O que são indicadores econômicos? Vale a pena acompanhá-los?

Como saber se a situação econômica do país vai bem ou mal? Segundo a pesquisa do Datafolha, 69% dos brasileiros acreditam que a economia piorou. Para 39% deles, o cenário ficará mais sombrio nesse sentido nos próximos meses. Logo, é vital descobrir o que são indicadores econômicos para ponderar sobre as perspectivas para o futuro.  

Neste artigo, explicaremos os fatores-chave que afetam a economia nacional e, portanto, o nosso bolso. Afinal, tudo isso impacta no planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, seja para conquistar sonhos ou tirar projetos do papel. 

Basicamente, entender o que são indicadores econômicos é essencial para nortear as decisões. Por sinal, falaremos em específico sobre os reflexos no mundo dos investimentos. 

Então, siga a leitura para aprimorar a sua estratégia e, ao mesmo tempo, proteger o seu patrimônio! 

Mas, afinal, o que são indicadores econômicos?

Para entender o que são indicadores econômicos, é importante ter em mente que eles estão interligados. Ou seja, o desempenho de cada índice repercute nos outros, uma vez que fazem parte da mesma engrenagem. 

Logo mais, traremos exemplos que facilitam o entendimento sobre essa conexão. Mas, para adiantar, vamos considerar um exemplo de alguém que pretende operar na bolsa de valores. Isso porque os indicadores econômicos são a chave para investir melhor.

Esse mercado se baseia na lei da oferta e demanda. Isto é, as ações tendem a se valorizar se a economia der sinais positivos, como o crescimento do PIB. Porém, se eles  forem negativos, como o risco fiscal no teto de gastos do governo, tais ativos podem cair.

E, para mais detalhes sobre essa dinâmica, baixe o e-book gratuito: “Guia da bolsa para investidores”! 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Na prática, o que são indicadores econômicos?

Indicadores econômicos são um compilado de dados que servem como um termômetro da economia. Eles são usados como uma referência para os governantes, empresários e investidores que buscam analisar o status da situação financeira.

E, quando falamos dos tipos de indicadores econômicos, é fundamental levar em conta as  duas vertentes. De um lado, temos o contexto amplo da macroeconomia, que diz respeito ao País como um todo. Do outro, há a análise da microeconomia, que é focada no comportamento financeiro de pessoas, empresas, grupos e setores, por exemplo. 

Por que os investidores precisam saber o que são indicadores econômicos?

Compreender o que são indicadores econômicos traz uma série de benefícios para os investidores, incluindo: 

  • optar pelas aplicações financeiras que protejam da inflação;
  • identificar mercados e novas oportunidades de investimentos;
  • diversificar a carteira com eficiência, mesclando renda fixa e variável;
  • prever as tendências de crises ou o cenário de aceleração da economia;
  • aprimorar a estratégia de investimento para tomar decisões assertivas.

10 exemplos de indicadores econômicos

Para começar, veja sete indicadores listados pela Anbima, com um conjunto de informações que refletem no mercado financeiro:

1. CDI

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título de curtíssimo prazo (um dia útil). Ele se baseia em  empréstimos feitos entre instituições financeiras para fechar o caixa no azul. No caso, ele é visto como um indicador porque revela os juros médios das operações entre bancos.

2. Dólar

Embora seja uma moeda dos Estados Unidos, o Dólar influencia o mercado mundial. Por exemplo, as importações e exportações são fortemente afetadas pelo referido indicador.

3. Euro

O que acontece na União Europeia, a chamada Zona do Euro, traz efeitos no mundo todo. Sendo assim, a moeda é outro indicador relevante para considerar na sua estratégia de investimento, sobretudo nas aplicações de renda variável

4. Ibovespa

Por sua vez, a sigla Ibovespa (ou simplesmente IBOV) significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. É um espelho da performance das principais ações negociadas na B3, razão pela qual é uma referência importante para quem pretende operar nos pregões.

5. IBX

Já o IBX (Índice Brasil) mede o retorno de uma carteira teórica que tem as ações mais negociadas na B3. Para exemplificar, um investidor poderia optar por um Fundo de Ações IBX-50 ou IBX-100, sendo que a performance fica atrelada aos respectivos benchmarks. 

6. IGP-M

A sigla IGP-M significa Índice Geral de Preços – Mercado, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trata-se de uma maneira abrangente de medir a variação de preços na economia, com base nas diferentes etapas da cadeia produtiva.

7. Selic

Por ser a taxa básica de juros, a Selic é um instrumento da política monetária para controlar a pressão inflacionária. Se ela aumenta ou diminui, as taxas de aplicações, empréstimos e financiamentos também seguem a mesma linha.

>>> Leia mais: como a taxa Selic controla a inflação?

Além da lista da Anbima, vale conferir mais três indicadores que retratam a situação econômica: 

8. PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) mostra o fluxo de novos bens e serviços finais da região (país, estado ou cidade). Ele não é a soma da riqueza existente, mas ajuda a entender o aumento de produção, bem como a demanda por empregos, ações e investimentos.

>>> Saiba mais sobre a importância do PIB na economia brasileira

9. IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é tido como o índice oficial da inflação. Para resumir, ele mede as consequências da variação dos preços no poder de compra das famílias brasileiras, conforme um determinado conjunto de produtos e serviços.

10. TR

Para finalizar, a Taxa Referencial (TR) estabelece a rentabilidade dos seguintes itens:

Para complementar, temos um vídeo da Xpeed School que explica os efeitos dos principais indicadores macroeconômicos. Dê o play para conhecer os impactos desses fatores nos seus investimentos!

O que fazer depois de descobrir o que são indicadores econômicos?

O post está chegando ao fim, mas a nossa jornada de conhecimento continua firme e forte. E, agora que você sabe o que são indicadores econômicos, confira mais duas dicas para otimizar os resultados dos investimentos

1. Acompanhe os indicadores

O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central (Bacen). Por meio deste relatório, você ficará inteirado sobre as expectativas do mercado. Além disso, a Anbima divulga os dados acumulados dos principais indicadores econômicos nos últimos 36 meses. 

Aliás, veja um exemplo da tabela histórica com as informações coletadas pela Anbima até outubro de 2021: 

O que são indicadores econômicos - tabela histórica Anbima

2. Amplie a base de conhecimento

Por fim, indicamos o curso online “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores”. Assim, você poderá aprofundar os conhecimentos que norteiam seu  planejamento financeiro e, consequentemente, te aproximam das suas conquistas.  

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

E lembre-se: conte com o apoio da Xpeed School para crescer de forma exponencial!

Continue Aprendendo

spot_img