Psicologia das Cores: o que é e qual o significado das cores

A psicologia das cores é uma importante estratégia para transformar informações visuais em emoções ou sensações

Entender a psicologia das cores é essencial para alcançar o que queremos mostrar pelas roupas, ambientes e paleta de cores dos negócios. Também é importante para você perceber como as marcas usam do benefício para gerar desejo e mais vendas.

Cada cor ou paleta de cores indica uma personalidade da marca. Quando combinadas, as cores podem impactar determinado público, crescer uma audiência e gerar mais conexão.

Essa é uma estratégia muito utilizada por especialistas no mercado de Marketing Digital, pois, as cores estão ligadas às questões emocionais, sociais e conotações culturais.

Aliás, você concorda que a primeira impressão é a que fica? Os consumidores olham por apenas alguns segundos e isso pode impactar sim. Eles colocam a aparência visual e a cor acima de outros aspectos ao realizarem compras.

Você sabia disso? Determinada cor quando utilizada aumenta o reconhecimento da marca e tem relação com a confiança do cliente.

Neste conteúdo você irá entender mais sobre a psicologia das cores, significados e aplicações nas mais diversas áreas. Boa leitura!

O que é Psicologia das Cores?

A psicologia das cores trata-se do estudo que mostra como nosso cérebro identifica informações visuais e transforma as cores em sensações ou emoções, já que cada cor pode nos afetar de maneiras diferentes, causando sensações, pensamentos e até atitudes.

As cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) são suaves, estáticas e calmantes. Há ainda as cores neutras que são: branco, preto, marrom e cinza.

Contudo, há uma pequena separação. Isso porque o preto e o branco são cores neutras absolutas, elas não são consideradas cores cientificamente. Sendo o preto a soma de todas as cores e o branco, a ausência total de cor.

História da Psicologia das Cores

Qual a origem e quem inventou a psicologia das cores? Acredita-se que a invenção dos primeiros pigmentos foi feita há 40.000 anos por pessoas que usavam da combinação de minerais, carvão queimado e gordura animal.

Mas como era isso? Antigamente, era feita a trituração de pedras até virarem pó e posteriormente misturado com óleo ou água resultando em uma tinta. Logo, as cores vinham da natureza.

Após a evolução da humanidade, o estudo das cores foi iniciado no século IV a.C. por Aristóteles sobre as cores primárias.

Posteriormente, entre os séculos XVII e XVIII, Isaac Newton criou a teoria para as cores. O cientista observou que um feixe de luz branca, ao atravessar um prisma, originava outras cores. A partir daí, a ciência e o estudo das cores iniciaram a ter destaque.

Já no século XIX, o poeta Johan Wolfgang von Goethe confrontou as ideias de Newton sobre luz e cor no âmbito da física.

Goethe publicou o livro “Teoria das Cores” defendendo que as sensações que as cores estimulavam nas pessoas surgem na nossa mente sendo lapidadas pela nossa percepção, ou seja, pela visão e como nosso cérebro as processam.

No século XX temos uma das contribuições mais importantes na área com o trabalho desenvolvido pela socióloga alemã Eva Heller. A estudiosa analisou as cores em sua profundidade com relação aos sentimentos e as percepções. O levantamento, à época, foi feito com 2.000 entrevistados.

O que são as cores primárias, secundárias e terciárias

As cores primárias são as cores puras que não surgem de outras, sendo o vermelho, azul e amarelo.

Cores Secundárias são compostas pela junção de duas cores primárias, a exemplo da cor verde ou laranja.

Já as cores terciárias são a mistura de uma cor primária com uma secundária, como o vermelho-arroxeado.

Na imagem há as cores primárias, secundárias e terciárias.
(Fonte: Page1)

Qual o significado de cada cor na Psicologia das Cores?

Azul

A cor azul significa produtividade, fidelidade, confiança e harmonia. Por ser uma cor fria traz sensações de calma, ordem, produtividade e segurança. Nos espaços traz a ilusão de ambiente amplo. Geralmente, é usado para negócios e empresas bancárias.

