Guia completo sobre Recrutamento e Seleção: aprenda como fazer e as melhores técnicas

Entenda os principais fatores que tornam esse processo essencial na sua empresa.

As empresas de hoje estão buscando cada vez mais profissionais com perfis adequados às culturas e os valores da empresa, bem mais do que apenas que saiba as habilidades necessárias da função. Com isso, a área de recursos humanos investe muito na ação de recrutamento e seleção de talentos de forma única e personalizada. 

Você sabe o que significa o processo de R&S? Resumir essa ocupação parece algo simples, mas ser um bom recrutador é muito mais do que analisar o perfil dos candidatos: é conhecer profundamente o processo seletivo da empresa e saber como aplicar da maneira mais certa, além de extrair o melhor do mercado. 

Esse processo está presente de diferentes formas na sociedade e com as inovações tecnológicas se torna ainda mais necessário, devido a mudança de perfil dos profissionais dos diversos segmentos e na atuação do RH. 

Quer saber mais sobre isso? Confira no artigo as principais informações necessárias sobre o processo de Recrutamento e Seleção e todos os fatores que existem ao investir nele. 

O que é recrutamento e releção de pessoas?

Sabe aquela atividade em que você é contatado por um profissional de uma empresa que deseja trabalhar ou recebe uma oportunidade alinhada a sua carreira? Esse é o processo de recrutamento e seleção. São pessoas que analisam possíveis futuros profissionais para a empresa de acordo com os critérios exigidos. 

No entanto, é uma função que vai além de uma análise, os recrutadores têm a função de criar ações de captação e atração de pessoas.  

Explicando cada termo desse processo, ressaltando que eles não são sinônimos.

Recrutamento

É a atividade do RH responsável por atrair candidatos com os perfis ideais para cada vaga. Dentro desse trabalho há o entendimento do que a empresa precisa, a criação do job description, a divulgação em diversos canais, a busca ativa de possibilidades e o recebimento e a triagem dos melhores currículos. 

Importante destacar que quanto mais detalhada e bem empenhada essa etapa, menor será o trabalho e o tempo de execução das próximas, pois apenas os mais indicados realmente passam para a próxima etapa de seleção. 

Seleção

Aqui é a etapa de seleção mesmo, ou seja, quando os candidatos mais adequados aos perfil da vaga são escolhidos e contatados para seguir no processo seletivo, tendo grandes chances de preencher a posição.

Na seleção que ocorrem os testes, as entrevistas, as dinâmicas e tudo que seja necessário para avaliar o profissional que será contratado. 

Sendo que os critérios para essa seleção variam de empresa para empresa e de acordo com as necessidades da posição que está aberta. 

Qual a importância do processo de recrutamento e releção?

Investir no recrutamento e seleção estimula a empresa a não apenas atrair e reter os melhores talentos, como também terem um diferencial no mercado frente às concorrentes. Além de aplicar e comprovar os requisitos da gestão de pessoas.

Afinal, faz com que a empresa conquiste uma boa reputação por um processo seletivo justo e bem construído, além de ter colaboradores eficientes em seu negócio. 

Confira outras vantagens que o R&S pode trazer a sua empresa:

  • Contratações mais alinhadas ao Fit Cultural, ou seja, ao que a empresa precisa;
  • Atração de talentos que vestem a camisa da empresa;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Investir em ser uma marca empregadora;
  • Fortalecimento da estratégia de negócio;
  • Maior produtividade;
  • Melhores resultados para a empresa a médio e longo prazo.

Em resumo, a ideia é que o processo de recrutamento e seleção garanta que todas as contratações estejam alinhadas aos valores e os ideais da empresa, possibilitando que esse profissional tenha uma boa performance e siga o plano de carreira dentro da organização. 

Benefícios de um bom processo de recrutamento e seleção

Sabendo a importância do processo de recrutamento e seleção fica fácil notar os benefícios. Sendo os principais:

Redução de custos

Fazer um processo seletivo normalmente consome bastante dinheiro. Portanto, ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado tem maiores chances de sucesso e menor custo e tempo de execução. 

