O que é Projeção Fibonacci e como aplicá-la no day trade?

A Projeção Fibonacci é uma ferramenta bem famosa da matemática e você provavelmente já ouviu falar dela. Afinal, ela é utilizada em diversos campos do saber: desde a busca da melhor proporção em uma pintura, como também na teoria dos jogos e na ciência da computação.

O mercado financeiro também é uma das áreas que ganha destaque pela aplicação do gráfico de Fibonacci. Mais especificamente, esse cálculo pode ser muito eficaz para os investidores adeptos do day trade.

Em outras palavras: pessoas que fazem investimentos de curto prazo com venda e compra de ativos mais voláteis.

Esse recurso matemático, quando utilizado junto a outras técnicas de trading, pode ser muito eficaz para o investidor identificar possíveis retrações ou projeções de tendências de ativos.

Mas o que são retração e expansão de tendência? Como usar Fibonacci no day trade de forma eficiente? Se você está curioso para aprender sobre o assunto, continue a leitura até o fim e tire todas as suas dúvidas!

Projeção Fibonacci e análise técnica

Antes de te mostrar como usar Fibonacci no day trade, vamos falar um pouco sobre dois conceitos importantes para a compreensão do assunto: o funcionamento da sequência Fibonacci e o significado de análise técnica. Confira!

O que é a sequência Fibonacci?

Fibonacci é uma sequência numérica que progride sempre com a soma dos dois números antecessores. A contagem começa do zero e vai até o infinito. Quer um exemplo? Veja a sequência abaixo:

0 – 1 – 1 – 2 – 3 – 5 – 8 – 13 – 21 – 34 – 55

Repare que 5 vem logo após o 3, porque 2+3=5. E 55 está depois do 34, pois 34+21=55. E assim acontece com cada posição da sequência até o infinito.

Apesar de ter sido objeto de estudo na Grécia antiga, a ordem de Fibonacci ganhou esse nome em homenagem ao estudioso italiano que levou a teoria à luz séculos mais tarde: Leonardo Fibonacci. 

Ele chegou a esse cálculo ao analisar o processo reprodutivo de uma população de coelhos em uma comunidade, que repetia o mesmo padrão.

Algumas das curiosidades sobre essa sequência é que a divisão entre um número e seu antecessor sempre dá o valor de 1,618. 

Além disso, ela também é utilizada como referência para a proporção áurea. Ao dispor os números visualmente, de forma proporcional, no formato de um quadrado; a sequência torna-se um espiral perfeito, como no exemplo abaixo:

projeção fibonacci em um quadro negro

Essa figura em espiral pode ser vista na natureza, como no tronco de uma árvore ou em um caramujo, como também em quadros de grandes artistas, como Leonardo da Vinci. Ela também pode ser visualizada em um gráfico de variação de preço de ativos e utilizada a favor da análise técnica.

O que é análise técnica?

Quando utilizamos a projeção Fibonacci para prever possíveis retrações e expansões de tendências de ativos no day trade, ela está servindo como ferramenta para análise técnica. Mas, afinal, o que é análise técnica?

Ela nada mais é do que uma série de recursos de leitura de gráfico para que o trader consiga identificar tendências nas variações de preços de ativos, seja:

Portanto, a análise técnica é um método voltado principalmente para ativos de alta volatilidade e mira ganhos em operações de compra e venda no curto prazo.

Veja como utilizar a volatilidade a favor dos seus investimentos com esse vídeo exclusivo da Xpeed School:

Ela é o contrário, por exemplo, da análise fundamentalista, que é voltada para o estudo de ativos para investimentos de longo prazo. 

Isso é, aqui o investidor não está muito interessado em volatilidade ou variação de preços em gráficos, mas sim em estudar os fundamentos da empresa e seu histórico, ou seja,  indicadores que refletem boa administração, lucratividade e presença forte e estável no mercado.

Como usar Fibonacci no day trade?

Como funciona a Projeção Fibonacci na prática? O mais importante para o trader nesse processo será prestar atenção na razão entre os números da sequência. A razão entre uma posição com sua sucessora vai revelar o número 1,618, que na sua forma percentual é: 61,8%.

Já quando se divide um número com o anterior ao seu sucessor (pulando uma posição), por exemplo: 2/5, chegaremos ao resultado de 38,2%. Se você reparou bem, a soma entre essas duas porcentagens é 100%.

Sendo assim, no contexto da análise técnica e da projeção Fibonacci, quando um preço teve uma expansão que chegou a algum desses dois percentuais, isso pode significar que ele vai sofrer uma correção. Portanto, esses dois valores indicam uma linha de suporte que sinaliza o fim de uma tendência e início de outra.

Dessa forma, esses dois números representam os níveis Fibonacci e refletem um sinal de alerta ao investidor para a probabilidade de quebras de suporte e resistências.

Vale salientar ainda que a projeção Fibonacci nunca deve ser usada de maneira isolada ao estudar a volatilidade de um preço. Para que você consiga ter previsões mais certeiras, ela deve ser usada com outras estratégias de trading, como candlestick, por exemplo. 

Gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre técnicas de trading? Pois além de ficar de olho nas novidades do blog da Xpeed, você também pode se interessar pelo curso especial sobre day trade da Xpeed School. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img