Outubro rosa: dicas de ações internas em empresas

Saiba como implementar iniciativas de engajamento do Outubro Rosa junto aos colaboradores da sua empresa e, dessa forma, contribuir para a prevenção do câncer de mama

Saúde é uma das muitas pautas que a área de Recursos Humanos de uma empresa deve promover no dia a dia de trabalho.

Isso significa não apenas garantir um ambiente corporativo positivo, mas também incentivar seus colaboradores a levarem uma vida com hábitos mais saudáveis em todos os aspectos.

Tendo isso em mente, outubro é mês de trabalhar um tema de extrema relevância para as mulheres: a prevenção contra o câncer de mama. 🎗️

Neste período, instituições ao redor do mundo se dedicam ao Outubro Rosa.

Entenda melhor essa campanha global e veja dicas de como implementar atividades em prol da conscientização na sua empresa ao longo desse artigo.

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa surgiu a partir de uma iniciativa internacional que tem como finalidade informar e discutir sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Atualmente, essa é a doença que mais causa morte entre as mulheres.

👉 Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) só em 2022 foi estimado o surgimento de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Ao longo de todo o mês de outubro, empresas e instituições públicas e privadas promovem ações para incentivar as mulheres a realizarem o autoexame das mamas e a mamografia. Alguns hospitais oferecem, por exemplo, exames e consultas gratuitas ao público feminino.

O movimento que deu origem ao Outubro Rosa teve início no final da década de 1980. Na ocasião, a primeira-dama norte-americana Betty Ford revelou seu diagnóstico e colocou a prevenção e o tratamento em pauta.

Alguns anos depois, a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou o laço rosa como símbolo para representar a causa em uma corrida em prol da conscientização. 🎀

A partir de então, o Outubro Rosa começou a tomar forma e ser aderido ao redor dos Estados Unidos. Todavia, foi apenas em 2002 que a campanha ganhou força no Brasil.

Qual sua importância?

Conforme mencionamos acima, uma das grandes armas contra o câncer é justamente detectá-lo nos estágios iniciais. Isso facilita o tratamento e pode prevenir o agravamento da doença de modo a salvar vidas.

Entre mulheres de 50 a 69 que realizam exames na mama a cada dois anos, há uma redução de 20% da taxa de mortalidade pela doença. A informação é divulgada pelo Inca.

👍 Por esse motivo, ter um mês no ano dedicado exclusivamente à prevenção é de extrema importância.

Como sua empresa pode falar sobre Outubro Rosa?

Agora que vimos o quão importante é a prevenção contra o câncer de mama, é hora de entender como fazer a sua parte para disseminar o Outubro Rosa no ambiente de trabalho.

Engajar os funcionários a embarcarem nas atividades em meio à rotina pode ser um desafio especialmente para o setor de Recursos Humanos.

Para fazer isso de forma eficiente, vale focar até mesmo em atividades simbólicas que de fato engajem os colaboradores dentro e fora da empresa. É importante que as ações se encaixem na rotina de todos.

Dicas de ações de engajamento sobre Outubro Rosa

✍️ Separamos algumas possibilidades de ações para abordar o tema e engajar a equipe com a causa. Confira a seguir:

Incentivar consultas

Uma das ações cruciais do Outubro Rosa é ressaltar a importância de se realizar consultas com especialistas esporadicamente, como uma forma de prevenção.

Isso pode ser feito por meio da associação com entidades que ofereçam descontos, planos de saúde corporativos ou consultas e exames gratuitos durante o Outubro Rosa.

Uma boa iniciativa por parte das empresas é facilitar e incentivar o agendamento de consultas para os colabores.

Vestir a camisa

Que tal mudar um pouco o dress code (código de vestimenta) em prol de uma causa tão importante?

Uma ideia para gerar engajamento à campanha do Outubro Rosa é escolher um dia do mês para que os colaboradores, inclusive os homens, utilizem alguma peça de roupa de cor rosa durante o trabalho.

