UX Design: Conheça e descubra como iniciar uma carreira na área

Entenda o que é UX design, a sua importância e o que faz o profissional dessa área promissora

Você, que deseja seguir carreira na área, já se perguntou o que é UX Design, por que a profissão tem este nome? 

A verdade é que o termo “Design” pode ser aplicado em diversas áreas de atuação e, por este motivo, é um conceito bastante amplo. 

Algumas áreas do design são mais tradicionais e conhecidas, como o design de moda, design de interiores e design industrial — voltados para vestuários, arquitetura e empresas de fabricação mecânica, respectivamente — e o design gráfico, que está muito presente no dia a dia de trabalho de publicitários, agências de marketing, entre outros. 

Entretanto, com a evolução da tecnologia e dos produtos digitais — como sites e aplicativos —, outra categoria de designers começou a ganhar relevância: os profissionais de UX, ou User Experience, a experiência do usuário. 

Pode parecer um termo complicado e complexo de entender, porém essa competência está cada vez mais em alta e sendo bastante requisitada no mercado em geral.

Se você quer se tornar um UX Designer, ou tem curiosidade sobre o tema, continue a leitura e saiba mais sobre o que é UX e como a ideia se conecta a esse universo gigantesco do UX Design!

O que é UX Design?

O UX Design é uma competência que cuida dos momentos de interação do usuário em uma jornada de um produto digital. “UX” é a abreviação do termo em inglês User Experience, que traduzido para o português fica: Experiência do Usuário. Então, UX Design nada mais é que o Design de Experiência do Usuário.

O tempo todo o UX preza pela usabilidade do produto, isto é, que o consumidor alcance seu objetivo final na plataforma de maneira intuitiva, sem tanto esforço e sem frustrações. 

Esse objetivo varia de acordo com produto: pode ser a conclusão de uma venda, o acesso a um conteúdo, o upload de uma foto, o envio de uma mensagem, entre tantas outras possibilidades.

O papel fundamental do UX Design é criar um fluxo de interação que flua com poucos erros e que mantenha o usuário focado na ação a ser desenvolvida. E, para isso, existem muitas premissas e metodologias capazes de gerar dados preciosos para que os profissionais de UX sejam mais assertivos em suas propostas. 

< Leia mais: diferença entre UI e UX Design />

Antes de seguir em frente, entenda mais a fundo o que é UX

A atuação de um UX Designer está diretamente ligada com a ideia de user experience, ou experiência do usuário. E este, aliás, é um conceito cada vez mais em alta no mercado, sendo utilizado tanto nas áreas de tecnologia e produto, quanto em setores comerciais e de marketing. 

Experiência do usuário diz respeito aos esforços de uma empresa em promover sensações positivas ao usuário que interage com determinada solução ou produto de uma marca. O objetivo de uma estratégia de user experience é fazer com que o consumidor se encante pela experiência ao longo de sua trajetória com a marca e que se torne um consumidor fidelizado. 

Uma empresa atenta às tendências de mercado compreende que o cuidado com a experiência do cliente deve ser prioridade de todos os setores, desde os de back-office (Recursos Humanos, Logística, TI etc) até os da linha de frente, como vendas e marketing. 

De acordo com o portal 99 firms, o ROI (Retorno sobre o Investimento) da experiência do cliente é de cerca de 9.900%. Isso significa que desenvolver soluções pensadas para despertar sensações positivas no consumidor é, comprovadamente, um caminho efetivo para a geração de renda nos negócios. 

Saber o que é UX e como ela se relaciona com seu ROI explica o motivo pelo qual o setor segue aquecido no mercado, não é mesmo?

O que faz um UX Designer?

Como já citamos, o Designer UX é responsável por cuidar da experiência do usuário dentro de algum produto digital, seja um site, um aplicativo, um e-commerce, entre outros. Se o usuário precisa interagir com a ferramenta, então é preciso um trabalho de UX para que isso ocorra da melhor forma possível.

Mas vale ressaltar que um UX Designer precisa de dados para realizar um bom trabalho, ou seja, ele precisa conhecer o usuário e entender como se comporta, quais são suas características, como ele fala, entre outros pontos. 

Portanto, antes de iniciar o design da interface, é preciso um estudo prévio para a construção de um produto realmente alinhado às expectativas do usuário.

Sendo assim, o UX Designer precisará desenvolver competências específicas ou contar com o apoio de profissionais de algumas áreas correlatas.

