Over the Top (OTT): o que é e como funciona?

Netflix, Prime Video, Hulu, Spotify, Deezer e YouTube: o que essas plataformas têm em comum? Aprenda hoje e invista no futuro!

Você pode até não saber o que é Over the Top (OTT), mas com certeza já consumiu algum tipo de conteúdo advindo desse modelo de plataforma de distribuição.

Não acredita? 

Se você já assistiu alguma série e/ou filme em plataformas como Netflix, HBO e Amazon Prime, ouviu músicas no Spotify, alugou filme no Google Play Filmes ou, até mesmo, procurou soluções para problemas em algum canal do YouTube, você é um usuário do que chamamos de Over the Top, ou OTT. 

Com o OTT, nós podemos consumir conteúdos dentro do ambiente da internet sem, necessariamente, pagarmos um valor por isso, como nas clássicas TVs por assinatura. 

Essa é uma tendência na maneira de consumir vídeos e, para provar essa afirmação, a Allied Market Research produziu um estudo que afirma que o mercado de OTT pode atingir um valor de mais de 1 trilhão de dólares até o ano de 2027. Muito dinheiro, não é? 

E não para por aí: esse dado citado confirma um crescimento de quase 30% ao ano e o Brasil tem se mostrado muito aberto às plataformas Over the Top, com isso, é bom você aprender o que elas representam porque, se ainda não fazem parte do seu dia a dia, logo mais irão fazer. 

Vamos aprender?

O que é o Over the top (OTT)?

Over the Top, ou OTT, em suma, descreve as plataformas de distribuição de conteúdos pela internet. Nelas, por sua vez, o usuário assiste conteúdo por demanda com uma conexão sem mediador, ou seja, o contato é direto entre a plataforma e o usuário final.

A liberdade é o centro da equação aqui: o consumidor não deseja mais ficar refém de uma programação pré-estabelecida e não personalizada. 

Na realidade, hoje, controlar o que será ouvido e assistido é mandatório para uma ótima experiência do cliente no que diz respeito ao consumo de mídia.

Algumas plataformas de OTT são: 

  • Netflix;
  • Hulu;
  • HBO Max;
  • PlayPlus;
  • Spotify;
  • Amazon Prime.

Como funciona o Over the top?

Quem lembra de quando passávamos horas para baixar um filme, simplesmente porque se fôssemos assistir no momento ele iria travar continuamente? 

Bom, por aqui nós lembramos — e não é uma lembrança agradável.

Com a transformação digital, o streaming nasceu como uma ótima solução para o problema acima citado: agora, nós podemos assistir sem precisar fazer o download ou ter milhões de interrupções. 

Mas porquê isso acontece? 

Simples: os serviços de streaming baixam os arquivos aos poucos. Assim, garantem mais estabilidade na transmissão! 

Um dos fatores que põem o streaming muito próximo dos consumidores é o fato de ele ter eliminado intermediários: agora, não é preciso uma grande emissora de TV para que você assista um filme. 

Na realidade, você só precisa de um celular ou notebook, um serviço de streaming da sua preferência, escolher o seu conteúdo e recebê-lo de forma direta.

Hoje nós encontramos diversos tipos de plataformas OTT, algumas são gratuitas, outras, o pagamento é feito on demand e/ou por assinatura.

<Leia também: Inovação nas empresas: como e por quê usá-la para transformar processos?/>

Tipos de Over the top (OTT)

Existem três tipos principais de OTTs. São eles: 

  • Multicanal: onde você encontra vários tipos de conteúdos;
  • Streaming de vídeo: faz a distribuição de conteúdos em vídeo, como a Netflix e a HBO Max; 
  • Streaming de música: como o Spotify e o Deezer. 

Vantagens do Over the top para o produtor

O OTT traz benefícios tanto para as empresas, quanto para os consumidores. 

Alguns deles, focados na visão do produtor de conteúdo, por sua vez, são: 

  • Personalização: muitas plataformas permitem que o produtor as personalize com botões, recursos e opções interativas para se conectar mais com o consumidor;
  • Monetização: com a cobrança de acesso único, por exemplo, ou até mesmo da assinatura, essas empresas conseguem gerar uma nova fonte de renda para si mesmas;
  • Publicidade: será mais incisiva, visto que estará indo diretamente para o cliente que a empresa já conhece, na plataforma que ela personalizou para ele, assim, as chances de conexão são maiores;
  • Contato direto com o consumidor: dessa forma, as mensagens são mais claras e diretas e, por não ter intermediários, a relação com o cliente se torna mais forte.
Menina grava podcast para ser distribuído em plataforma Over the top (OTT)
As vantagens Over the top (OTT) englobam tanto produtores quanto consumidores.

Vantagens do Over the top para o consumidor

Mas é óbvio que o OTT tem diversas vantagens para os consumidores. Algumas são: 

  • Economia financeira: como você, consumidor, deixará de pagar por filmes específicos, álbuns e TVs a cabo e só precisará investir em um serviço só para ter acesso a tudo, os seus custos diminuirão;
  • Variedade no conteúdo: é enorme a quantidade de opções de conteúdo presentes nessas plataformas;
  • Cancelamento de assinatura sem burocracia: além de você poder, normalmente, experimentar o serviço por um mês ou semana de graça, você ainda pode cancelar sem problemas e sem burocracias quando desejar.

