O que é position trade? Entenda como funciona a operação

Quer investir sem se preocupar com o acompanhamento diário das ações? Tem um perfil voltado a aplicações de médio e longo prazo? Então você precisa descobrir o que é position trade. 

Nessa operação, o trading pode durar de semanas até anos, dependendo do objetivo e do ganho buscado. 

Quer entender melhor sobre a modalidade de investimento? Continue a leitura e descubra se o position trading é para você!

O que é trading? 

Trading é o nome dado para as operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores.

Embora pareça uma fórmula única, o processo de investimento na bolsa pode acontecer de diversas formas. Por isso mesmo, deve ser escolhido de acordo com o perfil do investidor. 

É possível, por exemplo, investir com foco no longo prazo (como acontece nos casos de Buy and Hold). 

Por outro lado, investidores com afinidade com a especulação geralmente optam pelo chamado day trading. Nele, efetuam ações de compra e venda em curtos períodos, sempre observando as oscilações com potencial de geração de lucro. 

>>> Saiba mais: Conheça os diferentes tipos de trading

Dê o play no vídeo abaixo para aprender um pouco mais sobre os tipos de trading:

O que é position trade? 

Diante de tantas possibilidades, o position trade surge como uma opção para investidores que visam ao médio e longo prazo. 

Nesta modalidade, o investidor adquire ações de grandes empresas (ou aquelas com potencial de lucro) e as mantém por um longo período, vendendo os papéis em um momento oportuno de valorização. 

Ao contrário do day trade, o position trade não é feito com o objetivo de lucro nas pequenas oscilações das ações. Seu objetivo é o potencial ganho atrelado às tendências de crescimento das empresas ao longo dos anos. 

Banner com CTA para e-book modalidades operacionais da bolsa

Por que ser um position trader? 

Se você ainda tem dúvidas sobre o potencial do investimento em position trade, aqui estão algumas vantagens deste modelo de operação. 

Antes de seguir em frente, lembre-se:o melhor modelo de investimento para você é aquele que combina com o seu perfil de investidor! Se ainda não sabe o que é isso ou não conhece as suas características, entenda agora mesmo o que é perfil de investidor, como se analisa e os principais tipos. 

Agora sim, confira as vantagens do position trading:

  • menor risco: com o position trading, não é preciso se antecipar aos movimentos do mercado. Isso significa que é possível aguardar a confirmação de uma projeção para depois realizar a ação desejada;
  • sem necessidade de dedicação intensa: ao utilizar a estratégia do position trade, o investidor não precisa acompanhar diariamente as tendências do Mercado Financeiro, afinal, o objetivo da operação é obter lucros no médio e longo prazo. 
  • sem prejuízo por oscilações diárias: como o position trading é, por essência, uma operação mais longa, as ações adquiridas não são afetadas pelos ruídos do mercado. Cabe ao investidor aguardar a retomada da estabilidade e o momento oportuno para efetuar a venda. 

Para quem o position trade é indicado? 

Pensando no conjunto de vantagens apontadas no tópico anterior, reunimos algumas das características do investidor para o qual o position trade pode ser uma boa estratégia: 

  • pessoas que não têm tempo para acompanhar o movimento da bolsa diariamente; 
  • investidores com perfil moderado a conservador, que preferem operar com uma baixa margem de risco de prejuízo; 
  • pessoas com conhecimento das análises técnica e fundamentalista (que auxiliam na tomada de decisão sobre as melhores ações a adquirir).

>>> Dica de conteúdo: saiba mais sobre as análises técnica e fundamentalista e seus benefícios no momento de escolha das ações dando o play no vídeo abaixo:

Ações para position trade: como escolher? 

É importante dizer que, no position trade, a escolha da empresa cujas ações serão adquiridas é fundamental e estratégico. Afinal, alguns papéis apresentam boa performance no curto prazo e outros só apresentam indicativo de lucro se observados no médio/longo prazo. 

Para elencar as melhores ações para position trade, é importante analisar: 

  • o capital aplicado;
  • em quanto tempo deseja ver o lucro esperado;
  • o histórico de performance do papel na bolsa; 
  • informações sobre a empresa que atestem seu potencial de crescimento.

Como operar position trade na Clear? 

E aí? Tem o perfil de investidor compatível com as características do position trade? 

Então é hora de colocar a mão na massa. 

Para operar position trade na Clear, é necessário fazer o seu cadastro na plataforma e preencher o seu perfil de investidor. 

Após selecionar suas ações, adquira o hábito de verificar a operação com uma frequência moderada (pelo menos uma vez por semana). Esta observação é indispensável para prever a necessidade de uma revisão da estratégia e evitar eventuais prejuízos. 

Além disso, acompanhe notícias sobre o mercado no qual a empresa se insere e faça leituras constantes sobre o cenário. Esta prática será fundamental para o entendimento do melhor momento para a venda dos ativos e a realização do lucro desejado. 

Se interessou pelo tema, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda

O mercado de trading é altamente dinâmico. Por isso, é buscado por investidores com os mais diversos perfis. 

Se você se interessou pela prática do position trade, mas gostaria de entender um pouco melhor sobre o mercado antes de iniciar seus investimentos, aqui está a dica: conheça os cursos da Escola de Trading da Xpeed. 

Com eles, você conhece a lógica por trás da bolsa de valores, domina técnicas e ferramentas para operar, compreende a influência das suas emoções no processo e aprende como rentabilizar investimentos no curto e longo prazo por meio da diversificação de ativos. 

Todo esse leque de informações valiosas está a um clique de distância! 

Nossa sugestão é começar pelo curso Trader Definitivo, com 4h de duração e módulos intensivos para dominar técnicas funcionais, rentabilizar seu capital e fazer um bom gerenciamento de riscos.

Banner com CTA para Trial do Multi+

Continue Aprendendo

spot_img