Saber o que é SMA é um dos requisitos mais importantes dentro da análise técnica do trading.
Como já sabemos, o mercado financeiro é extremamente volátil e essa característica pode ser vantajosa para os investidores, mas também é um ponto muito sensível. Afinal, diversas variáveis impactam nas oscilações e uma tendência nem sempre é garantia de continuidade.
Ou seja, uma sequência de valorização não garante ganhos futuros. Mas investir em ferramentas que ilustrem o histórico de preços é fundamental para criarmos previsões futuras.
Uma das estratégias mais utilizadas para realizar essa construção é o conhecimento de o que é SMA. Vamos entender melhor a definição desse termo, como ele funciona, suas variações e complementos?
O que é SMA?
SMA é a sigla em inglês para Simple Moving Average, ou, em português, média móvel simples. Como mencionamos anteriormente, o mercado de ações possui muitas oscilações, em questão de milésimos de segundos podem ocorrer baixas e altas, que impactam diretamente nos ganhos do investidor.
Isso, claro, dificulta a leitura e interpretação dos dados em gráficos de preços. E, tomar decisões baseadas nesses picos e declínios instantâneos pode ser uma péssima ideia. Principalmente no mercado de ações.
A SMA consegue suavizar essas variações e criar uma linha, que indica crescimento (valorização) ou declínio (desvalorização) de uma forma contínua. Por isso, inclusive, muitos chamam essa média de linha SMA.
Para facilitar a compreensão de o que é SMA, você pode analisar os termos que formam a sigla separadamente. Média simples é a soma de valores em um período, dividido pelo próprio período. Móvel quer dizer que não estamos nos referindo a algo fixo.
Então, a média móvel simples é uma representação resumida de valores que se alteram no decorrer do tempo. Mas por que móvel? Bom, para criar uma tendência SMA, precisamos atualizar as informações com o decorrer do tempo, descartando, assim, dados mais antigos e incluindo novos.
Para ilustrar melhor como o indicador SMA pode ajudar na leitura de gráficos, veja na imagem abaixo um comparativo:
Fonte: Infomoney
Acima temos o gráfico formado pelas oscilações sem a amenização e duas linhas de médias móveis (em roxo – período curto – e laranja – período maior). Muito mais simples de identificar as tendências de alta e queda, não é mesmo?
Como funciona o indicador SMA?
A SMA funciona como um indicador de tendência. Mas é preciso ratificar que a média é uma representação atrasada dos valores, normalmente atrelada a preços de fecho. Isso quer dizer que ela se baseia em informações já ocorridas.
Em termos práticos, ela sinaliza a situação passada e não uma previsão certa do futuro.
Veja, no gráfico abaixo, um exemplo comparativo entre os diferentes funcionamentos da média móvel simples, baseada nos períodos.
Você deve ter notado que existem três linhas, certo? Isso ocorre porque é possível selecionar diferentes períodos de análise. Essa escolha, claro, serve para atender ao objetivo do investidor.
Por exemplo, para utilizar a média móvel simples no curto prazo, ou seja, negociações mais rápidas, o ideal é colocar o filtro do período de 10, 14 ou 20 dias. Estes são chamados de: SMA (10), SMA (14) e SMA (20).
Para análises de médio prazo, o ideal é a SMA (30), SMA (50) e de longo prazo SMA (100), SMA (200). Ressaltando apenas que o número entre parênteses refere-se ao período em dias!
Como calcular o indicador SMA?
Como já mencionamos por aqui, a média móvel simples é calculada considerando a soma do preço dos períodos, dividida pelo período. Isso quer dizer que se considerarmos 10 dias, essa é uma SMA (10) e é calculada por meio da soma dos preços de 10 dias, dividido por 10.
Então, imagine que temos o seguinte cenário:
Soma dos valores = 383A média móvel simples é:
Período = 10 dias
SMA = 383/10
Esse é um ponto do gráfico, o ponto seguinte deve ser realizado utilizando a mesma fórmula, mas excluindo o dia 1 e incluindo o dia 11. Vamos supor, por exemplo, que no dia 11 o preço foi de 43.
SMA = (383 – 40 + 43)/10 = 386.
Para construir a linha SMA, portanto, repetimos esse cálculo tal como explicado acima até formar uma linha.
Como as decisões são tomadas considerando a tendência SMA?
Explicamos o que é SMA, mas como, de fato, ele auxilia na compreensão de valorização e desvalorização?
Você deve ter notado no gráfico que o indicador é uma curva, quando ela está descrente temos um claro sinal de desvalorização. Isso quer dizer que há uma expectativa de que aquele ativo está em um período que favorece a compra.
O contrário também acontece, uma curva ascendente sinaliza valorização do ativo.
Isso significa ser uma indicação suficiente para comprar e vender? Não! Afinal, como já falamos por aqui, a média móvel simples reflete preços passados. O investidor, portanto, precisa fazer uma análise técnica, considerando outros suportes e indicadores, para compreender se há de fato uma tendência.
Quais são as principais aplicações da média móvel simples no mercado?
Por ser um indicador que minimiza as oscilações de curto prazo, a média móvel simples é comumente utilizada para análises de longo prazo. Afinal, decisões de curto prazo precisam considerar o período atual, o que não é o caso da SMA, que reflete preços passados.
Outra aplicação muito importante – e utilizada por grandes players – é o uso em conjunto com outros indicadores e médias. Como, por exemplo, o “método de cruzamento duplo”, que identifica pontos de intersecção entre linhas curtas e longas.
Além, é claro, de servir como ferramenta base para outros indicadores de tendências do mercado, como EMA, HiLo Activator e Bollinger Bands, MACD.
Falando em EMA, é muito comum a dúvida sobre as diferenças desse termo com a média móvel simples. Vamos entender um pouco melhor essa questão?
Diferenças entre SMA e EMA
Agora que você já sabe o que é SMA, precisamos salientar que existem outras médias móveis utilizadas, como a EMA, média móvel exponencial. Diferentemente da média simples, ela coloca um peso maior nos preços mais recentes.
Isso, claro, acaba tornando-a mais atualizada, criando um indicador de tendência com menos defasagem e mais sensível às alterações atuais. Precisamos salientar, no entanto, que um indicador não é melhor que o outro.
Eles inclusive andam juntos, afinal, para calcular a EMA é necessário utilizar a média móvel simples. Muitos investidores utilizam as duas para determinar, com mais confiança, mudanças de tendências.
Agora que você já compreendeu a definição de o que é SMA e a importância da análise de preços, que tal entrar no universo das ações com ainda mais segurança?
Para te ajudar nesse processo, a escola da XP Inc reuniu os melhores do mercado para construir um curso completo de Macroeconomia para investidores. Clique no banner abaixo agora mesmo e garanta sua vaga!