Perguntas sobre educação financeira: confira as principais!

Por que as perguntas sobre educação financeira são tão importantes para aprender a lidar com a própria renda? Para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro e não fazer parte de uma estatística ruim, como a exibida a seguir. 

Uma pesquisa feita pela Serasa Experian revelou que mais de 2 milhões de brasileiros estão inadimplentes em 2022. 

Independentemente dos motivos de querer saber mais sobre o tema, é importante deixar claro que um campo financeiro mais controlado impacta diversos âmbitos da sua vida.

Para ajudar nessa trajetória de aprendizado e rotina mais saudável, preparamos um conteúdo com as sete principais perguntas e respostas sobre educação financeira. Continue por aqui e tire todas as suas dúvidas para saber gerenciar adequadamente a sua renda!

Boa leitura!

Perguntas sobre educação financeira: 7 principais

No início de todo aprendizado é comum surgirem dúvidas e reflexões. É claro que com o estudo sobre finanças não seria diferente.

Entre tantas questões, sete delas se destacam:

  1. o que é educação financeira?;
  2. por que o estudo sobre finanças é importante?;
  3. perguntas sobre dinheiro: como controlar meus gastos?;
  4. quais são as principais formas de investir?;
  5. como investir com pouco dinheiro?;
  6. como montar uma reserva de emergência?;
  7. é importante ter educação financeira nas escolas?

Confira a seguir as respostas para cada uma delas!

1. O que é educação financeira?

A primeira das sete principais perguntas sobre educação financeira não tinha como ser outra. Afinal, o que ela significa?

Basicamente, a educação financeira é a área que ensina a lidar melhor com suas finanças. Ou seja, ela ajuda a criar uma relação mais saudável de consumo, fugindo das dívidas intermináveis.

Além disso, estudando sobre o tema, você entende também as melhores maneiras de fazer seu dinheiro render. A área de investimentos ainda pode ser uma incógnita para muitas pessoas que não possuem uma boa relação com seu dinheiro.

A boa notícia é que o estudo sobre finanças contribui para o aprendizado de diversas formas de investir, mesmo com pouco dinheiro.

A educação financeira é entendida como o estudo das boas práticas entre você e o dinheiro. Esse tema envolve, por exemplo, economia de recursos, investimentos para aumentar seu patrimônio e até mesmo questões emocionais.

< Aprenda mais: 5 livros sobre Educação Financeira que você precisa ler />

2. Por que o estudo sobre finanças é importante?

Uma vida financeira desregulada afeta não somente o bolso, mas também vários outros aspectos mentais. Como comentamos acima, lidar melhor com a renda mensal, fazendo o dinheiro render e evitando dívidas, influencia diretamente a saúde emocional.

Muitas pessoas sofrem com o fato de não conseguir fechar o mês no “azul”. De acordo com o estudo realizado pelo CNDL/SPC Brasil, grande parte da população endividada possui algum tipo de transtorno mental. Nesse “ranking”, os três mais citados são:

  • ansiedade (63,5%);
  • estresse e irritação (58,3%);
  • tristeza e desânimo (56,2%).

E por que isso é tão preocupante? De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil atingiu o número recorde de endividados de 70,9%.

Nesses casos, uma boa educação financeira faz com que a pessoa reorganize as contas e volte a sua rota inicial, ou seja, antes das dívidas.

Ao descobrir métodos para ter uma relação saudável com o dinheiro, todas as outras áreas da sua vida são beneficiadas. Isso porque é possível organizar os seus gastos, controlando os excessos, e destiná-los às situações prazerosas e que tragam bem-estar.

3. Perguntas sobre dinheiro: como controlar meus gastos?

A terceira das perguntas sobre educação financeira mais feitas é relacionada ao dinheiro. Afinal, uma das primeiras dúvidas de quem está endividado e quer mudar essa situação é como ter um controle de gastos saudável.

Se você é uma dessas pessoas, o estudo da área financeira ajuda e muito nisso. É por meio do aprendizado que você passará a ter uma nova relação com o seu dinheiro e também do que é o consumo consciente.

Para ficar mais prático, considere os passos abaixo para um melhor controle de gastos.

  • Em uma planilha, anote toda a renda que entra no mês;
  • Separe seus gastos por grupos em comum, por exemplo: no grupo casa, insira as contas de luz, água e aluguel;
  • Analise onde e com o que está mais gastando;
  • No próximo mês, diminua aos poucos os gastos considerados desnecessários.