Aqui vale, por exemplo, uma camisa ou acessório. Qualquer item rosa é bem-vindo, o importante é participar. 👚

Essa pode ser uma forma descontraída e muito fácil de engajar os funcionários e lembrá-los de realizarem os exames para prevenção do câncer.

Homens e mulheres vestem camisa rosa em evento esportivo de celebração ao Outubro Rosa. Foto: Getty Images

Caixa de dúvidas

É importante criar mecanismos e canais de comunicação para que os colaboradores tirem dúvidas sobre o câncer e a campanha Outubro Rosa. Essa também é uma forma de conscientização. 💬

Para isso, crie uma caixa de dúvidas online e organize para que esses questionamentos sejam respondidos por um médico especializado e apto a passar informações corretas e completas.

Materiais ricos para conscientização

Outra atividade simples é se associar ao time de Comunicação para organizar a divulgação de materiais, tais como cartilhas informativas que podem ser enviadas através de comunicados internos via email.

Também vale imprimi-las e fixá-las em pontos estratégicos do escritório, como recepção, copa e próximo aos elevadores e banheiros.

Palavra com especialista

Apesar de ser fácil encontrar dados sobre a prevenção e o tratamento na internet nos dias de hoje, nada melhor do que obter essas informações direto de uma fonte com credibilidade.

Convide um médico ou especialista no assunto para fazer uma palestra ou até mesmo produzir um material informativo em formato de texto, vídeo ou podcast. 👩‍⚕️

Trabalho voluntário

Muita gente tem como meta iniciar um trabalho voluntário, mas não sabe por onde começar. Dessa forma, pode ser interessante facilitar o caminho para conectar colaboradores com ONGs e instituições que trabalhem a favor da prevenção e tratamento do câncer de mama.

Uma ótima iniciativa nesse sentido por parte da empresa é criar um núcleo como foco em trabalho voluntário e mobilize as equipes a participarem.

Roda de conversa e depoimentos de pacientes

Por se tratar de uma doença cujo tratamento tende a ser longo e a taxa de mortalidade significante, muitos resistem a conversar sobre câncer.

Algumas pessoas sequer realizam exames com receio de ‘encontrar’ algo que não gostaria. Por isso é tão importante desmistificar o câncer de mama e falar sem amarras sobre o assunto.

Uma forma de se fazer isso é abrir espaço para pessoas que conviveram ou ainda convivem com a doença compartilharem as suas experiências na sua empresa. Trocar experiências pode ser uma ótima forma de acolher, integrar e informar os funcionários.

Doação de cabelo

Uma das formas mais pessoais de apoiar o Outubro Roas e impactar positivamente na vida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama é a doação de cabelo.

Para facilitar nesse processo, você pode incentivar os colaboradores interessados em mudar o visual a doarem as madeixas. 💇‍♀️

Vale a empresa se associar a alguma entidade que colete os fios e os encaminhe para a produção de perucas. Outra iniciativa é fazer parceria com algum salão de beleza que forneça descontos como forma de incentivo para quem quiser cortar com a finalidade de doar.

Decoração do ambiente de trabalho

É hora de abusar da cor de rosa! 💗

Decorar o ambiente de trabalho com o tom e os laços que simbolizam a causa é uma forma fácil de divulgar o Outubro Rosa e colocar todo mundo no clima das ações.

Também vale oferecer adereços e até mesmo distribuir kits com guloseimas e a cartilha informativa que mencionamos acima.

Levante pautas relevantes na sua empresa!

É papel do RH trazer para dentro da empresa pautas importantes para a sociedade e o bem-estar, além de criar espaço para debatê-las.

Fique ligado em outras ações essenciais, como o Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio e ao Novembro Azul, que gira em torno do combate ao câncer de próstata.

Você faz parte do time de RH na sua empresa e quer mais dicas para desenvolver ações e crescer na área? Então mantenha-se atualizado sobre o mercado com conteúdos de Carreiras do blog da XP Educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img