Verde

A cor verde é associada a vários elementos: esperança, liberdade, saúde, vitalidade e relaxamento. Também ao ser usada tem significado relacionado à riqueza e ao dinheiro. É uma cor fria. Traz sensações de harmonia, vitalidade, contato com a natureza, frescor e relaxamento.

Amarelo

A cor amarelo quando utilizada significa jovialidade, otimismo, inspiração. Por ser quente, traz a sensação de alegria, diversão e felicidade por ser uma cor energizante. Quem a usa quer indicar inspiração e criatividade.

Laranja

A cor laranja transmite entusiasmo, originalidade, otimismo e liberdade. Por ser uma cor quente remete à criatividade e traz relação com marcas e produtos amigáveis.

Roxo

O roxo (ou cor púrpura) significa vaidade, nobreza, elegância e luxo. Ainda traz aspectos relacionadas à cor: misticismo, fantasia e sexualidade. Tem como simbologia o feminismo e bandeiras LGBTQ. Por ser uma cor fria transmite calma, melancolia e mistério.

Preto

O preto (cor fria) também remete aos mesmos aspectos de mistério e nobreza. Mas pode significar também quando usado parar querer mostrar superioridade, poder, formalidade e protesto. Transmite estilo e força.

Vermelho

Vermelho remete ao dual: amor e ódio.  Atiça sensações do tipo: entusiasmo, paixão, poder, agressividade, atenção e motivação. É considerada uma cor quente que traz urgência, ou seja, pode causar ações e decisões impulsivas.

Rosa

A cor rosa é a junção entre o quente (vermelho) e o frio (branco) e remete à aspectos de feminilidade, calma, relacionamento, afeto e outros. Traz sensações como amabilidade, delicadeza, gentileza, sensibilidade e juventude.

Cinza

O cinza traz o significado de algo ser neutro, mas, em simultâneo, elegante e sofisticado. Contudo, traz a ausência de emoção. Não provocando estímulos. Há associação das diversas tonalidades da cor com solidão, isolamento e depressão.

Marrom

A cor marrom lembra aspectos de terra com associação à natureza. É usado para dar referência a produtos naturais, vida saudável e produtos alimentícios. Remete à segurança e conforto.

Branco

O branco é uma cor fria e significa minimalismo. Remete às questões de simplicidade, clareza, pureza, inocência, paz, status, leveza, higiene e fé. Geralmente, é mais usado como fundo para dar destaque para outras cores. Ao contrário da cor preta, traz aspecto de luz ou vazio.

Qual o papel das cores? Entenda

Nas emoções

É muito comum usarmos as cores como sinônimos de algum fato ou sentimento que queremos passar. Tenho certeza de que você já falou ou escutou alguma das expressões abaixo:

  • Aquela situação deixou o jogador roxo de raiva;
  • No momento de contar a notícia, o menino ficou pálido como branco de papel;
  • Ela deu um sorriso frouxo e meio amarelo;
  • Após a queda, Marina ficou vermelha de vergonha na frente das pessoas.

No design

A cor tem um papel fundamental na hora da criação de design de produtos ou da personalidade (identidade visual) de uma marca, isso porque eles irão ajudar a reforçar o entendimento da sua atenção e os estímulos que você deseja despertar nos clientes. Cada detalhe importa e as cores quando bem pensadas podem influenciar no consumo do produto.

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Assim, em quaisquer decisões sobre o uso da cor no produto deveriam realmente ser antecipadas por uma análise de mercado e das tendências do consumidor.

Consequentemente, algumas despesas inúteis poderão ser evitadas com base em dados concretos, sendo assim podendo atender a uma demanda exigida dentro de uma realidade de espaço-tempo comprovada.

No marketing

A psicologia das cores é “a análise de como uma cor é percebida pelo ser humano’. Por isso, saber usá-la para despertar as emoções no público-alvo é fundamental.

No marketing a escolha das cores deve estar presente em anúncios, embalagens, fotos publicitárias ou estandes. Tudo para captar de imediato a sua atenção. Afinal, a atenção é a moeda do século. E claro, cada cor irá te remeter a um sentimento podendo gerar uma reação positiva ou negativa.