É verdade que não é tão simples assim ter estabilidade financeira. Nós sabemos! Mas, a visualização completa dos seus gastos é um ótimo começo para entender para onde vai o seu dinheiro e quais estratégias podem ser adotadas para economizá-lo.

Quer controlar melhor seus gastos? Leia os seguintes artigos para começar agora mesmo:

4. Quais são as principais formas de investir?

Sem dívidas e com uma vida financeira mais regulada, é comum que se pesquise quais as melhores maneiras de investir. Até porque a educação financeira também trata da possibilidade de fazer seu dinheiro render cada vez mais.

Existem diversas maneiras de aplicar parte da sua renda. Todos os investimentos são divididos em dois grandes grupos:

  • renda fixa: é um tipo de investimento que apresenta a taxa fixa de rentabilidade. Ou seja, no momento da aplicação você saberá quanto ele renderá em determinado período de tempo. Alguns exemplos de renda fixa são Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, poupança, entre outros;
  • renda variável: já essa forma de investimento é volátil e muda constantemente de acordo com as oscilações da bolsa de valores e questões econômicas mundiais. Ela oferece um retorno imprevisível, sem contar com um indexador fixo. Exemplos de renda variável: ações, fundos de investimento, criptomoedas, fundos imobiliários etc.

Nos dois modelos é preciso muito estudo sobre o seu perfil de investidor. A partir dele, é possível entender qual o melhor investimento para o seu caso e os seus objetivos.

< Se você pretende aprofundar seu conhecimento sobre questões sobre educação financeira, leia também: Como começar a investir em renda variável? Conheça 5 tipos de investimento. />

5. Como investir com pouco dinheiro?

A quinta pergunta sobre educação financeira não poderia ser sobre outro assunto: investimentos. 

Começar a investir pode ainda ser um assunto muito nebuloso para muitas pessoas. No entanto, ele está cada vez mais em evidência e muito mais democrático e acessível.

Atualmente existem diversas maneiras de se investir, com muito ou pouco dinheiro. Alguns investimentos permitem que você comece com apenas 50 reais. Alguns exemplos são:

O ideal é entender as suas necessidades e o seu perfil de investidor para realizar simulações de investimentos e decidir qual caminho seguir.

< Entenda como neste post: Guia prático: como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores? />

6. Como montar uma reserva de emergência?

A reserva de emergência também faz parte sobre perguntas objetivas sobre educação financeira. Afinal, imprevistos acontecem a todo momento e, geralmente, são nesses momentos em que tudo se descontrola.

Fazê-la é bem simples: pense em quanto você precisa ter de renda mensalmente caso aconteça alguma dificuldade como, por exemplo, ficar desempregado.

É importante que analise também um período para essa reserva de emergência durar. No caso do desemprego, por exemplo, pode-se fazer a seguinte pergunta: em quanto tempo eu conseguirei outro trabalho?

Mesmo que ainda não saiba a resposta, uma boa dica é guardar uma quantia que equivale a, no mínimo, seis meses de salário.

Confira o vídeo abaixo e aprenda de maneira prática como montar a sua própria reserva de emergência.

7. É importante ter educação financeira nas escolas?

Por fim, precisamos falar sobre as perguntas sobre educação financeira para jovens, que, infelizmente, não são amplamente divulgadas nas escolas.

E essa é uma das principais formas de ensinar uma pessoa a saber lidar com seu dinheiro: compartilhando esse conhecimento o quanto antes, desde a infância.

As crianças e os jovens já crescem com uma breve noção de como controlar seu dinheiro e ter uma relação saudável com ele. Esse aprendizado traz uma sequência de benefícios para as outras fases da vida e, portanto, uma maior qualidade de vida associada ao consumo consciente.

Como aprender educação financeira?

Agora que sabe quais as principais dúvidas sobre educação financeira e entendeu um pouco mais sobre o tema, o que acha de evoluir esse aprendizado? A XP Educação pode ajudar você!

Nossa plataforma XPE Multi + reúne dezenas de cursos para você dominar todas as perguntas sobre educação financeira. Basta fazer a assinatura mensal e ter acesso a aulas, como:

A assinatura mensal oferece aulas e conteúdos interativos, imersões internacionais, Bootcamps, 10 cursos livres sobre finanças do básico ao avançado, entre outros benefícios. Está esperando o que? Comece logo e veja seu dinheiro render no fim do mês!

Continue Aprendendo

spot_img