Onde investir 1.000 reais por mês? Qual o melhor investimento?

Está pensando em entrar no mundo dos investimentos, mas não sabe por onde começar? Já ouviu falar que o rendimento da poupança não é tão bom e está procurando por outros lugares? Afinal, onde investir R$ 1.000? Vale a pena iniciar com essa quantia?

Muitas dúvidas aparecem quando estamos começando a procurar onde investir, as opções que trazem mais retorno financeiro ou até mesmo como aplicar esse dinheiro. 

Afinal, uma vez que já temos as nossas finanças pessoais em dia, queremos dar início à vida de investidor. Mas, por onde começar? 

O que você deve saber antes de aplicar este dinheiro? Separamos algumas dicas de melhores investimentos para 1.000 reais de acordo com o perfil do investidor. Continue a leitura!

O que você deve pensar antes de investir 1.000 reais?

O primeiro passo antes de entender onde investir 1.000 reais é descobrir qual o seu perfil de investidor, uma análise que envolve as características pessoais em relação aos investimentos e, principalmente, quais riscos estamos dispostos a correr.

Basicamente, devemos considerar três questões ao analisar o nosso perfil, que são consideradas o tripé do investimento:

Após essa análise, é possível encontrar o perfil que mais se adeque à expectativa e realidade do investidor. Lembre-se de que isso pode ser mudado, ou seja, você pode começar dentro de um perfil, mas com o tempo mudar para outros conforme ganhar mais experiência.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define os três principais perfis no investimento. Veja a seguir um pouco mais sobre cada um deles!

Conservador

Este primeiro tipo de investidor se preocupa mais com a segurança e, por isso, está menos disposto a correr riscos. Normalmente, está relacionado à maioria das pessoas que procura onde investir 1.000 reais pela primeira vez.

Sendo assim, mesmo que deixem de ter maior rentabilidade, estes investidores preferem obter ganhos com o menor risco possível. Basicamente, essa é considerada a porta de entrada para o mercado dos investimentos.

Moderado

Esse é o meio termo entre o conservador e o arrojado. Isso significa que esse  investidor está disposto a correr alguns riscos para ter uma melhor rentabilidade, mas não deixa a questão da segurança em último plano.

Normalmente, este perfil está relacionado ao de pessoas que já possuem um pouco mais de conhecimento sobre o mundo dos investimentos e têm como objetivo aumentar o seu patrimônio.

Arrojado

Também conhecido como investidores agressivos, este perfil está mais disposto a arriscar para ter o máximo da rentabilidade. Costumam ser pessoas que já possuem um bom conhecimento sobre o mercado financeiro e que têm uma postura mais madura em relação aos seus investimentos.

Afinal, se está correndo riscos, estão abertos a perdas eventuais. Isso significa que é importante ter inteligência emocional para lidar com essas situações.

Qual o melhor investimento para 1.000 reais por mês? 5 alternativas

1. Tesouro Direto

A primeira opção de onde investir 1.000 reais é nos títulos do Tesouro Direto. Esses são investimentos de renda fixa e, por isso, possuem uma rentabilidade previsível.

Por conta disso, é um dos principais investimentos sugeridos para quem está começando e se encaixa no perfil conservador

Além disso, é importante saber que existem diferentes tipos de rentabilidade mesmo dentro dos títulos de investimento do Tesouro Direto, sendo eles:

  • prefixado: o retorno é calculado de acordo com um percentual fixo informado ao investidor;
  • pós-fixado: a remuneração segue um indicador do mercado como, por exemplo, a taxa Selic;
  • híbrido: a combinação dos dois tipos anteriores, em que o retorno é composto por uma taxa fixa mais a variação da inflação.

>>> Quer saber mais sobre como começar a investir 1.000 reais no Tesouro Direto? Confira este conteúdo: Tesouro Nacional: funcionamento, títulos e como investir

2. CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) também é um investimento em renda fixa, mais atrelado ao perfil conservador ou moderado. É uma ótima oportunidade para quem deseja alcançar uma rentabilidade maior com o seu investimento.

O CDB possui uma sistemática similar aos títulos públicos, mas os responsáveis pela emissão são os bancos. Por conta disso, é  uma das aplicações mais conhecidas, já que as próprias instituições costumam facilitar este tipo de investimento.

O valor mínimo e máximo de investimento pode variar de acordo com as regras de cada organização, mas é uma das principais opções de onde investir 1.000 reais.

3. LCI e LCA

Como última opção de renda fixa, temos também a LCI (Letras de Crédito Imobiliárias) e a LCA (Letras de Crédito do Agronegócio. A diferença entre elas é apenas em relação aos setores do investimento.

Ao realizar aplicações nessas letras de crédito, o investidor faz um contrato com a instituição. Dessa forma, a organização deve pagar os juros sobre o montante investido dentro de um prazo determinado.

Apesar de não ser um título do governo, é considerado seguro, pois possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), sendo uma segurança a mais caso a instituição não cumpra com seus compromissos.

Assim como os títulos nacionais, possui três diferentes títulos: prefixado, pós-fixado e híbrido. Quer saber mais sobre como investir 1.000 reais ou outros valores na LCI e LCA? Confira este vídeo sobre o assunto:

4. Fundos de Investimento Variáveis

Saindo da renda fixa, temos os fundos de investimento variáveis, mais indicados para os investidores que se encaixam no perfil moderado e arrojado. Isso significa que apesar da rentabilidade não ser tão previsível quanto as das opções anteriores, ela costuma ser maior.

Ou seja, esse pode ser considerado um dos melhores investimentos para 1.000 reais, dependendo do seu perfil de investidor.

Existem diferentes tipos de fundos de investimento, desde os imobiliários (FIIs), de multimercado e cambial. Todos devem ser regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Anbima.

>>> Saiba mais sobre Fundos de Investimentos e os seus tipos, clique aqui.

5. Ações

Para a última opção de onde investir 1.000 reais, temos as ações. Esse também é um investimento de renda variável, e principalmente indicado para quem já possui uma reserva de emergência e não precisa resgatar o dinheiro no curto prazo.

Uma das principais vantagens deste tipo de investimento é a diversificação de aplicações. Por conta disso, assim como no caso anterior, é importante estudar as suas opções e ter uma análise técnica do melhor investimento para 1.000 reais.

Quer saber mais sobre como começar a investir em ações? Confira nosso e-book Guia da bolsa para investidores, com os conceitos essenciais que você precisa saber para investir na bolsa de valores. Baixe gratuitamente agora mesmo!Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Como escolher a melhor opção?

Agora que mostramos um panorama geral sobre onde investir 1.000 reais por mês, você deve estar se perguntando: mas, afinal, qual é o melhor investimento? 

Tudo depende do seu perfil de investidor, considerando os riscos que está disposto a correr e até mesmo os prazos em que deseja recuperar os seus ganhos. A verdade é que esse conteúdo é apenas o primeiro passo para começar a investir.

Aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos, vídeos e cursos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais e sinta-se preparado para iniciar os seus investimentos.

Lembre-se de que nunca é tarde para começar a investir!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img