Você pode até não saber o que é Over the Top (OTT), mas com certeza já consumiu algum tipo de conteúdo advindo desse modelo de plataforma de distribuição.
Não acredita?
Se você já assistiu alguma série e/ou filme em plataformas como Netflix, HBO e Amazon Prime, ouviu músicas no Spotify, alugou filme no Google Play Filmes ou, até mesmo, procurou soluções para problemas em algum canal do YouTube, você é um usuário do que chamamos de Over the Top, ou OTT.
Com o OTT, nós podemos consumir conteúdos dentro do ambiente da internet sem, necessariamente, pagarmos um valor por isso, como nas clássicas TVs por assinatura.
Essa é uma tendência na maneira de consumir vídeos e, para provar essa afirmação, a Allied Market Research produziu um estudo que afirma que o mercado de OTT pode atingir um valor de mais de 1 trilhão de dólares até o ano de 2027. Muito dinheiro, não é?
E não para por aí: esse dado citado confirma um crescimento de quase 30% ao ano e o Brasil tem se mostrado muito aberto às plataformas Over the Top, com isso, é bom você aprender o que elas representam porque, se ainda não fazem parte do seu dia a dia, logo mais irão fazer.
Vamos aprender?
O que é o Over the top (OTT)?
Over the Top, ou OTT, em suma, descreve as plataformas de distribuição de conteúdos pela internet. Nelas, por sua vez, o usuário assiste conteúdo por demanda com uma conexão sem mediador, ou seja, o contato é direto entre a plataforma e o usuário final.
A liberdade é o centro da equação aqui: o consumidor não deseja mais ficar refém de uma programação pré-estabelecida e não personalizada.
Na realidade, hoje, controlar o que será ouvido e assistido é mandatório para uma ótima experiência do cliente no que diz respeito ao consumo de mídia.
Algumas plataformas de OTT são:
- Netflix;
- Hulu;
- HBO Max;
- PlayPlus;
- Spotify;
- Amazon Prime.
Como funciona o Over the top?
Quem lembra de quando passávamos horas para baixar um filme, simplesmente porque se fôssemos assistir no momento ele iria travar continuamente?
Bom, por aqui nós lembramos — e não é uma lembrança agradável.
Com a transformação digital, o streaming nasceu como uma ótima solução para o problema acima citado: agora, nós podemos assistir sem precisar fazer o download ou ter milhões de interrupções.
Mas porquê isso acontece?
Simples: os serviços de streaming baixam os arquivos aos poucos. Assim, garantem mais estabilidade na transmissão!
Um dos fatores que põem o streaming muito próximo dos consumidores é o fato de ele ter eliminado intermediários: agora, não é preciso uma grande emissora de TV para que você assista um filme.
Na realidade, você só precisa de um celular ou notebook, um serviço de streaming da sua preferência, escolher o seu conteúdo e recebê-lo de forma direta.
Hoje nós encontramos diversos tipos de plataformas OTT, algumas são gratuitas, outras, o pagamento é feito on demand e/ou por assinatura.
<Leia também: Inovação nas empresas: como e por quê usá-la para transformar processos?/>
Tipos de Over the top (OTT)
Existem três tipos principais de OTTs. São eles:
- Multicanal: onde você encontra vários tipos de conteúdos;
- Streaming de vídeo: faz a distribuição de conteúdos em vídeo, como a Netflix e a HBO Max;
- Streaming de música: como o Spotify e o Deezer.
Vantagens do Over the top para o produtor
O OTT traz benefícios tanto para as empresas, quanto para os consumidores.
Alguns deles, focados na visão do produtor de conteúdo, por sua vez, são:
- Personalização: muitas plataformas permitem que o produtor as personalize com botões, recursos e opções interativas para se conectar mais com o consumidor;
- Monetização: com a cobrança de acesso único, por exemplo, ou até mesmo da assinatura, essas empresas conseguem gerar uma nova fonte de renda para si mesmas;
- Publicidade: será mais incisiva, visto que estará indo diretamente para o cliente que a empresa já conhece, na plataforma que ela personalizou para ele, assim, as chances de conexão são maiores;
- Contato direto com o consumidor: dessa forma, as mensagens são mais claras e diretas e, por não ter intermediários, a relação com o cliente se torna mais forte.

Vantagens do Over the top para o consumidor
Mas é óbvio que o OTT tem diversas vantagens para os consumidores. Algumas são:
- Economia financeira: como você, consumidor, deixará de pagar por filmes específicos, álbuns e TVs a cabo e só precisará investir em um serviço só para ter acesso a tudo, os seus custos diminuirão;
- Variedade no conteúdo: é enorme a quantidade de opções de conteúdo presentes nessas plataformas;
- Cancelamento de assinatura sem burocracia: além de você poder, normalmente, experimentar o serviço por um mês ou semana de graça, você ainda pode cancelar sem problemas e sem burocracias quando desejar.
3 cases de sucesso Over The Top (OTT)
Sucesso é o sinônimo mais próximo do Over the Top.