Entre elas encontram-se o UI Design — responsável pelo layout da interface —,  o UX Research — que realiza pesquisas com o usuário e coleta dados relevantes —, o UX Writer — que elabora todo o conteúdo da página  —, e um Product Designer, que coordena desse trabalho e a atribuição de função para a squad do projeto.

Todas essas áreas são fundamentais para a entrega de um produto que realmente preza pela experiência do usuário. É interessante que um Designer UX conheça pelo menos um pouco sobre cada uma delas para que seu trabalho tenha entregas ainda melhores.

Hard e Soft Skills desse profissional

Agora que você já sabe o que é UX Design de forma detalhada, certamente notou que um UX Designer, profissional-chave dessa área, precisa desenvolver algumas competências específicas para que o seu trabalho flua de uma forma positiva, não é mesmo? 

Por isso, dentro do universo de experiência do usuário, é interessante que o designer desenvolva algumas hard skills, como:

Como citado no item anterior, existem profissionais focados em cada uma dessas competências. 

Porém, não é sempre que damos sorte de trabalhar com um time completo assim e ter esses conhecimentos pode ser um grande diferencial para a sua carreira no design.

Soft skills do profissional de UX 

Caso você venha a trabalhar em um time com profissionais das demais áreas de atuação, será essencial desenvolver certas soft skills para conduzir projetos de UX. Algumas delas são:

  • Trabalho em equipe e colaboração, já que um UX Designer nunca trabalha sozinho;
  • Comunicação assertiva e não agressiva para o compartilhamento de ideias e soluções com o time;
  • Inteligência emocional para aceitar novas propostas e críticas ao produto.

Ter essas habilidades desenvolvidas é um grande caminho percorrido para o sucesso na profissão!

As linguagens de programação são a maneira pela qual hardware (máquina) e ser humano se comunicam.

Por elas, o profissional programador pode criar softwares (programas), ordenando como os dados devem ser operados e quais ações devem ser executadas, entre outras atribuições. Assim, as linguagens utilizam vários elementos para que a comunicação entre o desenvolvedor e a máquina possa ser feita com eficácia.

Entre eles, estão palavras-chaves, símbolos e instruções, além de regras semânticas e sintáticas.

Como você pôde perceber, as linguagens de programação funcionam como verdadeiros idiomas. Então, do mesmo modo que o português, francês ou espanhol fazem, por exemplo, elas são capazes de comunicar a mesma mensagem de formas diferentes.

Com suas próprias regras e elementos, as diversas linguagens computacionais podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de comunicação. Isto é, para cada objetivo, uma linguagem é mais adequada segundo as demandas do projeto.

Então, de forma simplificada, podemos dizer que o programador é o profissional que trabalha utilizando as diferentes linguagens de programação para escrever, desenvolver e fazer manutenção de softwares.

Qual a importância do UX Design?

O UX Design tem ganhado cada vez mais relevância, e não é à toa! Ele tem um papel fundamental na atração e na retenção de usuários. Ou seja, se você criar uma experiência marcante, certamente as pessoas vão querer continuar usando o seu produto. É o caso de grandes marcas como a Apple, Disney, Uber, AirBnB, entre outras.

Contudo, mesmo com os investimentos em UX Design sendo elevados, o retorno dessas melhorias para a empresa é exponencial. Uma pesquisa feita nos anos 80 por Tom Gilb mostra que “a cada dólar que uma empresa investe em UX, o retorno pode chegar até 100 dólares”. Demais, não é mesmo?

Portanto, além de gerar receita, o UX Design também gera notoriedade para a marca, que passa a ser mais bem aceita e recomendada pelo público, gerando um marketing espontâneo e de muito valor.

Pilares de um boa experiência e princípios do UX Design

Sem dúvidas o principal pilar de uma boa experiência é o foco no usuário. Se não há foco no usuário, não há UX. 

Por isso, é essencial que o designer entenda que o seu trabalho precisa atender às expectativas de outro grupo social e que “achismos” não são bem-vindos. É preciso realizar pesquisas, testes, análises, aplicações e mais testes.

Além disso, é importante entender que a experiência pertence ao usuário, ou seja, não é possível criar uma experiência, por se tratar de uma ação subjetiva. 

O que os UX Designers fazem é oferecer ferramentas adequadas para que o indivíduo desenvolva uma experiência positiva, de acordo com os objetivos que ele deseja atingir com aquele produto.