3 cases de sucesso Over The Top (OTT)

Sucesso é o sinônimo mais próximo do Over the Top. 

Hoje, nós iremos conhecer três deles que, sendo sinceros, nós sabemos que você já os conhece! 

1. Netflix

Você sabia que a Netflix começou como uma empresa que entregava DVDs? Pois é! 

Mas uma das coisas que a fez deslanchar, foi o investimento em tecnologia e, é claro, em uma cultura altamente customer centric

Focada nos interesses dos clientes, a empresa hoje conta com mais de 200 milhões de assinantes e, só no Brasil, a sua receita foi de quase 400 milhões de dólares apenas no primeiro trimestre de 2020. 

Ela é sucesso puro!

2. Amazon Prime Video

Conhecido popularmente por Prime Video, o serviço de streaming da Amazon foi lançado em 2006 pelo gigante Jeff Bezos e equipe. 

Além de terem uma forte estratégia junto de preços competitivos de assinaturas, o Prime Video tem opções de conteúdos da assinatura e opções de compra dentro do próprio aplicativo.

3. Spotify

O queridinho dos apaixonados por música foi lançado em 2008 e tem opções de uso gratuitas e pagas. Nas primeiras, o usuário é obrigado a ouvir anúncios, enquanto nos planos pagos o cliente tem maiores privilégios, como download e montagem de playlists.

No primeiro trimestre de 2020 a empresa contabilizou mais de 2 bilhões de dólares em faturamento, tendo mais de 300 milhões de usuários ativos e cerca de 144 milhões deles são aqueles que possuem contas premium, ou seja, contas pagas.

A OTT é uma tendência para o futuro?

Em suma, com certeza! 

Segundo o Digital TV Research, o número de assinatura SVOD (Subscription Video on Demand), ou seja, conteúdos entregues por meio de assinaturas, tem ritmo de crescimento estipulado de mais de 50% nos próximos 50 anos, isso só nos Estados Unidos. 

Quando falamos em Brasil, a pesquisa TIC Domicílios, de 2019, afirma que o consumo de streaming de vídeo e áudio online, além de aumentar, se consolidou no país.

Assim, falemos de dinheiro: segundo a Allied Market Research, o mercado global Over the Top está estimando uma arrecadação de quase 350 bilhões de dólares até 2025

Surreal, não é?

E sim, a pandemia impulsionou o crescimento do OTT: ela pode ter deixado um impacto com efeito duradouro na maneira que consumimos a mídia. 

Segundo Peter Katsingris, Vice-Presidente Sênior de Audience Insights na Nielsen afirmou, em entrevista para a Forbes, que:

“Olhando para os hábitos de visualização entre plataformas para aqueles que trabalhavam de casa antes da COVID e aqueles que começaram a trabalhar de casa durante a COVID, descobrimos que em ambos os casos, este grupo se torna digital (computador/smartphone/tablet). Os que trabalham de casa passam mais tempo em plataformas digitais, bem como em dispositivos conectados à TV, e têm uma proporção maior de visualização a fontes digitais (57%) do que outros tipos de visualização.”

Peter Katsingris, Vice-Presidente Sênior de Audience Insights na Nielsen.

Assim, as empresas precisam arranjar maneiras de se conectar mais com os profissionais de home office.

OTT é uma boa opção para criadores de conteúdo que buscam construir um negócio?

Com o crescimento exponencial e mundial que os serviços Over the Top apresentarão nos próximos anos, é interessante pensar se essa é uma boa opção de investimento. 

Na realidade, os números não mentem: esse crescimento é alto: de US$ 121 bilhões em 2019, para US$ 1.039 bilhões em 2027. Grande aumento, não é mesmo?

Se você é criador de conteúdo e já entende do assunto, você está na frente de muitos outros que estão querendo investir nesse universo como você. 

No entanto, é importante citar que é necessário um conhecimento grande de novas tecnologia, uma equipe altamente capacitada e recursos, principalmente financeiros, para fazer a sua própria plataforma acontecer. 

Porém, se você deseja apenas criar conteúdo para uma plataforma Over the Top, você conseguirá fazer isso apenas com o seu celular e muita criatividade e carisma. 

Plataformas OTT para hospedagem de conteúdo

Existem algumas plataformas OTT incríveis quando o assunto é hospedagem de conteúdo. Hoje, conheceremos duas delas! 

1. Brightcove 

Conhecida por ser uma das mais poderosas do mundo, ela te ajuda a se conectar com o público e monetizar o conteúdo. 

Se você, criador de conteúdo, tem interesse em vender produtos, por exemplo, essa plataforma pode ser uma ótima opção! 

Com a Brightcove você tem acesso a um ótimo ambiente back-end para gerenciamento dos seus ativos, além de te fornecer análises de dados e relatórios que te ajudarão muito no entendimento das estratégias de visualização dos seus consumidores.

2. Vimeo

Altamente conhecida e popular, a plataforma Vimeo é perfeita para criadores que querem prosperar online. 

Além de poder armazenar vídeos online para streaming, você pode hospedar eventos e desbloquear serviços como capítulos de vídeo e SEO, fora análise de engajamento social, que é um ótimo recurso. 

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