Quais são as profissões do futuro na área de tecnologia? Como se preparar?

Se você se preocupa com a sua carreira, já deve ter se perguntado quais são as profissões do futuro, não é mesmo?

O mundo está em constante evolução. A todo momento, descobrimos novas formas de aprimorar processos, o que torna nosso trabalho muito mais produtivo e eficiente.

Contudo, não é segredo para ninguém que a tecnologia tem uma função primordial nas transformações que ocorrem nas empresas e ao nosso redor.

Assim, se podemos prever algo sobre o futuro do trabalho, é que a tecnologia estará lá, desempenhando o papel de destaque, como tem feito até o presente momento.

Neste post, explicamos o que são profissões do futuro e a quais áreas elas pertencem, indicando caminhos para que você possa se preparar, a fim de aproveitar boas oportunidades para ingressar neste mercado tão promissor.

O que são as profissões do futuro?

Profissões do futuro são empregos que devem estar em alta nos próximos anos.

Devido ao seu importante papel no crescimento e desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo, elas se tornarão indispensáveis.

Ou seja, são áreas de atuação sobre as quais temos grandes expectativas, e que devem se tornar cada vez mais valorizadas e procuradas pelas companhias. Logo, é um campo cheio de oportunidades para quem deseja se profissionalizar desde já. 

Mas, você já deve estar se perguntando: “afinal, quais são as profissões do futuro? Quais empregos estarão em alta nos próximos anos?”

Quais são as profissões do futuro?

Apontar quais serão as profissões do futuro é apenas um exercício de especulação, já que não temos como saber o que de fato irá ocorrer em 5, 10 ou 20 anos. Afinal, sabemos que, quando se trata de tecnologia, as coisas mudam de forma rápida e constante. Assim, podem surgir profissões com as quais sequer sonhamos hoje.

Isso nos leva a uma questão pertinente: você já parou para pensar que há grandes chances de seus filhos e netos trabalharem em profissões que ainda nem existem?

Porém, com base no que vemos atualmente, podemos ter uma boa noção de quais áreas estarão em alta no futuro. E, uma coisa é certa: ao que tudo indica, envolverá tecnologia

Sendo assim, quem dominar as novas tecnologias, certamente irá se destacar no mercado e, em contrapartida, terá mais chances de conquistar a vaga dos sonhos.

Então, respondendo a pergunta: “como se tornar um profissional do futuro?” Simples! Se especializando em um dos setores que citaremos a seguir.

Que tal dar uma olhada em quais são os campos mais promissores para o futuro na área de tecnologia?

5 áreas de atuação em tecnologia promissoras para o futuro

Não há dúvidas de que as profissões do futuro estarão, de alguma forma, relacionadas à tecnologia. Afinal, esta é a chave de toda inovação e progresso.

Conheça algumas das áreas que estão em plena ascensão atualmente, e que certamente irão demandar um grande número de profissionais qualificados no futuro:

1. Transformação Digital

A transformação digital pode ser entendida como um processo de disrupção, no qual, organizações renovam suas práticas e processos internos, visando aumentar sua performance, a fim de alcançar maior agilidade, eficiência e produtividade.

De modo geral, sua implementação se dá por meio da adoção de novas tecnologias, digitalizando suas operações. Dessa forma, tornam-se capazes de gerar inovação e melhorar a experiência dos seus clientes, o verdadeiro foco dessa transformação. 

Há diversas opções para quem quer se especializar e seguir carreira nesta área. Dentre elas, temos:

< Quer se aprofundar no tema? Então, confira este post completo que fizemos sobre o assunto: O que é a transformação digital nas empresas? Qual sua importância e seus impactos na sociedade? />

2. Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA), é o ramo da ciência computacional responsável pelo desenvolvimento de sistemas e máquinas inteligentes, capazes de emular habilidades humanas, como percepção, pensamento analítico e raciocínio lógico.

Desenvolvida a partir de um algoritmo inteligente, a IA é alimentada com uma grande quantidade de dados, a partir dos quais, realiza uma série de cálculos, em busca de soluções para problemas complexos, de acordo com sua programação.

Uma Inteligência Artificial de um sistema de GPS, por exemplo, irá sempre buscar as melhores rotas para seus usuários. Já a IA de um chatbot de autoatendimento, buscará no banco de dados as respostas para as dúvidas dos consumidores.

