Qual a diferença entre Taxa Selic e IPCA? Descubra como esses índices são definidos

Todo investidor precisa estar muito familiarizado com o significado das siglas do mercado e entender seus pontos divergentes, como saber qual a diferença entre Taxa Selic e IPCA. 

Na verdade, mais do que saber o que esses índices significam e suas diversidades, é importante entender como eles funcionam e o impacto que eles exercem na economia brasileira e no mercado de investimentos.

Muitos investidores não tão experientes costumam confundir Taxa Selic com IPCA e ainda ficam meio perdidos quando abrem o aplicativo da corretora e encontram opções de produtos indexados a essas siglas.

Se esse é o caso, fica tranquilo que a gente vai explicar tudo o que você precisa saber. Ao longo deste conteúdo, você vai entender quais as características e como são definidos a Taxa Selic e o IPCA.

Além disso, vamos esclarecer o que acontece quando esses índices aumentam ou diminuem. Continue com a gente!

O que é e como o IPCA é definido?

Antes de pontuarmos qual a diferença entre Taxa Selic e IPCA, é importante que você entenda cada índice separadamente.

O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Basicamente, ele mostra a variação dos preços de produtos e serviços mais consumidos pela população brasileira e o impacto dessa variação no poder de compra das famílias.

O IPCA mede a inflação, que nada mais é do que o quanto o nosso dinheiro consegue comprar. Quanto maior a inflação, menos coisas a gente consegue comprar com a mesma quantidade de dinheiro.

Além do IPCA, o IGP-M também mede a inflação. Neste vídeo, você vai saber mais sobre eles e como usá-los em seu dia a dia:

 >>> Leia também: IGP-M: como é calculado e impacta seu bolso

Como o IPCA é definido?

O IPCA é calculado e definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para isso, é feita uma pesquisa sobre o preço dos produtos e serviços mais consumidos pelos brasileiros em diferentes categorias:

  • alimentação;
  • habitação;
  • energia elétrica,
  • gás de cozinha
  • saneamento básico;
  • eletrodomésticos;
  • vestuário;
  • transportes;
  • saúde;
  • lazer;
  • educação;
  • comunicação.

Essa pesquisa de preços é feita nas seguintes cidades:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte;
  • Porto Alegre;
  • Curitiba;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Fortaleza;
  • Belém;
  • Vitória;
  • Goiânia;
  • Campo Grande;
  • Rio Branco;
  • São Luís;
  • Aracaju;
  • Brasília.

Apesar de não ser realizada em todos os municípios brasileiros, a pesquisa de preços para o cálculo do IPCA abrange a variação de preços em nível nacional. 

O índice IPCA é calculado mensalmente e considera não apenas a variação dos  preços no mês anterior, mas também o seu impacto no custo de vida das famílias que vivem com uma renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.

>>> Saiba mais: IPCA: como é calculado e para que serve? 

O que é e como a Taxa Selic é definida?

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. É nesse sistema que ocorrem as operações de compra e venda de títulos públicos por parte das instituições financeiras.

A Selic é considerada a taxa básica de juros. Ela se refere ao valor médio dos juros praticados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.

Ela serve como referência para as taxas de juros que são cobradas pelos bancos e outras instituições financeiras em operações de concessão de crédito, como empréstimos e financiamentos.

Os investimentos de renda fixa atrelados à Selic também são impactados. 

Para você entender todos os impactos da Selic nos investimentos, recomendamos que leia esse artigo e esclareça as suas dúvidas.

Como a Taxa Selic é definida?

A Selic é definida pelo Banco Central do Brasil em uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que ocorre a cada 45 dias.

O Copom pode escolher entre aumentar, diminuir ou manter a taxa básica de juros. Para isso, é feita uma análise do cenário macroeconômico e dos riscos que essa decisão pode representar para a economia.

