Quando falamos em investimentos, em especial os de renda variável, o risco é uma constante que é sempre levado em consideração. Dessa forma, é comum que os investidores sempre busquem formas de minimizá-lo, e é nesse momento que o stress test pode ser útil.
Essa ferramenta é bastante ampla, e consegue ajudar tanto negócios, quanto investidores de diferentes segmentos e perfis a prever riscos, todavia, para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário usá-la corretamente.
Pensando nisso, reunimos neste conteúdo mais detalhes sobre o stress test. Aqui, você vai entender o que é essa ferramenta, como ela funciona, e, porque deve aplicá-la nos seus investimentos.
O que é Stress Test?
Também conhecido como teste de estresse ou teste de stress, essa ferramenta tem a finalidade de verificar como o seu patrimônio ou ativos de uma determinada carteira seriam afetados de acordo com diversos cenários possíveis.
No mundo das finanças, não existe nenhum tipo de investimento totalmente isento de risco. Há, sim, aqueles que apresentam menos riscos, como é o caso de títulos de renda fixa, e outros com um risco maior, como os títulos de renda variável.
Sendo assim, é sempre importante se atentar aos indicadores que impactam as organizações e investimentos, como é o caso do cenário político, taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, crescimento do PIB, mercado global, entre outras variáveis.
Nesse sentido, podemos dizer que o stress test é um teste realizado por empresas, bancos, gestores e investidores, que atua como uma forma de verificar o patrimônio em questão e compreender como ele seria afetado por uma série de cenários futuros que podem ocorrer.
Dessa maneira, seu processo permite avaliar a vulnerabilidade de um determinado ativo ou carteira.
Inclusive, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estabelece que esse teste seja realizado pelos gestores, e que seu resultado seja publicado periodicamente para os investidores.
Como o Stress Test funciona?
Como mencionamos, o teste de stress considera o valor de um determinado indicador e aplica diferentes cenários.
Seu objetivo é avaliar situações que podem causar, como o próprio nome indica, estresse aos gestores e aos resultados esperados.
Para isso, é designado um peso para cada variável testada, e, obviamente, não é possível saber exatamente o que irá acontecer com essas variáveis.
Dessa forma, é atribuído um determinado valor a elas e então é verificado o que aconteceria com seus investimentos se esses valores, de fato, refletissem a realidade.
Pense, por exemplo, em uma instituição financeira que oferece crédito.
Nesse caso, ela está sujeita ao risco de inadimplência por parte dos seus clientes, o que pode prejudicar o retorno de suas atividades, seno assim, ao realizar o stress test, a instituição consegue descobrir o quão vulnerável ela ficaria com a possível inadimplência. Isso permite que ela atenue os riscos.
Além disso, a instituição também pode compreender o quão forte as suas carteiras estão, de forma que ela possa manter o negócio girando mesmo em meio a crises e futuros problemas. No entanto, como também mencionamos, o stress test não é restrito apenas às instituições financeiras.
Dessa forma, como cada empresa ou investidor possui suas particularidades, que, por sua vez, estão relacionadas a diferentes riscos, podemos dizer que não há um funcionamento padrão para o stress test.
Portanto, é preciso analisar cada condição de maneira individualizada, ou seja, deve-se observar o histórico do que tem ocorrido ou pode ocorrer no negócio quando há alterações nas variáveis apresentadas.
Por que ele é utilizado nos investimentos?
O stress test é muito vantajoso para os investidores, especialmente para aqueles que investem em renda variável. Isso porque ele ajuda no objetivo de diminuir os riscos relacionados à bolsa de valores.
Além disso, ele proporciona outras duas vantagens importantes aos investidores. São elas:
Estimular a visão crítica
Ao avaliar constantemente o quão robusta está sua carteira, você, consequentemente, estimula uma visão mais crítica.
Desse modo, consegue ter uma noção mais assertiva sobre as tendências do mercado financeiro, podendo prever situações antes de investir, além de saber quais ativos tendem a estar mais vulneráveis à respectivos cenários.
Isso te permite elaborar uma estratégia de investimento que drible esses riscos, aumentando, assim, as oportunidades de potencializar seus resultados.
Conhecer melhor os produtos da sua carteira
Além de estimular a visão crítica, o stress test possibilita um conhecimento maior acerca do seu portfólio.
Títulos de renda fixa nem sempre estão relacionados às mesmas variáveis que as ações, por exemplo.
Sendo assim, ao analisar os riscos que cada um deles está sujeito, você consegue entender como os fatores externos e internos afetam cada produto de sua carteira de investimentos.
Como aplicar o Stress Test nos meus investimentos?
Até aqui, você entendeu o que é stress test, como funciona e como ele pode impactar uma empresa. Agora, é preciso saber como aplicar essa ferramenta nos seus investimentos.
Antes de tudo, é necessário analisar todos os ativos presentes no seu portfólio de investimento.
Vamos considerar o exemplo de uma ação.
Em um momento de baixa atividade e com recuperação lenta do PIB nacional, faz sentido que algumas ações desvalorizem, certo?
Nesse sentido, para saber como isso pode causar impacto na sua carteira, é inteligente aplicar o stress test. Dessa forma, você consegue avaliar o comportamento dessa ação em um momento histórico semelhante ao que está sendo vivido.
Seguindo a linha de raciocínio deste mesmo exemplo, o Brasil passou por um período de baixa atividade e lenta recuperação do PIB no ano de 1999. Desse modo, se você avaliar as mudanças sofridas pelo ativo (ou ativos semelhantes) na época, poderá ter uma noção mais correta do que esperar.
Neste momento, é preciso trabalhar com probabilidades, ou seja, imaginar quais são as chances de tal cenário tomar forma e afetar seus investimentos.
Além disso, aprofundar seus conhecimentos sobre outros métodos de avaliação, como a Análise Fundamentalista, também é uma forma de identificar oportunidades de investimento.
E, nesse sentido, o curso Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa, da escola da XP Inc., pode te ajudar.
Portanto, clique no banner abaixo para obter mais informações e garantir sua vaga!