Diminuição do turnover

A rotatividade dos funcionários é uma taxa que deve ser sempre monitorada porque pode prejudicar a reputação da empresa.

O processo de recrutamento e seleção ajuda a diminuir o turnover, pois as etapas aplicadas contribuem para que o profissional contratado seja o mais compatível às exigências da vaga, o que garante menos chances dele querer sair em algum momento ou fazer algo que precise de demissão.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura e os valores de uma corporação devem ser sempre trabalhados no dia a dia da empresa e, inclusive, no processo seletivo, para que se selecione aqueles que tenham os perfis realmente alinhados com o que estão buscando. 

Quais são os tipos de recrutamento e seleção?

Primeiramente, é importante destacar que existem principalmente três processos de recrutamento e seleção, sendo que cada um tem suas peculiaridades e vantagens. São eles:

Recrutamento externo 

Caracterizado pela busca de novos profissionais no mercado, ou seja, perfis em que a empresa não possui e deseja encontrar. 

Assim, é um tipo que pode haver indicação, divulgação por parte da empresa, utilização de agências, banco de talentos, e outros modelos, embora possa custar um pouco mais para a empresa.

Normalmente é um modelo que alcança um grande número de candidatos. Logo, sua vantagens giram em torno de: 

  • Alimentação do banco de dados para futuras oportunidades;
  • Possibilidade de novos perfis que podem agregar à empresa;
  • Aumento da visibilidade da instituição;
  • Fortalecimento da cultura organizacional.

Recrutamento interno

Aqui é quando há uma análise de talentos que já estão dentro da empresa, ou seja, aproveitar um funcionário que quer mudar de área, que sabe uma habilidade específica e quer crescer em outra função ou setor. 

Assim, essas vagas são divulgadas internamente para quem se interessar, ou os gestores definem os profissionais que se enquadram melhor à nova função. Dentre as vantagens estão:

  • Ser um processo mais rápido e barato;
  • Engajar os colaboradores;
  • Retenção de talentos.

Recrutamento misto

É quando a empresa abre a vaga para todos os candidatos, tanto de dentro da empresa quanto pessoas de fora que nunca trabalharam na instituição. Nesse sentido, é um modelo que atrai muitas pessoas interessadas e fica a critério da empresa decidir o melhor perfil.

As vantagens desse modelo são:

  • Mais possibilidades de candidatos;
  • Mais chances de encontrar o mais adequado para a vaga;
  • Aumento da visibilidade da instituição.

Quais profissionais fazem parte do recrutamento e seleção?

Como citado anteriormente, a função do profissional de recrutamento e seleção é encontrar talentos que possam ocupar as vagas em aberto nas empresas da forma mais alinhada ao perfil de culturas e valores mapeados.

Esse profissional de RH que atua como R&S tem um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas. E, muitas das vezes, são profissionais com outros nomes comuns. 

Veja abaixo quais são esses profissionais e quais as skills de cada um:

Recrutador

Funcionário da empresa que é designado a realizar tudo que for necessário para a contratação de um novo funcionário;

Headhunter

Normalmente é um prestador de serviço que é contratado com a função de encontrar profissionais com perfil e habilidades mais técnicas ou executivas.

As empresas têm o costume de utilizar esse serviço para ganhar tempo e pela facilidade que esses profissionais têm com o mercado em atrair os melhores talentos. 

Business Partner

É o parceiro de negócio, ou seja, tem um conhecimento aprofundado de todos os setores da empresa, mais expertise e ajuda na contratação mais estratégica de novos funcionários.

Analista de R&S

Tem uma função mais generalizada, pois é aquele que vai atuar desde a etapa operacional de alinhamento do perfil com o gestor da área, divulgação das vagas, triagem e seleção dos currículos e contato com os candidatos até a entrevista preliminar para confirmação das informações descritas.

Psicólogo

Em algumas instituições também atua como recrutador ou analista de R&S, já que as suas habilidades de avaliar comportamento e outras características podem ser fundamentais para boas contratações.