Também a escolha de determinada cor em uma peça publicitária pode variar dependendo da faixa etária do público consumidor e da categoria social do produto/serviço ofertado.

Ademais, saiba que as cores de fundo ajudam a lidar com a emoção da apresentação; já as cores de primeiro plano (textos, tabelas e gráficos) afetam a compreensão e retenção de ideias.

Olha só essas curiosidades abaixo sobre o efeito da psicologia das cores:

  • Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em branco e preto;
  • Cores podem melhorar em 40% a leitura, entre 55% e 68% o aprendizado e em 73% a compreensão.

Nos negócios em geral

No Canadá, de acordo com estudos da especialista Satyendra Singh, da Universidade de Winnipeg, a cor é uma “fonte de informação muito influente” quando as pessoas estão tomando uma decisão de compra.

Ainda conforme o levantamento, os clientes realizam um julgamento inicial sobre algo depois de apenas 90 segundos de interação com o produto, sendo em torno de 62% a 90% do julgamento com base na cor.

Se você quer dar um tom e marcar sua identidade diante da concorrência, saiba como escolher as cores ideais para logo e paleta de cores. Elas têm forte impacto na decisão de compra de um cliente.

Conheça as sensações emitidas pelas cores e quais marcam são referência.

  • Marcas que usam preto transmitem elegância, poder e sofisticação. Exemplos: Nike, XP e Pandora;
  • Empresas que apostam no branco querem dar a sensação de amplitude, puro e nobreza. Exemplos: Adidas, SONY e Converse;
  • Já a cor rosa é usada por companhias que buscam atingir um público feminino, romântico e delicado (na maioria dos casos). Exemplos: Victoria’s Secret, Cosmopolitan e Barbie;
  • Companhias que utilizam de tons vermelhos querem trazer o senso de urgência e energia. Exemplos: Coca-Cola, Toyota, Canon, CNN e Red Bull;
  • Agora, marcas que usam a cor azul geralmente visam demostrar confiança. Exemplos: HP, Dell, Samsung, Ford, Unilever, Twitter e Facebook;
  • Negócios que têm o verde como cor objetiva mostrar dinamismo, energia e algo bonificador. Exemplos: Spotify, Starbucks e WhatsApp;
  • Amarelo significa alegria e criatividade. Exemplos: MC Donald’s, National Geographic e Ferrari.
  • Companhias que apostam no laranja visam impactar com diversão, juventude e alegria. Exemplos: FOX, Nick, Gol e Fanta;
  • Já o roxo demonstra crescimento e imaginação. Exemplos: Yahoo! e Vivo.
  • Há também a cor cinza que denota modernidade e sabedoria. Exemplos: Apple, Nestlé e Mercedez-Benz.

Dicas para não errar na aplicação da Psicologia das Cores no seu negócio

A personalidade de uma marca com a representação das cores pode ser poderosa se bem acertada. A identidade e o estilo da paleta de cores devem ser coesos. A cor é apenas um pedaço de sua marca, mas, precisa complementar valores, voz, tom e personalidade do seu negócio. Logo, é fundamental entender sobre a psicologia das cores.

Saiba dicas para não errar:

  • Escolha a paleta que melhor comunica o estilo da sua empresa;
  • Decida quais emoções você deseja transmitir;
  • Não copie estratégias de outras marcas;
  • Seja autêntico;
  • Conheça seu nicho.

Dica de leitura: leia o livro A Psicologia das Cores

Se você quer aprofundar no assunto, indicamos a leitura do livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e razão” da autora Eva Heller. O material com 392 páginas traz um denso estudo realizado por anos sobre a descrição de 13 cores. Ainda revela dados interessados sobre os 2.000 entrevistados (entre homens e mulheres) de 14 aos 97 anos na Alemanha.

Os resultados da pesquisa demonstraram que as relações das cores com os sentimentos não dão “match” por acaso.

Livro “A Psicologia das cores” de Eva Heller.

Agora que você aprendeu mais sobre psicologia das cores, o que é, o significado das cores e o impacto no design, marketing e negócios ficará mais fácil de entender como aplicá-las da forma correta na sua vida pessoal e profissional.

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