Se sozinha já é extremamente promissora, imagine aliada a outras tecnologias emergentes, como é o caso do Machine Learning, que permite a IA aprender, se tornando capaz de realizar tarefas cada vez mais complexas.

Não faltam opções para quem deseja ingressar nesta área, que tem tudo para estar entre as profissões do futuro. Confira algumas:

< Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira este post: O que é Inteligência Artificial? Como funciona e quais suas aplicações? />

3. Data Science

Nunca antes se produziu tantos dados como hoje. É por isso que a área de Data Science, ou Ciência de Dados, está entre as mais proeminentes profissões do futuro, uma vez que atua na captura, armazenamento, processamento e análise desses dados, em busca de padrões que podem ser usados para diversos fins.

Já pensou em trabalhar nesta área? Confira essas possibilidades de qualificação: 

E esses são apenas alguns exemplos de carreiras que você pode seguir nesta área para lá de promissora! Acesse a página de Bootcamps e conheça todas as opções relacionadas à Data Science.

< Confira nosso guia completo sobre o tema e fique por dentro deste mercado: O que é Data Science? O que faz um profissional da área? [Guia completo] />

4. Cloud Computing

Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem, se refere ao fornecimento de recursos computacionais sob demanda e de forma remota, via internet. Alguns exemplos são as soluções de armazenamento, processamento, compartilhamento, aplicações e softwares.

A importância da Computação em Nuvem é inquestionável, uma vez que foi ela que possibilitou o surgimento de várias outras tecnologias disruptivas, aqui citadas. E, como é de se esperar, ainda tem muito a contribuir com o cenário. Por isso é que ela merece destaque entre as profissões do futuro.

Conheça algumas opções de formação para se especializar neste setor:

< Saiba mais sobre esse campo fascinante: Cloud Computing: tudo o que você precisa saber para ingressar na área com o pé direito />

5. Cibersegurança

É verdade que a tecnologia evolui a passos largos. Porém, ao mesmo tempo, os golpes, ataques cibernéticos e invasões se tornam cada vez mais intensos. 

Com base nisso, podemos deduzir que a Cibersegurança, ou Cybersecurity, certamente estará entre as grandes profissões do futuro. Afinal, sua função é proteger as informações de pessoas e corporações contra esse tipo de ameaça.

Para isso, atuam no monitoramento e identificação de falhas de segurança, bem como no desenvolvimento e implementação de mecanismos de proteção contra esse tipo de invasão de sistemas.

Quer se preparar para garantir o emprego do futuro? Conheça essas formações:

< Quer entender tudo sobre o assunto? Então, leia este post: O que é cibersegurança? Como se preparar para ingressar nesta área? />

Você já se perguntou como deverá ser o perfil do profissional do futuro? Nesse TEDx, Michelle Schneider fala sobre como ele será, e ainda aborda quais impactos a evolução tecnológica terá na sociedade e na forma como vivemos. Confira:

Habilidades e profissões do futuro: como se preparar?

A tendência é de que a tecnologia se expanda cada vez mais, e passe a fazer parte de todos os empregos no futuro. Logo, é muito provável que vejamos cada vez mais oportunidades de trabalho nos campos citados e em áreas correlatas.

Tendo isso em mente, não é difícil deduzir que os profissionais que dominam tais tecnologias, terão mais chances de se destacar e conquistar as melhores vagas. Ainda há tempo para se qualificar, mas, quem der bobeira, ficará para trás.

Ao longo deste post citamos diversas possibilidades de cursos e formações para quem deseja se profissionalizar em alguma dessas áreas. Agora, temos um bônus!

Assinando o XPE Multi+, você terá acesso a dezenas de cursos em diversas áreas. Nosso objetivo é incentivar o aprendizado contínuo, visando desenvolver profissionais para a nova economia digital. Você vai ficar de fora?

Não perca essa oportunidade de turbinar o seu currículo. Invista na sua carreira hoje mesmo!

E agora, na sua opinião, quais são as profissões do futuro que mais chamam a atenção?

Deixe sua opinião e compartilhe este post com seus amigos e familiares. Assim, todos ficam por dentro dessas tendências e podem se preparar para o que vem aí!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img