Entender a psicologia das cores é essencial para alcançar o que queremos mostrar pelas roupas, ambientes e paleta de cores dos negócios. Também é importante para você perceber como as marcas usam do benefício para gerar desejo e mais vendas.
Cada cor ou paleta de cores indica uma personalidade da marca. Quando combinadas, as cores podem impactar determinado público, crescer uma audiência e gerar mais conexão.
Essa é uma estratégia muito utilizada por especialistas no mercado de Marketing Digital, pois, as cores estão ligadas às questões emocionais, sociais e conotações culturais.
Aliás, você concorda que a primeira impressão é a que fica? Os consumidores olham por apenas alguns segundos e isso pode impactar sim. Eles colocam a aparência visual e a cor acima de outros aspectos ao realizarem compras.
Você sabia disso? Determinada cor quando utilizada aumenta o reconhecimento da marca e tem relação com a confiança do cliente.
Neste conteúdo você irá entender mais sobre a psicologia das cores, significados e aplicações nas mais diversas áreas. Boa leitura!
O que é Psicologia das Cores?
A psicologia das cores trata-se do estudo que mostra como nosso cérebro identifica informações visuais e transforma as cores em sensações ou emoções, já que cada cor pode nos afetar de maneiras diferentes, causando sensações, pensamentos e até atitudes.
As cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) são suaves, estáticas e calmantes. Há ainda as cores neutras que são: branco, preto, marrom e cinza.
Contudo, há uma pequena separação. Isso porque o preto e o branco são cores neutras absolutas, elas não são consideradas cores cientificamente. Sendo o preto a soma de todas as cores e o branco, a ausência total de cor.
História da Psicologia das Cores
Qual a origem e quem inventou a psicologia das cores? Acredita-se que a invenção dos primeiros pigmentos foi feita há 40.000 anos por pessoas que usavam da combinação de minerais, carvão queimado e gordura animal.
Mas como era isso? Antigamente, era feita a trituração de pedras até virarem pó e posteriormente misturado com óleo ou água resultando em uma tinta. Logo, as cores vinham da natureza.
Após a evolução da humanidade, o estudo das cores foi iniciado no século IV a.C. por Aristóteles sobre as cores primárias.
Posteriormente, entre os séculos XVII e XVIII, Isaac Newton criou a teoria para as cores. O cientista observou que um feixe de luz branca, ao atravessar um prisma, originava outras cores. A partir daí, a ciência e o estudo das cores iniciaram a ter destaque.
Já no século XIX, o poeta Johan Wolfgang von Goethe confrontou as ideias de Newton sobre luz e cor no âmbito da física.
Goethe publicou o livro “Teoria das Cores” defendendo que as sensações que as cores estimulavam nas pessoas surgem na nossa mente sendo lapidadas pela nossa percepção, ou seja, pela visão e como nosso cérebro as processam.
No século XX temos uma das contribuições mais importantes na área com o trabalho desenvolvido pela socióloga alemã Eva Heller. A estudiosa analisou as cores em sua profundidade com relação aos sentimentos e as percepções. O levantamento, à época, foi feito com 2.000 entrevistados.
O que são as cores primárias, secundárias e terciárias
As cores primárias são as cores puras que não surgem de outras, sendo o vermelho, azul e amarelo.
Cores Secundárias são compostas pela junção de duas cores primárias, a exemplo da cor verde ou laranja.
Já as cores terciárias são a mistura de uma cor primária com uma secundária, como o vermelho-arroxeado.
![Na imagem há as cores primárias, secundárias e terciárias.](/wp-content/uploads/2022/06/tipos-de-cores-primarias-secundarias-terciarias.jpg)
Qual o significado de cada cor na Psicologia das Cores?
Azul
A cor azul significa produtividade, fidelidade, confiança e harmonia. Por ser uma cor fria traz sensações de calma, ordem, produtividade e segurança. Nos espaços traz a ilusão de ambiente amplo. Geralmente, é usado para negócios e empresas bancárias.
