O que é operação scalper? Entenda as negociações da B3 no curtíssimo prazo

Caso você tenha uma certa familiaridade com os investimentos na Bolsa de Valores do Brasil (B3), já deve ter ouvido falar nas maneiras de se operar nela. Alguns métodos, como o Day trade e Swing trade, são mais conhecidos no meio.

No entanto, uma metodologia também está chamando a atenção dos interessados em operar no curto prazo: o scalping trade. 

Mas, você sabe o que é operação scalper? Caso não saiba, chegou ao lugar certo!

Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para saber se o modelo se encaixa na sua estratégia. Continue a leitura para entender sobre os tópicos abaixo.

  • O que é operação scalper?;
  • Scalping x Day trade;
  • Operações scalper: o que é preciso saber?;
  • Como operar scalper;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Como ser um scalper trader.

Boa leitura!

O que é operação scalper?

Entender o que é operação scalper é bem simples. Basicamente, são operações de compra e venda de ativos que acontecem em segundos e minutos.

Avaliadas como operações de curtíssimo prazo, o investidor que a escolher como estratégia pretende lucrar com a quantidade. Além disso, é preciso estar muito mais atento às oscilações do mercado.

O motivo é que por serem operações muito curtas o scalper trader se aproveita da volatilidade do mercado para ter pequenos lucros. Essa análise é feita observando o book de ofertas de ações ou de contratos futuros.

No scalping também é muito comum que os scalpers utilizem a alavancagem para aumentar seus ganhos. Mas, é preciso muito estudo e análise para usar essa estratégia, pois os riscos aumentam proporcionalmente com o volume que se pode lucrar.

< Não sabe o que é alavancagem dos investimentos? Leia o post: Alavancagem: como funciona na Bolsa de Valores do Brasil? />

Scalping x Day trade

Assim que começa a entender um pouco mais sobre o scalping é comum surgir dúvidas sobre outros aspectos. Uma delas é: qual a diferença do scalper trade para o day trade?

As duas estratégias são voltadas para negociações de compra e venda de ativos na bolsa de valores em um dia. O que as difere é a quantidade e o tempo de cada operação.

Enquanto no Day trade o investidor busca os ganhos em uma única operação, no scalping são várias operações. Confira o exemplo abaixo para ficar mais claro.

João opera no day trade e seu objetivo é alcançar 100 pontos em uma única operação comprando e vendendo ativos. Enquanto isso, Marcelo opera no scalper trade e também tem o objetivo de conquistar 100 pontos, mas ele vai realizar 10 operações de 10 pontos cada durante o dia.

Ficou mais fácil agora, né?

Entender essas diferenças, mesmo que pareçam mínimas, é muito importante para avaliar como são utilizadas as estratégias nas operações scalper. Mais para frente vamos te mostrar as três principais.

Continue a leitura para saber mais sobre o funcionamento do scalping na bolsa de valores.

Operações scalper: o que é preciso saber?

Até aqui você já sabe o que é operação scalper e como ela se diferencia do Day trade. Mas é preciso saber muito mais aspectos desse modelo para não ficar perdido.

Confira a seguir o que mais é preciso saber para operar como scalper trader na bolsa de valores.

Como operar scalper

Uma das principais coisas que você precisa entender no scalping é: como operar scalper? Afinal, para começar a investir como um scalper é primordial entender seu funcionamento.

Em primeiro lugar, para utilizar esse modelo de investimento o investidor precisa ser do tipo arrojado. Ou seja, aquele que está mais disposto a correr mais riscos em busca de ganhos maiores.

Portanto, caso você se encaixe mais nos perfis de investidores conservador ou moderado, o ideal é operar com outros modelos na B3. Agora, se esse não for o seu caso, o scalping pode ser uma opção.

Para operar no scalper trading são utilizadas diversas ferramentas. Entre elas, as três principais são: análise técnica; tape reading; volume weighted average price (VWAP).

Confira os detalhes de cada uma a seguir.

Análise técnica

A análise técnica é também chamada de análise de gráficos. Com ela é possível avaliar o andamento dos preços dos ativos através dos indicadores dos gráficos.

Analisando o gráfico o scalper pode montar sua estratégia em cima dos ativos com a melhor reação para sua estratégia.

Tape Reading

A segunda ferramenta de análise é o Tape Reading. Com ela o scalper realiza sua análise observando o andamento dos preços do mercado no book de ofertas.

Essa percepção é muito importante para entender, por exemplo, como operar no scalping: como vendido ou comprado. Operando como vendido o scalper lucra com a desvalorização, já como comprado, com a valorização.

Volume Weighted Average Price (VWAP)

Explicando de uma maneira bem simples, o VWAP é uma média móvel da variação dos preços de um ativo durante o dia. O scalper trader observa como os ativos estão sendo negociados, se estão acima ou abaixo da média VWAP.

Essa análise permite que o investidor realize a compra ou venda de ativos, com base na tendência de valorização ou desvalorização.

Vantagens e desvantagens

Ao entrar no mundo dos investimentos é comum perceber que todo tipo de operação ou investimento tem suas vantagens e desvantagens. Não seria diferente com o scalping.

Entre as vantagens, podemos citar que os ganhos no método independem do Ibovespa estar positivo. Isso porque são operações que duram segundos ou minutos, então se ganha com a oscilação desse tempo.

Por exemplo: Marcos compra uma ação da Petrobrás que termina o dia em queda. No entanto, por operar no modelo scalper ele a vendeu quando ela teve uma leve alta. Portanto, mesmo pouco, ele obteve lucro na negociação.

Já entre as desvantagens, a principal são os gastos com os custos de cada operação. Por serem várias, a taxação é cobrada sobre cada uma.

Um fator que pode amenizar essa desvantagem é escolher uma boa corretora que ofereça corretagem zero. A Clear é uma ótima opção, pois oferece esse benefício e é focada no trabalho do trader.

Seja um especialista em trading!

Agora que já entendeu todas as camadas sobre o que é operação scalper é hora de ir além. Afinal, o conhecimento e estudo sobre o mercado financeiro e de investimentos não pode parar.

Para operar no modelo de scalping você precisará entender como funciona o universo Trading como um todo. E é claro que nós da XP Educação, o braço educacional da XP Inc, podemos te ajudar nisso. Conheça agora nosso curso!

Continue Aprendendo

spot_img