade no trabalho está atendendo as expectativas da gestão, a empresa pode adotar uma série de medidas. Por exemplo, adquirir um software de gestão de performance, colher feedbacks, manter um canal aberto entre a gestão de pessoas e os colaboradores, etc.  

Flexibilidade x Responsabilidade

A flexibilidade no trabalho dá mais liberdade aos colaboradores. Mas, diferente do que muitos imaginam, isso não diminui as suas responsabilidades. Pelo contrário. Ao ganhar autonomia, o colaborador desenvolve mais responsabilidade para entregar as suas atividades em dia e não ser cobrado pelos seus líderes. 

<Leia também: O que é gamificação e como aplicar em Gestão de Pessoas/>

Qual o papel do RH e dos gestores na flexibilidade no trabalho?

Ao flexibilizar a rotina de trabalho de uma empresa, a gestão e os profissionais de Recursos Humanos precisam estar bem alinhados para prestar todo o suporte necessário aos colaboradores. 

Para isso, os profissionais de RH devem estar sempre em contato com os colaboradores, perguntar como eles estão se sentindo e o que pode ser melhorado na flexibilização do trabalho. Em suma, o papel do RH é trabalhar para tornar o ambiente de trabalho um local cada vez mais saudável para todos os colaboradores.   

Conclusão

Por fim, podemos concluir que a flexibilidade no trabalho é uma excelente prática para empresas que desejam atrair grandes talentos, aumentar a sua produtividade e se destacar no mercado por ser uma empresa que preza pelo bem-estar dos seus colaboradores.  

Curtiu o artigo e gostaria de iniciar a flexibilização do trabalho na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Conheça as soluções corporativas da XP Educação e conte com a ajuda de profissionais para encontrar a solução ideal para o seu negócio!   

Continue Aprendendo

spot_img