O que é TradingView e como investir melhor com a ferramenta?

Você já investe ou pensa em investir na bolsa de valores? Se a resposta foi sim, você precisa saber o que é TradingView! 

Isso porque a ferramenta atua como uma aliada para investidores que analisam gráficos e acompanham a performance de diferentes ativos. Os gráficos fornecidos pela plataforma ajudam a manter uma visão macro do movimento da B3, e, de quebra, fornecem informações-chave para embasar escolhas, como a compra ou venda de determinados ativos. 

Siga em frente neste artigo para entender melhor o que é TradingView e como extrair o melhor da plataforma. 

A importância da análise gráfica para o entendimento dos fluxos de mercado

Investidores que atuam como traders precisam conhecer a análise gráfica se quiserem tomar decisões mais seguras e orientadas para as suas necessidades. Neste método, a variação do preço dos papéis é controlada por meio de gráficos, que ajudam a identificar padrões, apontar tendências e antecipar movimentos de oscilação no mercado.

Geralmente, investidores que buscam rentabilidade no curto prazo, como os Day Traders, utilizam a análise gráfica para pautar suas escolhas e decisões.

Ainda assim, para um resultado ainda mais certeiro, a análise gráfica (ou técnica), deve ser utilizada em sinergia com a avaliação fundamentalista, direcionada para a avaliação dos prospectos e de fatores políticos, sociais e econômicos que impactam no preço dos ativos.

Dê o play no vídeo abaixo para entender como as análises técnica e fundamentalista se complementam e se diferenciam:

Como o Day Trader usa a análise gráfica para embasar suas escolhas? 

A ideia é que, para obter lucro, o day trader trabalhe com um alto volume de capital, antecipando as tendências diárias dos gráficos e fazendo movimentos de compra e venda embasados nestas tendências. 

Neste sentido, a análise técnica é ideal, já que possibilita uma tomada de decisão rápida e uma avaliação de impacto no curto prazo, o que difere esta ferramenta da análise fundamentalista. 

No caso dela, as tendências costumam ter impactos perceptíveis no médio e no longo prazo, sendo, portanto, realizadas de forma contínua ao longo do período de detenção do papel. 

O que é TradingView?

O TradingView é um grande aliado de investidores que utilizam a análise gráfica como base para as tomadas de decisão. Trata-se de uma plataforma de gráficos que funciona no navegador e possibilita o acompanhamento da performance de ativos financeiros em tempo real.

Além da análise de gráficos, o TradingView tem uma componente que confere a ele uma característica semelhante à das redes sociais: ao usar a plataforma, você, como investidor, pode compartilhar suas estratégias de trading e transmitir suas análises em tempo real, bem como assistir aos streams de outros usuários da plataforma. 

Agora que você já sabe o que é TradingView, confira algumas das funcionalidades da plataforma. 

Para que serve o TradingView?

Além de possibilitar a análise gráfica das ações desejadas, o TradingView possibilita a personalização de indicadores técnicos e a criação de gráficos de acordo com as carteiras de ativos dos investidores. 

Para facilitar a utilização da ferramenta, desenvolvida para uso no navegador, o TradingView passou a ser disponibilizado também como aplicativo, compatível com aparelhos iOS ou Android. 

Dessa forma, você, trader, consegue acessar e acompanhar oscilações do mercado em tempo real a qualquer hora, de qualquer lugar.

Funcionalidades disponíveis no TradingView

E aí? Tem interesse em descobrir, na prática, o que é Trading View? Então confira algumas das funcionalidades que você encontra ao acessar a plataforma.

1- Gráficos customizáveis

A plataforma TradingView oferece aos investidores 12 tipos de gráficos, incluindo Renko, Kagi e Ponto & Figura — todos customizáveis.

2- Replay de Barras

Além disso, você, usuário e investidor, pode rebobinar os vídeos publicados no stream da plataforma, assistindo-os com a velocidade e resolução desejadas.

3- Spreads

O TradingView permite que você crie suas próprias fórmulas personalizadas para embasar as análises dos seus ativos.

4- Suporte à análise gráfica

Caso você não tenha o know-how para criar uma análise gráfica do zero, pode utilizar os estudos predefinidos disponíveis na plataforma. São centenas de estudos predefinidos e mais de 50 ferramentas inteligentes de desenho. Além disso, a ferramenta oferece um conjunto de ferramentas para análise do mercado com base nos conceitos de negociação mais populares.

Para qual perfil de investidor o TradingView é indicado? 

De maneira geral, o investimento no mercado de ações (especialmente na modalidade Day Trading – nas quais as movimentações de compra e venda na bolsa de valores acontecem em no intervalo de um dia), se adequa a investidores de perfil arrojado, com alta tolerância a riscos e às oscilações do mercado. 

Ainda não conhece seu perfil de investidor? Dê o play no vídeo abaixo e identifique suas características! 

Além de ter um perfil arrojado, é essencial conhecer as principais ferramentas de análise do mercado para fazer boas escolhas.

Nesse sentido, e uma vez que o TradingView é um programa focado em análises técnicas (ou gráficas), é importante que você, na qualidade de investidor, entenda a fundo esta modalidade de avaliação. Dessa forma, saberá extrair, dos gráficos e modelos apresentados diariamente, tendências e características dos papéis avaliados. 

Essas informações devem ser consistentes o suficiente para guiar suas decisões de compra e venda de ações. 

É possível operar pelo TradingView?

A plataforma web do TradingView conta com a modalidade “integração de negociação”.

Isso significa que, caso a corretora utilizada por você seja suportada pela plataforma web do TradingView, você, como usuário, poderá acessar sua conta, receber dados da corretora e enviar ordens diretamente da plataforma para o seu home broker. 

Faça parte do Universo de Trading com a ajuda da XP Educação! 

Para surfar na onda do trading, é necessário ter bagagem para entender o mercado financeiro — complexo, mas repleto de boas oportunidades.

E nós, da XP Educação, temos um curso completo preparado especialmente para te ajudar com isso. 

Ao longo das 8 horas do curso Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos, nosso time de especialista conduz os investidores por uma trilha de aprendizado completa. Está imperdível! E as matrículas podem ser feitas agora mesmo! 

*Crédito da imagem de capa: Tech Daily em Unsplash

Continue Aprendendo

spot_img