Verde
A cor verde é associada a vários elementos: esperança, liberdade, saúde, vitalidade e relaxamento. Também ao ser usada tem significado relacionado à riqueza e ao dinheiro. É uma cor fria. Traz sensações de harmonia, vitalidade, contato com a natureza, frescor e relaxamento.
Amarelo
A cor amarelo quando utilizada significa jovialidade, otimismo, inspiração. Por ser quente, traz a sensação de alegria, diversão e felicidade por ser uma cor energizante. Quem a usa quer indicar inspiração e criatividade.
Laranja
A cor laranja transmite entusiasmo, originalidade, otimismo e liberdade. Por ser uma cor quente remete à criatividade e traz relação com marcas e produtos amigáveis.
Roxo
O roxo (ou cor púrpura) significa vaidade, nobreza, elegância e luxo. Ainda traz aspectos relacionadas à cor: misticismo, fantasia e sexualidade. Tem como simbologia o feminismo e bandeiras LGBTQ. Por ser uma cor fria transmite calma, melancolia e mistério.
Preto
O preto (cor fria) também remete aos mesmos aspectos de mistério e nobreza. Mas pode significar também quando usado parar querer mostrar superioridade, poder, formalidade e protesto. Transmite estilo e força.
Vermelho
Vermelho remete ao dual: amor e ódio. Atiça sensações do tipo: entusiasmo, paixão, poder, agressividade, atenção e motivação. É considerada uma cor quente que traz urgência, ou seja, pode causar ações e decisões impulsivas.
Rosa
A cor rosa é a junção entre o quente (vermelho) e o frio (branco) e remete à aspectos de feminilidade, calma, relacionamento, afeto e outros. Traz sensações como amabilidade, delicadeza, gentileza, sensibilidade e juventude.
Cinza
O cinza traz o significado de algo ser neutro, mas, em simultâneo, elegante e sofisticado. Contudo, traz a ausência de emoção. Não provocando estímulos. Há associação das diversas tonalidades da cor com solidão, isolamento e depressão.
Marrom
A cor marrom lembra aspectos de terra com associação à natureza. É usado para dar referência a produtos naturais, vida saudável e produtos alimentícios. Remete à segurança e conforto.
Branco
O branco é uma cor fria e significa minimalismo. Remete às questões de simplicidade, clareza, pureza, inocência, paz, status, leveza, higiene e fé. Geralmente, é mais usado como fundo para dar destaque para outras cores. Ao contrário da cor preta, traz aspecto de luz ou vazio.
Qual o papel das cores? Entenda
Nas emoções
É muito comum usarmos as cores como sinônimos de algum fato ou sentimento que queremos passar. Tenho certeza de que você já falou ou escutou alguma das expressões abaixo:
- Aquela situação deixou o jogador roxo de raiva;
- No momento de contar a notícia, o menino ficou pálido como branco de papel;
- Ela deu um sorriso frouxo e meio amarelo;
- Após a queda, Marina ficou vermelha de vergonha na frente das pessoas.
No design
A cor tem um papel fundamental na hora da criação de design de produtos ou da personalidade (identidade visual) de uma marca, isso porque eles irão ajudar a reforçar o entendimento da sua atenção e os estímulos que você deseja despertar nos clientes. Cada detalhe importa e as cores quando bem pensadas podem influenciar no consumo do produto.
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Assim, em quaisquer decisões sobre o uso da cor no produto deveriam realmente ser antecipadas por uma análise de mercado e das tendências do consumidor.
Consequentemente, algumas despesas inúteis poderão ser evitadas com base em dados concretos, sendo assim podendo atender a uma demanda exigida dentro de uma realidade de espaço-tempo comprovada.
No marketing
A psicologia das cores é “a análise de como uma cor é percebida pelo ser humano’. Por isso, saber usá-la para despertar as emoções no público-alvo é fundamental.
No marketing a escolha das cores deve estar presente em anúncios, embalagens, fotos publicitárias ou estandes. Tudo para captar de imediato a sua atenção. Afinal, a atenção é a moeda do século. E claro, cada cor irá te remeter a um sentimento podendo gerar uma reação positiva ou negativa.
