Você quer compreender o que é reserva de oportunidade? Pois saiba que essa é uma estratégia que pode ser conquistada apenas com um bom planejamento das finanças.
Sabemos como o mercado financeiro pode ser imprevisível e a verdade é que boas oportunidades podem surgir a qualquer momento. Mas, para aproveitá-las, é necessário ter um capital guardado para conseguir investir.
Nesse cenário, a reserva de oportunidade é uma excelente alternativa, apesar de alguns investidores não acharem que valha a pena ficar com dinheiro guardado.
Então, será que realmente compensa ter uma? Para responder a essa e outras questões, vamos ver como fazer uma reserva de oportunidade, onde deixar e como usá-la ao seu favor. Continue a leitura!
O que é reserva de oportunidade?
Como o nome já indica, reserva de oportunidade é um valor reservado exclusivamente para aproveitar momentos oportunos que podem aparecer, mas não necessariamente restritos aos investimentos.
O termo é mais abrangente e se refere a qualquer oportunidade que seja importante para você, como uma grande promoção de passagens para uma viagem dos seus sonhos, por exemplo.
Ainda assim, é um conceito que vemos mais dentro do mercado financeiro. Então, a reserva de oportunidade é guardar um certo dinheiro para aproveitar investimentos que sejam vantajosos.
Essas aplicações podem ser feitas tanto na renda fixa quanto variável. Na fixa, pode ser que você encontre um bom investimento com taxas prefixadas.
Já na variável, é possível que uma empresa sofra com uma queda no preço das ações, o que poderia indicar um momento oportuno para entrar com um investimento. Essa é uma das maneiras de usar a reserva de oportunidade.
E se quiser entender como começar a investir na bolsa de valores, confira um e-book que separamos com conceitos essenciais que você precisa saber, além de servir como um guia para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade.
Qual a diferença entre reserva de oportunidade e de emergência?
Apesar de muitas pessoas terem dúvidas em relação a esses dois termos, agora que você já sabe o que é reserva de oportunidade, fica mais fácil diferenciá-la da de emergência.
Basicamente, a reserva de emergência é um valor guardado para eventuais necessidades e imprevistos. Normalmente, é feita para auxiliar as finanças após um período de aperto, mas seu uso é indicado para diferentes situações, como:
- situação de desemprego;
- grandes reparos que não podem ser adiados (no carro, na casa, etc.);
- problemas de saúde (consultas médicas, terapias, remédios).
O ideal é que, na reserva de emergência, você tenha o montante de seis meses do seu custo de vista no mínimo. Assim, caso seja demitido, por exemplo, você tem um dinheiro guardado para garantir os próximos meses com mais tranquilidade.
Por outro lado, a reserva de oportunidade não possui um indicativo mínimo de valor, já que cada momento oportuno é único.
Lembre-se de que não devemos usar a nossa reserva de emergência como uma reserva de oportunidade.
Afinal, sabemos como os investimentos podem ser imprevisíveis, então não é indicado que essas duas reservas de dinheiro estejam juntas, pelo bem da nossa saúde financeira.
Como fazer uma reserva de oportunidade?
Agora que você já sabe o que é uma reserva de oportunidade, fica a dúvida: mas como fazer uma? Será que realmente vale a pena? Afinal, onde deixar o dinheiro da reserva de oportunidade?
Todas essas são perguntas importantes, principalmente quando pensamos na rentabilidade do dinheiro que ficará guardado.
A ideia de deixar o dinheiro reservado nessa estratégia é a mesma utilizada na reserva de emergência. Ou seja, é necessário que sejam ativos com alta liquidez, uma vez que o valor pode ser acessado e sacado a qualquer momento que precisar.
Alguns dos investimentos que possuem essa característica são:
- poupança (mas não necessariamente é a mais indicada, por ter baixa rentabilidade);
- CDBs com liquidez diária;
- contas que possuem rendimento (como Nubank e PicPay);
- Tesouro Selic.
Agora você já sabe onde deixar a reserva de oportunidade. Como falamos, não existe um valor mínimo para essa estratégia. Isso vai depender de cada investidor, levando em consideração o seu patrimônio, objetivos e saúde financeira.
Vale a pena fazer uma reserva de oportunidade?
Quando falamos sobre a reserva de oportunidade, devemos entender que existe divergência de opiniões.
Como falamos, muitos investidores acreditam que deixar um valor parado ou rendendo apenas o mínimo que uma boa liquidez proporciona, faz com que você perca dinheiro, mesmo que esteja procurando por boas oportunidades.
Isso porque, se o valor dessa reserva estivesse investido, então existiria também a probabilidade de que ele estivesse trazendo rendimentos mais vantajosos do que parado.
Ainda assim, um dos maiores investidores de todos os tempos, Warren Buffett, defende a ideia de utilizar essa estratégia para lucrar. Inclusive, a sua empresa, a Berkshire Hathaway, possui um dinheiro reservado para operar apenas em momentos de crise que passam de milhões de dólares.
Então, qual é a resposta para essa pergunta? Depende! O ideal é que você avalie as suas finanças, tenha uma boa reserva de emergência e analise a sua real necessidade em ter uma reserva de oportunidade.
Além disso, sempre que for investir, lembre-se da importância de ter uma carteira diversificada. Ou seja, ao invés de aplicar todo seu dinheiro em um único lugar, dividi-lo em partes menores para diferentes tipos de investimentos.
Assim, caso um deles não esteja trazendo uma boa rentabilidade, ainda é possível colher bons resultados dos outros ativos. Quer saber mais sobre como trazer mais diversificação para sua carteira?
Outro ponto importante é que, quando falamos sobre investimentos, não podemos deixar de avaliar os indicadores econômicos. Afinal, no mercado financeiro tudo está conectado e uma questão pode afetar a outra.
É o caso, por exemplo, dos indicadores macroeconômicos. Você já deve ter ouvido sobre eles: o próprio PIB, inflação, taxa de juros e muitos outros. Confira este curso incrível sobre o assunto:
Saiba como compreender o cenário econômico do país e entenda como a economia impacta seus investimentos!