O que é yield? Quais os ganhos em potencial nas aplicações?

Sabia que as empresas listadas na B3 pagaram R$ 200 bilhões em proventos, entre janeiro e novembro de 2021? Os dados são da Economática, que também analisou os ganhos obtidos pelos investidores com a distribuição de dividendos. Pensando nisso, preparamos um post para explicar o que é yield e como analisar o retorno dos investimentos

Para começar, fica a reflexão: como saber qual é o potencial de lucratividade de um ativo financeiro? Apesar da oscilação dos preços, é possível analisar o indicador dividend yield (DY) das ações para conhecer as empresas que remuneram bem seus acionistas. 

Logo, é fundamental descobrir o que é yield e como colher os frutos dessas e de outras aplicações. Continue conosco para descobrir como fazer esse cálculo, tanto de ações, quanto de fundos imobiliários!

Mas, afinal, o que é yield no mundo dos investimentos?

Para se tornar um investidor bem-sucedido, você definitivamente precisa compreender  o que é yield. Nesse sentido, é importante considerar o segmento em que se pretende aplicar recursos, lembrando que é essencial diversificar a carteira com diferentes classes de ativos. 

Na renda fixa, sabe-se o fluxo de remuneração no ato do investimento, o que facilita a mensuração do retorno. E isso acontece mesmo quando a taxa de juros é pós-fixada, como no Tesouro IPCA, que fica atrelado à variação do IPCA, um indicador que mede a inflação. 

Por outro lado, existem vários fatores que impactam na lucratividade do segmento de renda variável. Para exemplificar, a lei da oferta e demanda é um dos fatores-chave na negociação da bolsa de valores, inclusive na escolha de ações

E, para obter mais detalhes, vale a pena baixar o e-book gratuito “Como se formam os preços dos ativos”.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Como se formam os preços dos ativos" da Xpeed School.

Com tudo isso em mente, agora falaremos sobre o significado de yield em ambos os segmentos, ok? Depois disso, traremos exemplos focados na renda variável, tendo em vista os fatores que refletem na lucratividade dos papéis.  

Na prática, o que é yield?

Yield é uma forma de mensurar o retorno do investimento que foi feito, o que pode ser entendido como lucro. Em linhas gerais, estamos falando da relação entre o resultado efetivamente obtido e qual foi o esforço empreendido para conquistá-lo. E isso demonstra se a aplicação foi vantajosa ou se é necessário rever a estratégia e as decisões financeiras. 

Como fazer o cálculo do yield?

Para calcular o yield, o primeiro passo é considerar o ativo que será analisado. Se o for o Tesouro Direto, é preciso verificar os juros recebidos diante do montante investido. Já nas ações, o indicador dividend yield compara a quantia investida e a cotação atual desse ativo. 

A propósito, vale lembrar que os dividendos representam uma das maneiras de remunerar os acionistas. Quando se compra ações de uma empresa de capital aberto, que negocia parte do seu capital social na bolsa de valores, o investidor obtém a participação societária.  

Isso significa que, ao se tornar um sócio, ele tem acesso a certos benefícios, como os dividendos. Contudo, existem vários tipos de ações e proventos que são pagos aos acionistas. Por isso, quem tem o objetivo de receber dividendos (e até viver de renda), deve considerar o dividend yield, conforme o exemplo que explicaremos logo a seguir. 

O que é yield? 2 investimentos para ilustrar o conceito 

Antes de mais nada, cabe ressaltar que o retorno da renda variável pode ser impactado por uma série de fatores. Por exemplo, a macroeconomia, a performance do setor e, também, crises de larga escala, como a pandemia da Covid-19

Por isso, daqui em diante traremos dois exemplos para entender o que é yield na renda variável. Vamos lá?

1. O que é yield nas ações?

No mercado de ações, o yield demonstra se aquela ação está trazendo resultados positivos. Quando se adquire papéis de empresas que têm boa saúde financeira, a lucratividade provavelmente será maior. Mas o quanto isso representa para os acionistas?

Para fazer o cálculo do dividend yield nas ações, basta usar a seguinte fórmula: 

DY = Dividendos pagos por ação / Cotação atual da ação x 100

E, para conhecer os melhores dividend yields, vale conferir as ações que mais pagaram dividendos em 2021. A seguir, listamos as dez empresas que mais distribuíram esses proventos, com as respectivas ações e percentuais de DY, de acordo com a Economática:

  1. Metalúrgica Gerdau PN (GOAU4): DY 20,60%
  2. Unipar PNB (UNIP6): DY 20,55%
  3. Vale (VALE3): DY 16,74%
  4. Portobello (PTBL3): DY 16,45%
  5. Copel PNB (CPLE6): DY 16,04%
  6. JBS (JBSS3): DY 12,75%
  7. Gerdau PN (GGBR4): DY 12,56%
  8. Isa Cteep PN (TRPL4): DY 12,28%
  9. Minerva (BEEF3): DY 11,06%
  10. Marfrig (MRFG3): DY 11,06%

Extra: ferramenta para calcular os dividendos de ações

O portal InfoMoney disponibiliza uma planilha gratuita para calcular os dividendos da sua carteira de ações. Para isso, basta fazer o download e conferir a taxa média de retorno com os proventos, além de verificar a performance histórica desses ativos.

2. O que é dividend yield no FII?

Por sua vez, os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) têm características diferentes das ações. Além do investidor ser um cotista, uma vez que ele participa de um “condomínio” de investidores, o dividend yield desse investimento tem uma dinâmica diferente.  

Em um fundo de tijolo, que investe diretamente em imóveis, o cotista receberá os aluguéis. Adicionalmente, deve-se levar em conta a valorização da cota, com base na fórmula:

Valorização = (preço final – preço inicial) / preço inicial

Extra: ferramenta para calcular os dividendos de FIIs

Em paralelo à planilha de ações, o InfoMoney tem uma ferramenta focada nos dividendos de fundos imobiliários. Isso porque é vital levar em conta os aluguéis dos imóveis, quando houver, visto que eles se tornam uma fonte de renda para os cotistas.

E, agora que você sabe o que é yield, sobretudo na renda variável, que tal continuar investindo nisso? Com o curso online “Aprenda a investir na bolsa de valores”, você aprenderá a montar uma estratégia assertiva para comprar e vender ativos. Vamos nessa?

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img