Hoje, nós iremos conhecer três deles que, sendo sinceros, nós sabemos que você já os conhece!
1. Netflix
Você sabia que a Netflix começou como uma empresa que entregava DVDs? Pois é!
Mas uma das coisas que a fez deslanchar, foi o investimento em tecnologia e, é claro, em uma cultura altamente customer centric.
Focada nos interesses dos clientes, a empresa hoje conta com mais de 200 milhões de assinantes e, só no Brasil, a sua receita foi de quase 400 milhões de dólares apenas no primeiro trimestre de 2020.
Ela é sucesso puro!
2. Amazon Prime Video
Conhecido popularmente por Prime Video, o serviço de streaming da Amazon foi lançado em 2006 pelo gigante Jeff Bezos e equipe.
Além de terem uma forte estratégia junto de preços competitivos de assinaturas, o Prime Video tem opções de conteúdos da assinatura e opções de compra dentro do próprio aplicativo.
3. Spotify
O queridinho dos apaixonados por música foi lançado em 2008 e tem opções de uso gratuitas e pagas. Nas primeiras, o usuário é obrigado a ouvir anúncios, enquanto nos planos pagos o cliente tem maiores privilégios, como download e montagem de playlists.
No primeiro trimestre de 2020 a empresa contabilizou mais de 2 bilhões de dólares em faturamento, tendo mais de 300 milhões de usuários ativos e cerca de 144 milhões deles são aqueles que possuem contas premium, ou seja, contas pagas.
A OTT é uma tendência para o futuro?
Em suma, com certeza!
Segundo o Digital TV Research, o número de assinatura SVOD (Subscription Video on Demand), ou seja, conteúdos entregues por meio de assinaturas, tem ritmo de crescimento estipulado de mais de 50% nos próximos 50 anos, isso só nos Estados Unidos.
Quando falamos em Brasil, a pesquisa TIC Domicílios, de 2019, afirma que o consumo de streaming de vídeo e áudio online, além de aumentar, se consolidou no país.
Assim, falemos de dinheiro: segundo a Allied Market Research, o mercado global Over the Top está estimando uma arrecadação de quase 350 bilhões de dólares até 2025.
Surreal, não é?
E sim, a pandemia impulsionou o crescimento do OTT: ela pode ter deixado um impacto com efeito duradouro na maneira que consumimos a mídia.
Segundo Peter Katsingris, Vice-Presidente Sênior de Audience Insights na Nielsen afirmou, em entrevista para a Forbes, que:
“Olhando para os hábitos de visualização entre plataformas para aqueles que trabalhavam de casa antes da COVID e aqueles que começaram a trabalhar de casa durante a COVID, descobrimos que em ambos os casos, este grupo se torna digital (computador/smartphone/tablet). Os que trabalham de casa passam mais tempo em plataformas digitais, bem como em dispositivos conectados à TV, e têm uma proporção maior de visualização a fontes digitais (57%) do que outros tipos de visualização.”
Peter Katsingris, Vice-Presidente Sênior de Audience Insights na Nielsen.
Assim, as empresas precisam arranjar maneiras de se conectar mais com os profissionais de home office.
OTT é uma boa opção para criadores de conteúdo que buscam construir um negócio?
Com o crescimento exponencial e mundial que os serviços Over the Top apresentarão nos próximos anos, é interessante pensar se essa é uma boa opção de investimento.
Na realidade, os números não mentem: esse crescimento é alto: de US$ 121 bilhões em 2019, para US$ 1.039 bilhões em 2027. Grande aumento, não é mesmo?
Se você é criador de conteúdo e já entende do assunto, você está na frente de muitos outros que estão querendo investir nesse universo como você.
No entanto, é importante citar que é necessário um conhecimento grande de novas tecnologia, uma equipe altamente capacitada e recursos, principalmente financeiros, para fazer a sua própria plataforma acontecer.
Porém, se você deseja apenas criar conteúdo para uma plataforma Over the Top, você conseguirá fazer isso apenas com o seu celular e muita criatividade e carisma.
Plataformas OTT para hospedagem de conteúdo
Existem algumas plataformas OTT incríveis quando o assunto é hospedagem de conteúdo. Hoje, conheceremos duas delas!
1. Brightcove
Conhecida por ser uma das mais poderosas do mundo, ela te ajuda a se conectar com o público e monetizar o conteúdo.
Se você, criador de conteúdo, tem interesse em vender produtos, por exemplo, essa plataforma pode ser uma ótima opção!
Com a Brightcove você tem acesso a um ótimo ambiente back-end para gerenciamento dos seus ativos, além de te fornecer análises de dados e relatórios que te ajudarão muito no entendimento das estratégias de visualização dos seus consumidores.
2. Vimeo
Altamente conhecida e popular, a plataforma Vimeo é perfeita para criadores que querem prosperar online.
Além de poder armazenar vídeos online para streaming, você pode hospedar eventos e desbloquear serviços como capítulos de vídeo e SEO, fora análise de engajamento social, que é um ótimo recurso.
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