Por isso que algumas empresas mantém um psicólogo para a aplicação de testes de comportamento e acompanhamento dos funcionários.

Etapas do processo de recrutamento e seleção

Entendendo toda a parte conceitual, chega o momento da prática. Caso você queira estruturar um processo de recrutamento e seleção na sua empresa, existem alguns pontos que precisam ser considerados.

Confira abaixo as principais etapas de um processo de R&S:

#1 Estude os requisitos da vaga

O primeiro passo ao necessitar de um novo candidato e abrir uma vaga é entender qual é o perfil desejado pela empresa. Isto é, você deve conversar com o gestor e as pessoas do setor o que é necessário para esse novo profissional, requisitos da função. 

#2 Crie o job description

Sabendo dessas principais informações, crie a descrição da vaga para poder destacar os principais pontos na hora das pessoas se candidatarem.

#3 Divulgue a vaga

Sendo uma das etapas mais importantes no processo seletivo. É o momento de divulgar a oportunidade em diversos canais e fazer uma busca ativa de possíveis candidatos, pedir indicações, etc.

Importante que na hora dessa divulgação a comunicação seja transparente, para que os candidatos que se aplicam a vaga sejam mais qualificados.

#4 Faça uma triagem de candidatos

Aqui os profissionais de R&S se dedicam a avaliar os currículos e selecionar quais são os mais indicados para a próxima etapa. 

Nesse momento é avaliado muito mais o que o profissional tem de habilidade e experiência para depois fazer uma avaliação mais comportamental. Assim, pode se beneficiar da tecnologia como execução, usando uma ferramenta que filtra os requisitos selecionados.

#5 Analise os candidatos pré-selecionados

Nessa etapa, é possível aplicar testes de raciocínio lógico, teste comportamental DISC, competências, Fit Cultural e outras avaliações personalizadas de acordo com cada vaga.

Daí é o momento de avaliar quem é o mais alinhado aos requisitos e aos perfis da vaga. 

#6 Dê feedback a todos os participantes

Depois de avaliar os candidatos, é hora de enviar a proposta para aquele que se encaixou melhor e dar um retorno a todos os outros que não foram escolhidos. 

Muitas empresas costumam falhar nessa etapa e deixar os candidatos sem feedbacks. Isso além de gerar frustração nas pessoas, também cria uma imagem negativa em relação à sua empresa.

RH estratégico, por que é importante para as empresas?

Com tantas vantagens e profissionais que envolvem o recrutamento e seleção de pessoas, é importante ressaltar que essa área tem se tornado cada vez mais estratégica dentro das corporações.

Por isso o RH estratégico é um setor que vem crescendo cada vez mais no mercado. É ele quem observa e analisa os profissionais de forma tática, a partir de dados pela tecnologia, e toma decisões mais assertivas que visam o crescimento da empresa, bem como a rentabilidade da mesma e o sucesso profissional de todos que estão nela. 

Algumas das suas principais características são:

  • Visão global da empresa;
  • Boa comunicação e capacidade de se relacionar;
  • Atualização constante;
  • Se preocupam com ambiente de trabalho;
  • Tem uma participação ativa no dia a dia da empresa;
  • Posiciona os talentos em posições nas quais vão render mais;
  • Melhora a comunicação interna;
  • Saber ouvir a equipe de trabalho.

Segundo pesquisa da revista Harvard Business, as empresas que têm um RH estratégico possuem 51% a mais de desempenho que as outras

Portanto, o RH estratégico vai além das contratações, garantindo que as pessoas se mantenham engajadas, produtivas e com valores alinhados ao da instituição. Também é caracterizado pela comunicação horizontal. 

Então, complementar o processo de recrutamento e seleção com uma forma estratégica vai transformar sua empresa como um todo e estimular a ter os melhores talentos e resultados. 

Agora que você já sabe tudo sobre a definição do recrutamento & seleção, características, importâncias, tipologias, etapas e como aplicar na sua empresa, só depende de você para fazer dar certo. 

Está preparado para melhorar a sua empresa como um todo? Seja um dos empreendedores de sucesso do mercado. 

Continue Aprendendo

spot_img