Sendo assim, ter uma visão holística é essencial para o desenvolvimento das interfaces, já que nem toda a experiência se mantém dentro da tela. Os pontos de contato dentro da jornada do cliente de uma empresa podem ser inúmeros e extrapolam o limite da plataforma digital.

Diferença entre UX e UI

Você já sabe o que é UX, mas é importante ressaltarmos que trata-se de uma área de conhecimento macro. Em contrapartida, o UI é uma de suas micro áreas. 

Os profissionais de User Interface (UI) tem o foco em desenvolver a interface de um aplicativo ou site, enquanto os designers UX focam nisso e em outros aspectos, como a jornada do cliente, experiências anteriores com o produto e seus impactos, entre outros.

Além disso, o UI Design tem a intenção de guiar o usuário desde o primeiro acesso, até o objetivo final. E, neste caso, o UX entra como uma maneira de tornar esse processo mais fluido e agradável, influenciando na experiência e não somente na conclusão do objetivo.

Diferença Designer Gráfico e UX Designer 

Ao longo do texto foi possível conhecer mais sobre a profissão do UX Designer e suas atribuições, não é mesmo?

Um dos primeiros pontos que ressaltamos foi a amplitude que a área de design tem e a sua gama de atuações. Sendo assim, vamos delimitar algumas diferenças entre o design gráfico e o UX design, as profissões que possuem mais relação uma com a outra.

O profissional de design gráfico atua bastante com a elaboração de peças gráficas para empresas e agências, participando da criação de marcas, layouts de sites entre outros. Ou seja, trabalha bem próximo das equipes de marketing e comunicação. 

Já o UX designer nem sempre trabalha com a parte gráfica, como o desenvolvimento das interfaces digitais. Sua atuação é mais ampla e envolve outros conceitos, como a usabilidade. Seu trabalho nem sempre envolve os setores de marketing, ficando alocado geralmente nos times de produto.

Como é o mercado de trabalho e por que se especializar nessa área?

Com as empresas cada vez mais presentes no mundo digital, pensar na experiência do usuário tem se tornado essencial. Mais do que um design bonito, a interface precisa ser funcional e ter boa usabilidade, se não de nada serve. 

Esse pensamento tem levado as marcas a buscarem no mercado profissionais UX para compor seus times de produto, sendo uma competência procurada em diversos segmentos de negócio.

Segundo o site www.vagas.com, a média de salário de um UX designer pleno é de R$ 6 mil no Brasil. 

Portanto, sendo o UX Design uma habilidade em alta e com grande procura no mercado, como mesmo foi dito em uma pesquisa realizada pelo Linkedin, investir nessa carreira é uma aposta certeira e promissora.

Como se tornar um UX designer?

Além de saber o que é UX — o que consideramos como o passo zero da jornada —, o primeiro passo para se tornar um UX Designer é estudar muito! Ou seja:

  • leia artigos sobre UX;
  • conheça os princípios da UX;
  • aprenda processos e metodologias de design;
  • faça cursos e aplique seus conhecimentos, mesmo que de forma voluntária. 

Nesse momento é interessante beber de várias fontes para ter maior familiaridade com os conceitos.

Um ponto importante é que não é necessário ter uma formação prévia em design para se tornar um UX designer, pois não é um pré-requisito. Mas é importante se aproximar de algumas habilidades de design para conseguir exercer bem o seu papel no dia a dia de uma empresa.

Por fim, após bastante estudo e aplicação, monte seu portfólio, interaja com a comunidade UX e crie um networking interessante para você. Certamente a vaga dos seus sonhos chegará e com ela excelentes oportunidades de crescimento!

Seu primeiro passo começa aqui e agora! 

Com a ajuda de plataformas confiáveis e especializadas no mercado financeiro, você pode dar o primeiro passo em sua formação como UX designer. 

Na XP Educação, você tem acesso a uma série de conteúdos, que vão do básico ao avançado, para aprender tudo o que precisa. Além do nosso blog, com centenas de materiais, reunimos diversos cursos para quem quer desmistificar o segmento e até iniciar uma carreira no mercado de tecnologia.

É hora de dar o primeiro passo! 

Assine o XPE Multi+, plataforma de assinatura da XP Educação. A partir daí, você tem acesso a um ecossistema digital de aprendizado contínuo para desenvolver profissionais para a nova economia: mais descomplicada, mais autônoma e muito mais dinâmica.


spot_img

Continue Aprendendo

spot_img