Rede Mundial de Computadores: como evoluiu

A Web é um conjunto de dados e documentos que, na prática, nos proporcionam ter contato com pessoas de todo o mundo

Quantas vezes você já conseguiu resolver alguma coisa sem sair de casa, graças a internet? A Rede Mundial de Computadores já se tornou algo tão natural nas nossas vidas, que fica difícil encontrar uma resposta.  

Mas você sabe como a web surgiu e por que ela se tornou tão popular? Neste artigo, te explicaremos sobre a origem da Rede Mundial de Computadores e qual a função da internet.   

O que é Rede Mundial de Computadores?

A Rede Mundial de Computadores é um conjunto de dados e documentos, geralmente em formato HTML, que podem ser acessados através de um navegador conectado à internet em qualquer lugar do mundo. 

Provavelmente você não conhece a Rede Mundial de Computadores por esse nome, mas com certeza a conhece por Web ou WWW – sigla para World Wide Web.  

Como surgiu a internet?

A internet surgiu em 1969 quando um computador na Universidade da Califórnia se conectou a outro que estava na Universidade Stanford através de um e-mail. 

Entretanto, ela só veio se popularizar em 1990 com a criação da WWW. O responsável pela Rede Mundial de Computadores foi o cientista da computação, Tim Berners-Lee, que desenvolveu um projeto de documentos ligados por hiperlinks visualizados por browsers

Linha do tempo da internet 

Criada há mais de 50 anos, a internet tem momentos marcantes ao longo da sua história. Confira alguns desses fatos abaixo:

  • 1969: envio do primeiro e-mail;
  • 1985: criação do primeiro domínio de internet;
  • 1990: lançamento da primeira página web;
  • 1994: criação do primeiro blog, Open Diary, do pesquisador brasileiro Cláudio Pinhanez;
  • 1997: o Wi-Fi é criado; 
  • 2001: Wikipédia foi lançada;
  • 2004: chegada das redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter;
  • 2007: lançamento do iPhone e maior comercialização de smartphones;
  • 2014: início do vigor do Marco Civil da Internet no Brasil.

Popularização da internet

Depois da criação da Rede Mundial de Computadores, em 1990, a internet tornou-se popular entre universidades e laboratórios.  

Apenas no final dos anos 90 que houve um boom da internet e ela tornou-se acessível para todos. A partir daqui, houve um grande crescimento de sites comerciais, empresas investindo no digital e também a criação de redes sociais para interação entre os usuários.  

Evolução da internet para a rede mundial de computadores

Desde a sua criação, a World Wide Web passou por diversas transformações. À medida que nós e a tecnologia evoluímos, a rede mundial de computadores também se modificou. 

A internet no mundo globalizado
Rede Mundial de Computadores criou uma verdadeira evolução da web em tão pouco tempo.

Abaixo, falamos sobre as transformações da web até os dias atuais:   

Web 1.0

A Web 1.0 se refere aos seus primeiros anos de criação, em meados do início dos anos 90. 

Inicialmente, a primeira versão da web possuía uma estrutura estática, sem nenhum tipo de interação com o usuário que estava acessando a página. O principal objetivo das páginas na Web 1.0 era fornecer informações em sites de empresas ou portais de negócios.

Web 2.0

Ao contrário da primeira fase, na versão 2.0 da World Wide Web o usuário já começa a ter liberdade para interagir com as páginas e compartilhar as informações publicadas por sites e jornais.

Além disso, os usuários também podem publicar os seus próprios conteúdos. Por exemplo, foi nesse período da Web 2.0, situado nos primeiros anos de 2000, que blogs, fóruns e redes sociais, como o Orkut, começaram a se popularizar com a grande característica de ter conteúdos nichados. 

Web 3.0

A terceira fase da web é chamada de Web Semântica. Além da interatividade, marco da Web 2.0, a terceira versão da internet passa a contar com a interação também entre humanos e máquinas.

Essa troca com as máquinas transformou o nosso uso com a Web. A partir daqui, as nossas interações começaram a ser pautadas por lógicas algorítmicas, que otimizam processos e analisam o nosso comportamento.   

Web 4.0

Por fim, chegamos na versão atual da internet, a denominada Web 4.0. Imersos cada vez mais em uma cultura digital, ela é baseada em princípios de mobilidade e onipresença

É nesta fase que a Web passa a integrar praticamente todos os âmbitos das nossas vidas e se perde a distinção do online e do offline. Todas as coisas estão integradas através de um sistema inteligente e dinâmico pensado para proporcionar uma experiência omnichannel à população. 

Paralelo a isso, a Web 4.0 também marca a popularização do Big Data, a preocupação com a privacidade de dados pessoais e o uso excessivo das tecnologias.  

Como é a estrutura atual da internet?

A transformação digital que estamos imersos, faz parecer muito simples o nosso acesso à internet. Entretanto, para que consigamos nos conectar a pessoas de qualquer lugar do mundo, existe uma grande estrutura por trás. 

Primeiramente, os backbones, responsáveis pelo envio e recebimento de dados na rede, distribuem a informação utilizando a tecnologia TCP/IP para onde os dados devem ser enviados. 

Depois disso, a internet vai para os provedores de acesso que a distribuem para os provedores de serviços através da conexão com os backbones. 

A partir disso, os provedores distribuem a conexão para os usuários finais. E, por fim, a internet chega aos nossos dispositivos para que possamos usá-la como fazemos diariamente. 

Elementos da Rede Mundial de Computadores

Para funcionar, a Rede Mundial de Computadores depende de uma série de elementos. Abaixo, falaremos de alguns elementos:

1 – HTTP: o HyperText Transfer Protocol é uma série de documentos interligados por hipertexto. Esse é o protocolo básico da Web;

2 – URL: Uniform Resource Locator é onde estão localizadas as páginas e arquivos na Web. Cada elemento precisa de uma URL própria;

3 – Domínio: é a URL principal do site. Normalmente, é formada pelo nome do site, o tipo de site (.com, .net, .org, .gov, entre outros) e o país de origem (.br, .pt, etc). Por exemplo, o domínio do Governo Federal: https://www.gov.br/;

4 – HTML: uma das principais linguagens de programação, o HyperText Markup Language serve para definir o significado e a estrutura das páginas de um site;

5 – Hospedagem: é onde são armazenados todos os dados e documentos que fazem parte do site.  

Qual a importância da rede mundial de computadores

A web tornou-se um espaço cada vez mais importante pelas diversas possibilidades que ela nos oferece. Ela transformou profundamente a forma como nos relacionamos, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Além disso, hoje nós conseguimos resolver quase tudo da nossa vida em apenas alguns segundos, desde atendimento bancário, a uma compra online ou até mesmo uma consulta médica.

É praticamente impossível pensar a nossa vida sem a internet e os seus benefícios. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img