Também a escolha de determinada cor em uma peça publicitária pode variar dependendo da faixa etária do público consumidor e da categoria social do produto/serviço ofertado.
Ademais, saiba que as cores de fundo ajudam a lidar com a emoção da apresentação; já as cores de primeiro plano (textos, tabelas e gráficos) afetam a compreensão e retenção de ideias.
Olha só essas curiosidades abaixo sobre o efeito da psicologia das cores:
- Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em branco e preto;
- Cores podem melhorar em 40% a leitura, entre 55% e 68% o aprendizado e em 73% a compreensão.
Nos negócios em geral
No Canadá, de acordo com estudos da especialista Satyendra Singh, da Universidade de Winnipeg, a cor é uma “fonte de informação muito influente” quando as pessoas estão tomando uma decisão de compra.
Ainda conforme o levantamento, os clientes realizam um julgamento inicial sobre algo depois de apenas 90 segundos de interação com o produto, sendo em torno de 62% a 90% do julgamento com base na cor.
Se você quer dar um tom e marcar sua identidade diante da concorrência, saiba como escolher as cores ideais para logo e paleta de cores. Elas têm forte impacto na decisão de compra de um cliente.
Conheça as sensações emitidas pelas cores e quais marcam são referência.
- Marcas que usam preto transmitem elegância, poder e sofisticação. Exemplos: Nike, XP e Pandora;
- Empresas que apostam no branco querem dar a sensação de amplitude, puro e nobreza. Exemplos: Adidas, SONY e Converse;
- Já a cor rosa é usada por companhias que buscam atingir um público feminino, romântico e delicado (na maioria dos casos). Exemplos: Victoria’s Secret, Cosmopolitan e Barbie;
- Companhias que utilizam de tons vermelhos querem trazer o senso de urgência e energia. Exemplos: Coca-Cola, Toyota, Canon, CNN e Red Bull;
- Agora, marcas que usam a cor azul geralmente visam demostrar confiança. Exemplos: HP, Dell, Samsung, Ford, Unilever, Twitter e Facebook;
- Negócios que têm o verde como cor objetiva mostrar dinamismo, energia e algo bonificador. Exemplos: Spotify, Starbucks e WhatsApp;
- Amarelo significa alegria e criatividade. Exemplos: MC Donald’s, National Geographic e Ferrari.
- Companhias que apostam no laranja visam impactar com diversão, juventude e alegria. Exemplos: FOX, Nick, Gol e Fanta;
- Já o roxo demonstra crescimento e imaginação. Exemplos: Yahoo! e Vivo.
- Há também a cor cinza que denota modernidade e sabedoria. Exemplos: Apple, Nestlé e Mercedez-Benz.
Dicas para não errar na aplicação da Psicologia das Cores no seu negócio
A personalidade de uma marca com a representação das cores pode ser poderosa se bem acertada. A identidade e o estilo da paleta de cores devem ser coesos. A cor é apenas um pedaço de sua marca, mas, precisa complementar valores, voz, tom e personalidade do seu negócio. Logo, é fundamental entender sobre a psicologia das cores.
Saiba dicas para não errar:
- Escolha a paleta que melhor comunica o estilo da sua empresa;
- Decida quais emoções você deseja transmitir;
- Não copie estratégias de outras marcas;
- Seja autêntico;
- Conheça seu nicho.
Dica de leitura: leia o livro A Psicologia das Cores
Se você quer aprofundar no assunto, indicamos a leitura do livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e razão” da autora Eva Heller. O material com 392 páginas traz um denso estudo realizado por anos sobre a descrição de 13 cores. Ainda revela dados interessados sobre os 2.000 entrevistados (entre homens e mulheres) de 14 aos 97 anos na Alemanha.
Os resultados da pesquisa demonstraram que as relações das cores com os sentimentos não dão “match” por acaso.
![](/wp-content/uploads/2022/06/psicologia-das-cores-livro-eva-heller.jpg)
Agora que você aprendeu mais sobre psicologia das cores, o que é, o significado das cores e o impacto no design, marketing e negócios ficará mais fácil de entender como aplicá-las da forma correta na sua vida pessoal e profissional.
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