Entenda o que é viver de renda + 4 dicas para conquistar esse sonho

O que é viver de renda? Como funciona esse estágio na vida da pessoa em que ela vive com rendimentos provenientes de outras fontes que não seja o trabalho? É possível tornar isso possível sem ser herdeiro de uma grande fortuna ou algo parecido?

São muitas as perguntas que circundam esse que é um dos principais objetivos de muitas pessoas. E o caminho para chegar nesse sonho pode exigir disciplina e esforço, mas é possível de acordo com seus rendimentos mensais e de como você faz seus investimentos, seja em imóveis ou em títulos do mercado financeiro.

Nesse sentido, quer entender melhor o que é viver de renda e quais caminhos você deve seguir para chegar lá? Confira nosso conteúdo até o fim!

O que é viver de renda?

Viver de renda é basicamente receber uma remuneração sem que você esteja trabalhando para isso. Em suma, sem que a pessoa precise estar efetivamente trabalhando, ela consegue ter um fluxo de renda mensal que supra suas principais necessidades e garanta seu sustento da forma esperada.

A aposentadoria pelo INSS, por exemplo, é uma maneira de viver de renda. Isso é, por mais que você não planeje adequadamente suas finanças para poder usufruir de uma remuneração sem precisar trabalhar, a previdência social pode te socorrer em alguma etapa já avançada de sua vida.

Entretanto, procurar meios de construir seu próprio patrimônio por conta própria e, no momento certo, poder viver dos rendimentos gerados por ele é o ideal. 

Isso porque existem diversas possibilidades, desde imóveis próprios até uma boa carteira de investimentos, que podem oferecer uma rentabilidade bem maior do que o teto do INSS e de forma antecipada.

Além do mais, as regras da previdência social costumam se alterar no decorrer do tempo e geralmente se tornam cada vez mais inacessíveis. Portanto, traçar seu próprio caminho de forma disciplinada e bem planejada pode te trazer o melhor retorno possível.

Renda passiva x Renda ativa

Dessa forma, agora que você entende direitinho o que é viver de renda e sabe que existem formas alternativas de atingir esse objetivo, vamos falar de alguns termos comuns no mundo das finanças que você deve entender.

Você sabe o que é renda passiva e renda ativa e quais as diferenças entre essas duas categorias?

A renda ativa é aquela remuneração proveniente de sua própria força de trabalho, seja por meio do salário ou pelos lucros conquistados por sua empresa.

Já a renda passiva, por sua vez, diz respeito aos rendimentos recebidos sem que você esteja exercendo alguma atividade em troca deles. Em suma, essa é a remuneração que você ganha sem trabalhar. Ela pode ser gerada de:

  • aposentadoria privada ou do INSS
  • recebimento de aluguel de imóveis;
  • dividendos de ações de fundos imobiliários;
  • ou rendimentos periódicos de qualquer ativo financeiro, seja de renda fixa ou de variável.

Portanto, a renda passiva é o dinheiro que vai garantir seu sustento quando você estiver vivendo de renda.

Quanto preciso para viver de renda?

E de quanto preciso para viver de renda? Essa pergunta depende exclusivamente de quanto é seu custo de vida e quanto você espera de remuneração. 

Definido esse objetivo, chegou a hora de escolher quais são os melhores ativos para investimento disponíveis que vão lhe garantir uma rentabilidade segura no decorrer do tempo para que você chegue no valor esperado. 

Por exemplo, até títulos de renda fixa são ótimas opções para garantir uma boa remuneração passiva. 

Se tiver interesse, por meio do simulador de renda fixa da XP, você consegue saber quando você receberá de juros compostos dos seus investimentos em um intervalo de tempo específico.

Dessa forma, você saberá qual porcentagem do seu salário você precisa aportar mensalmente para poder viver com a remuneração esperada em alguma data futura.

4 dicas para viver de renda

1. Tenha planejamento financeiro

Um bom planejamento é o primeiro passo para que toda e qualquer estratégia tenha êxito. Afinal, principalmente com investimentos a longo prazo, é preciso saber exatamente o que você quer para assim manter a disciplina e saber que jornada está trilhando.

Portanto, defina bem qual remuneração você deseja receber, o que precisa juntar para chegar até lá e quais meios vai utilizar.

2. Fuja de dívidas

Você nunca vai saber o que é viver de renda sem a organização financeira necessária para fazer aportes de maneira disciplinada e fugir de dívidas. 

Afinal, pense bem, ao fazer dívidas, toda a rentabilidade que você arduamente está construindo poderá ser “comida” pelos altos juros de cobranças de empréstimos e cheques especiais.

Portanto, esse erro pode botar todo o planejamento a se perder.

3. Construa uma reserva de emergência

Antes de dar início ao seu projeto de renda passiva, faça o que todo investidor de sabedoria coloca como prioridade: construa uma reserva de emergência

É nela onde você guardará o montante necessário em investimentos acessíveis e de liquidez para suprir possíveis imprevistos financeiros, como perda de emprego, por exemplo.

Dividindo seu patrimônio em objetivos claros, você terá mais organização para chegar aos seus objetivos. Afinal, a reserva de emergência previne o investidor de mexer no dinheiro aportado para a construção da renda passiva, o que atrapalha todo o processo.

>> Saiba tudo sobre reserva de emergência neste vídeo exclusivo do canal Investimento às Claras:

4. Faça os investimentos certos

Como já mencionamos, são várias as maneiras de construir um patrimônio que gere renda passiva, por exemplo:

Isso mesmo, tem como viver de renda na bolsa de valores também, investindo em ações e fundos imobiliários. Isso porque, além da valorização dos preços, muitos ativos também pagam dividendos para os seus acionistas e cotistas.

No caso dos FIIs, esses valores geralmente são pagos mensalmente. Portanto, todos os meses há valores entrando em sua conta corrente que podem ser multiplicados à medida que você aumenta seus aportes. Não é incrível? 

>> Saiba mais sobre fundos imobiliários nesse conteúdo do canal Investimento às Claras:

Portanto, analise bem qual seu perfil de investidor e quais opções melhor se enquadram na sua carteira. Para entender mais sobre o assunto, você pode contar com os cursos da Escola de Investimentos da Xpeed e, assim, ter mais conhecimento para fazer as escolhas certas e conquistar seus objetivos.

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Gostou do conteúdo? Aprendeu o que é viver de renda? Para mais materiais que nem esse, fique de olho nas novidades do nosso blog! Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img