>>> Você já está aprendendo alguns dos conceitos básicos de economia, que tal ampliar seus conhecimentos? Faça o curso: Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos 

Com ele você vai perder o medo de investir com a ajuda de grandes especialistas, vai descobrir também seu perfil de investidor.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Qual a diferença entre Taxa Selic e IPCA?

Como você pôde perceber até agora, Taxa Selic e IPCA são índices bastante diferentes.

A Selic se trata da taxa básica de juros da nossa economia e serve como referência para os juros que serão cobrados do consumidor final em operações de crédito.

Já o IPCA é o índice que mede a inflação a partir do cálculo da variação do preço dos principais produtos e serviços consumidos pelas famílias.

Apesar das diferenças, IPCA e Taxa Selic estão interligados. Entenda isso melhor no próximo tópico.

Mas antes, separamos um vídeo da educadora financeira Camila Botti que mostra também a diferença entre CDI, Selic e IPCA:

O que acontece com o aumento ou queda da Selic e do IPCA?

Quando a Selic está muito elevada, a rentabilidade dos investimentos de renda fixa pós-fixados, como os títulos do Tesouro Direto, CDBs e letras de crédito fica mais convidativa.

Por que isso acontece?

Por que esses investimentos são atrelados a essa taxa.

Com isso, as pessoas tendem a alocar seus recursos nesses investimentos, levando a uma retração do consumo das famílias. 

Além disso, a taxa selic também é usada para definir a taxa de juros de empréstimos, cartão de crédito e outras formas de financiar o consumo. 

Assim, com encarecimento do crédito, essa tendência de diminuição das compras das famílias é intensificada. 

Portanto, com a taxa básica de juros mais alta, diminui-se a demanda de produtos, aumenta-se a oferta e os preços tendem a cair, diminuindo a inflação – ou o IPCA.

E em cenário de Selic baixa?

Já quando a Selic está muito baixa, há um incentivo maior ao consumo. A demanda por produto aumenta e, se a oferta não acompanhar a demanda, os preços tendem a subir, elevando a inflação.

O mercado de ações também é impactado, mesmo que indiretamente, pela Taxa Selic. Isso porque pode ser mais vantajoso para os investidores migrarem para produtos de renda variável quando a Selic está muito baixa.

A Selic em baixa dispersa os investimentos em renda fixa para renda variável, uma vez que as pessoas buscam por mais rentabilidade.  

Assim sendo, quanto maior é a demanda, mais os preços das ações tendem a subir. Logo, os investimentos em renda variável se tornam mais atrativos. 

Mas vale lembrar que esse tipo de investimento é mais volátil e, antes de fazer esse movimento, é importante analisar o seu perfil de investidor.

Outro ponto interessante é que a Selic mais baixa é um indício de que o Banco Central deseja aquecer a economia (juros menores incentivam as pessoas a comprar no crédito). 

Este aquecimento da economia, por sua vez, desperta a confiança dos investidores e do mercado. Assim, os papéis das empresas tendem a valorizar, pois o número de negociações aumenta.

Em contrapartida, Inflação baixa é o cenário ideal?

Na prática, a inflação é o que desvaloriza o seu dinheiro e enfraquece o seu poder de compra. Mas isso quer dizer que quanto menor o IPCA, melhor para todos?

Não é bem assim. Uma deflação muito brusca e contínua pode ser tão danosa para a economia de um país como a inflação nas alturas.

Quando a inflação diminui, mais dinheiro passa a circular e a oferta de produtos aumenta. Só que quando essa deflação ocorre de forma constante, significa que a demanda não está conseguindo acompanhar a oferta de bens e serviços.

A médio e longo prazo, esse fenômeno pode gerar aumento do desemprego e grave recessão econômica.

Bom, esperamos que tenha ficado claro para você qual a diferença entre Taxa Selic e IPCA e a importância desses índices para a nossa economia e para os seus investimentos.

Aliás, se você deseja investir de forma diversificada, que tal começar a aprender mais sobre Bolsa de Valores?

Baixe nosso e-book gratuito e domine esse tema: Guia da Bolsa para investidores

Continue Aprendendo

spot_img