Quais são os primeiros passos para investir na bolsa de valores?

É ótimo que  esteja procurando aprender os primeiros passos para investir na bolsa de valores. Sinal de que você, ou está conseguindo juntar uma parte de seu rendimento mensal, ou mesmo já começou a fazer o seu “pé de meia”.

Em ambos os casos, é louvável que esteja olhando para o seu futuro e procurando os primeiros passos para investir na bolsa com responsabilidade. Afinal, não é todo mundo que se pergunta: “o que eu preciso saber para investir na bolsa”.

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, está em pleno crescimento, recentemente atingindo a marca de 4 milhões de contas em renda variável. Conforme a população brasileira se torna cada vez mais preocupada em poupar, e se informar financeiramente. 

Este conteúdo é justamente para te ajudar a fazer parte desta estatística. E para isso, separamos  um passo a passo para investir na bolsa. Ficando então, dividido da seguinte forma:

  • O que devo saber antes de investir em ações?
  • Quem pode investir na bolsa de valores?
  • Por onde eu invisto na bolsa de valores?
  • Boas referências e materiais para aprender ainda mais
  • Principais  dicas para investidores

Com esses tópicos você terá as informações necessárias para começar seus primeiros passos para investir na bolsa de valores.

E a melhor forma de começar nosso conteúdo é respondendo a pergunta: o que devo saber antes de investir em ações?

Primeiros passos para investir na bolsa: o que devo saber antes de investir em ações?

A primeira coisa que você deve saber antes de investir em ações, é o que elas são.

Uma ação é o nome dado à pequena fração de uma empresa. Para fazer parte da bolsa de valores, as empresas abrem seu capital e disponibilizam estes ativos para negociação.

É a partir deles que você pode se tornar sócio de uma empresa negociada na bolsa.

O preço destas ações podem variar por diversos motivos, sendo os principais deles a saúde financeira da empresa, e a lei da oferta e da demanda. Quanto mais pessoas quiserem comprar, maior será o preço da ação.

Mas não é apenas com ações que você pode fazer investimentos na bolsa de valores. Na bolsa de valores, você tem espaço para diversos outros tipos de investimentos.

Entre eles, os principais são:

  • Fundos de índices (ETF): este tipo de investimento é bem comum, e trata de fundos que se baseiam em outros índices. Por exemplo: um dos ETFs mais conhecidos da B3 é o BOVA11, que replica o índice do Ibovespa.
  • Fundos: você também pode negociar fundos, como fundos imobiliários, fundos de renda fixa, de ações, e diversos outros.
  • Câmbio: é possível negociar moedas estrangeiras e potenciar seus rendimentos, conforme seus objetivos e leitura do mercado.
  • Opções: opções são direitos de compra ou venda de determinadas ações a um preço pré-determinado, no futuro. É uma forma de investimento com risco maior, mas também com chances de retornos expressivos. É recomendada para investidores mais experientes.

Quem pode investir na bolsa de valores?

Atualmente é muito mais fácil ter acesso à bolsa de valores. Antigamente apenas investidores profissionais podiam fazer seus investimentos na bolsa.

Hoje, tudo o que você precisa para investir na bolsa é possuir um CPF sem restrições.

Por onde eu invisto na bolsa de valores?

Seguindo nosso passo a passo para investir na bolsa, depois de entender os principais investimentos, tudo o que você precisa é criar sua conta em alguma corretora, como a XP Investimentos e a Rico.

Cada uma delas possui taxas, vantagens e desvantagens na hora de investir e resgatar o seu dinheiro. Portanto, a primeira coisa que você deve procurar são informações sobre as taxas cobradas. Mas não se assuste com isso, pois normalmente não são grandes percentuais. A XP e a Rico, por exemplo, oferecem valor de corretagem zero

Então vamos ao passo a passo para investir na bolsa:

  • escolher uma corretora de valores;
  • abrir a sua conta, realizando o seu cadastro respondendo a um questionário;
  • depositar fundos na sua conta;
  • pelo próprio sistema da corretora, escolher os investimentos que você deseja fazer.

E assim, de maneira bem simples você estará investindo na bolsa de valores brasileira.

Principais dicas para investidores iniciantes na bolsa de valores

Você pode estar pensando: isso é tudo o que eu preciso saber para investir na bolsa? A resposta é: sempre há  algo a aprender!

Para investir em ações, é importante estar sempre atento ao momento e às novas informações e oportunidades que podem surgir a qualquer momento.

Duas dicas essenciais para levar em consideração antes de começar a investir são: considere primeiro fazer uma reserva de emergência, e esteja atento ao imposto de renda.

A reserva de emergência, assim como o próprio nome diz, é um dinheiro que você guarda para emergências para se proteger de imprevistos, por exemplo, uma perda de emprego. 

É fundamental que o tipo de aplicação em que você coloca sua reserva tenha liquidez diária, ou seja, que você possa ter acesso ao dinheiro de forma imediata. 

Entre os exemplos de bons investimentos para reserva de emergência estão Tesouro Selic e CDB com liquidez diária.

É importante que sua reserva represente de três a seis meses do seu salário, para que você tenha uma base mínima para se apoiar quando houver algum imprevisto.

Já em respeito ao imposto de renda, esteja atento caso você nunca tenha feito o seu. Qualquer movimentação feita em investimentos precisa ser declarada. Portanto, informe como você poderá proceder.

Ao iniciar seu caminho para investir na bolsa lembre-se de conhecer mais sobre o seu perfil de investidor. Afinal, estamos falando de um tipo de aplicação que oferece maior rentabilidade, mas também maior risco. 

O retorno do investimento em renda variável está muito atrelado às oscilações do mercado, por isso são opções mais alinhadas a investidores com perfil mais arrojado. Ou seja, pessoas que buscam mais retorno, mas que também estão dispostas a enfrentar maiores riscos. 

Entretanto, com bom equilíbrio, por exemplo, com uma carteira diversificada bem construída, que equilibre os investimentos respeitando seu perfil, também é possível, e indicado, que investidores moderados e até conservadores, comecem a investir na bolsa. 

E mais uma vez, para você não se esquecer: nunca pense “isso é tudo o que eu preciso saber para investir na bolsa”. 

O aprendizado é contínuo, mas pense no lado positivo. Os primeiros passos para investir na bolsa você acabou de dar hoje!

Para continuar sua jornada, que tal fazer um curso completo, com uma metodologia simples que vai te ajudar a começar a ganhar dinheiro com seus investimentos na bolsa? O curso “Aprenda a investir na bolsa de valores” da Xpeed School by XP Inc. é online e oferece:

  • método estruturado e pragmático, 
  • material complementar em formato E-book, 
  • modelo flexível para se adaptar a sua rotina e mais. 

Acesse a página do curso, conheça mais sobre ele e comece de maneira segura a ampliar o rendimento do seu dinheiro.

Botão Quero Aprender a Investir na Bolsa de Valores

Continue Aprendendo

spot_img